A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Superintendente Alessandro Octaviani, participou do “Encontro Internacional de Cibersegurança: Construindo um futuro digital confiável”, no dia 07 de novembro. O evento foi promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI/PR), nos dias 6 e 7 de novembro, em Brasília.
A abertura foi realizada pelo ministro do GSI/PR, Marcos Antonio Amaro dos Santos, com a presença do Embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, e do Senador Esperidião Amin, Presidente da Subcomissão Permanente de Defesa Cibernética do Senado Federal.
Alessandro Octaviani participou do painel “Desafios regulamentares para proteger infraestruturas críticas e serviços essenciais”, ao lado dos seguintes debatedores: Aristides Andrade Cavancante Neto, Chefe do Separtamento de Gestão Estratégica e Supervisão Especializada do Banco Central do Brasil (BCB); Joaquim Corrêa Gondim Filho, Superintendente de Operações e eventos Críticos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); e Claudia Dillan Fragoso, Gerente de Segurança da Informação da Transpetro. A moderação foi conduzida por Gustavo Borges, Superintendente de Controle de Obrigações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Neste painel, os reguladores debateram estratégias para a edição e a atualização de normas infralegais tempestivas, fazendo frente aos desafios impostos pela rápida evolução das ameaças suportadas por novas tecnologias à segurança da sociedade e à defesa do Estado.
O encontro reuniu especialistas nacionais e internacionais, servidores públicos, legisladores, acadêmicos e representantes de corporações, e teve como objetivo discutir a cibersegurança sob a ótica de quatro tópicos: governança, tecnologias emergentes, infraestruturas críticas e serviços essenciais, e cooperação nacional e internacional.
Com o debate, buscou-se aprimorar o entendimento sobre como os quatro tópicos selecionados vêm moldando o cenário profissional da cibersegurança, trazendo consigo questões importantes a serem superadas. Ao mesmo tempo, abrem-se oportunidades para o desenvolvimento de novas soluções, tanto em termos de arranjos institucionais e normativos quanto no emprego de processos e tecnologias inovadoras, que potencializem a atividade e a posicionem para acompanhar as sofisticadas e crescentes ações maliciosas no ciberespaço.
Após o evento, Octaviani destacou o Grupo de Trabalho Seguros e Segurança Cibernética, recentemente constituído pela Susep. “Os diálogos sobre o tema conduzirão para a construção de alternativas capazes de gerar resiliência operacional e tornar o setor de seguros apto para enfrentar novos desafios trazidos pela economia digital e a crescente preocupação da sociedade com a salvaguarda de dados. A atuação da Susep deve estar em linha com os objetivos da Política Nacional de Cibersegurança.”
Assessoria de imprensa da Susep
You may be interested
Évora Seguros é a corretora oficial da Associação Médica Brasileira
Publicação - 21 de novembro de 2024A Évora Seguros firmou uma parceria exclusiva com a Associação Médica Brasileira (AMB) para a comercialização de seguros de saúde da Bradesco Saúde, ampliando sua atuação na…
Levantamento da Azos aponta que 57% dos homens contratam apólices com cobertura para doenças graves
Publicação - 21 de novembro de 2024Em meio ao Novembro Azul, movimento que reforça a conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata, os dados revelam um cenário preocupante, destacando a importância do…
G20 Social: seguro prepara novos capítulos de sua aliança com as favelas brasileiras
admin - 19 de novembro de 2024O mercado segurador está pronto para escrever novos capítulos de seu relacionamento com as favelas brasileiras, ao acenar com produtos sob medida para suas necessidades, regulamentos mais…