Um número crescente de administrações públicas ao redor do mundo já está aproveitando os benefícios oferecidos pela inteligência artificial (IA), de acordo com a edição de 2024 do Informe Ascendant de Maturidade Digital, elaborado pela Minsait, empresa de transformação digital e TI da Indra. O levantamento, intitulado “IA: radiografia de uma revolução em curso”, ouviu mais de 900 organizações de 15 diferentes segmentos de mercado para analisar o grau e os contextos de adoção dessa tecnologia ao redor do mundo.
De acordo com o estudo, duas em cada quatro organizações do setor estão concentrando seus esforços na melhoria da gestão de riscos e da cibersegurança a partir de ferramentas e soluções baseadas em IA. O relatório revela ainda que 48% das instituições têm trabalhado em casos de uso de inteligência artificial desenvolvidos especificamente para o setor público, envolvendo expedientes como gestão da informação e otimização do modelo operacional de administração.
Esse mesmo percentual (48%) de organizações ouvidas pela Minsait também afirmou que tem utilizado IA para melhorar o relacionamento com os cidadãos, a partir da introdução de funcionalidades como chatbots, automatização de respostas e ferramentas para manifestação de reclamações personalizadas.
Entre os motivos que levaram as administrações públicas respondentes a iniciar ou intensificar o uso da IA em suas operações, destacaram-se: em primeiro lugar, a eficiência e a otimização de processos internos (81%); seguidas da melhora da experiência do cidadão na interação com os canais de atendimento do poder público (41%).
Em relação aos obstáculos enfrentados pelas instituições no momento da aplicação da IA, três em cada quatro organizações ouvidas apontaram a falta de visão e cultura empresarial como a principal barreira para o avanço do tema. Ainda nesse sentido, uma em cada quatro instituições destacou a carência de profissionais qualificados em inteligência artificial no setor público.
Também foram mencionadas dificuldades como: falta de um quadro regulatório estável em relação à privacidade (26%); infraestrutura inadequada e oferta de mercado imatura (19%); e falta de modelos avançados de governança e gestão de dados (19%).
Melhores serviços e menores gastos públicos
A inteligência artificial e seus impactos têm gerado grande interesse e expectativas junto às administrações públicas, que enxergam nessa tecnologia uma nova oportunidade de transformação digital. A capacidade da IA de automatizar tarefas complexas e elevar o valor agregado às atividades dessas instituições traz possibilidades inéditas de otimização de processos governamentais e melhoria na eficiência da prestação de serviços e tomada de decisões.
O avanço dessa tecnologia tem sido encarado, portanto, como uma oportunidade sem precedentes de transformar o funcionamento interno das instituições públicas, mas também de responder às crescentes demandas de cidadãos cada vez mais bem informados e interessados na transformação digital que está por vir.
De acordo com a análise de Luis Fernández Hernando, diretor global de Administrações Públicas da Minsait: “No último ano, muitas entidades e administrações públicas operaram mudanças estratégicas na utilização de dados e na interoperabilidade de seus sistemas. O próximo passo para sua modernização é o desenvolvimento de aplicações baseadas em IA, com dois objetivos principais: melhorar a eficiência dos gastos públicos e otimizar os serviços prestados aos cidadãos”.
Máquina Cohn Wolfe
You may be interested
Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Publicação - 21 de novembro de 2024Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…
MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
Publicação - 21 de novembro de 2024A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…
Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Publicação - 21 de novembro de 2024A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…