Nesta quarta-feira, 23/10, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) assinou um projeto de cooperação técnica com o Ministério da Saúde e Proteção Social (MSPS) da Colômbia para a colaboração científica e técnica entre os países. O projeto intitulado Identificação de boas práticas para melhorar a eficiência e a qualidade da atenção à saúde faz parte do acordo de cooperação entre Brasil e Colômbia e concretiza mais uma etapa do movimento que ANS vem fazendo para intensificar suas parcerias internacionais, criando intercâmbio de informações técnicas para oferecer melhorias regulatórias e de fiscalização, diversidade de mecanismos de transparência e maior defesa aos consumidores de planos de saúde no Brasil.
Para o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello, trata-se de uma importante medida para o aprimoramento do trabalho da Agência: “Estamos muito felizes em participar desse acordo, que abre as portas da ANS para novas ideias, boas práticas internacionais, contribuindo com a regulação de planos de saúde no país. Desde o início desse processo de ampliação de parcerias, nosso objetivo é aprimorar a qualidade dos serviços para sociedade e garantir os direitos dos consumidores”, declarou Rebello.
A relação entre a ANS e o governo colombiano começou em 2019. Na ocasião, o intuito das tratativas era buscar boas práticas de ambos os lados para melhorar a qualidade da saúde. Em um primeiro momento, um projeto em parceria com a Superintendência Nacional de Salud – Supersalud foi executado, de 2021 a 2023, cujo objeto foi o fortalecimento das capacidades técnicas da Supersalud, na elaboração de indicadores estratégicos e de gestão; e o fortalecimento das capacidades institucionais da ANS. Após isso, a Agência realizou nova parceria com o MSPS, para tratar de outros temas.
As experiências e desafios em saúde dos dois países apresentam similaridades. O MSPS foi identificado pela ANS por sua experiência em Modelos de Remuneração Baseados em Valor, bem como por vir dedicando esforços à Atenção Primária à Saúde (APS). A partir da compreensão sobre novos modelos de pagamento de prestadores de serviços de saúde, baseado em resultados clínicos e não clínicos, a ANS tem ampliado os debates acerca da temática, com objetivo de orientar o setor, apresentando formas de remunerar os prestadores de serviço em substituição ao Fee For Service exclusivo.
Em estudo publicado pela revista The Economist sobre modelos de remuneração, observou-se que a Colômbia foi o único país latino-americano estudado considerado como tendo um alinhamento moderado com os componentes de Value Based Healthcare (VBHC). Nesse sentido, a cooperação com o Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia pode contribuir para o fortalecimento das iniciativas empreendidas pela ANS no setor de planos de saúde sobre Modelos de Remuneração Baseados em Valor.
“A estruturação, a consolidação e a disseminação de experiências de modelos de remuneração que efetivamente se caracterizam como baseadas em valor, continuam representando um grande desafio para o setor de saúde suplementar brasileiro, o que reforça a importância do nosso acordo com a Colômbia, já que eles podem trazer um olhar diferenciado para o que fazemos no Brasil”, salientou Rebello na ocasião da 606ª Reunião da Diretoria Colegiada (DICOL), quando os diretores aprovaram projeto a ser desenvolvido no âmbito do acordo de cooperação técnica entre a Agência e o MSPS da Colômbia.
A Atenção Primária à Saúde (APS) é outro foco da Agência na busca de intercâmbios internacionais. Isso porque desde 2017 a ANS tem estimulado as operadoras a estabelecerem um modelo de atenção baseado na APS para induzir melhorias no setor. Ainda que esse modelo, considerado o mais exitoso pela literatura na área, venha se expandindo na saúde suplementar brasileira, essa evolução continua encontrando barreiras. Nesse contexto, dado que a realidade na organização assistencial na saúde suplementar brasileira se encontra em constante processo de aprimoramento, é fundamental que a ANS busque conhecer as experiências internacionais por meio de parcerias. Assim, o desenvolvimento de projetos de cooperação técnica entre o Brasil e a Colômbia pode propiciar novos insumos para o avanço dos estudos e das ações regulatórias relacionadas à APS no setor suplementar brasileiro.
Assessoria de Imprensa da ANS
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…