A Superintendência de Seguros Privados – Susep e o Ministério dos Transportes promoveram hoje, em São Paulo, a reunião “Seguros, Concessões e Obras Públicas: Desafios Regulatórios”, com o objetivo de fortalecer o diálogo contínuo entre o regulador, representantes do governo, empresas e especialistas para o aprimoramento regulatório e geração de ciclos de confiança para o desenvolvimento do setor de seguros.
Na mesa de abertura do evento, representaram a Susep o Superintendente Alessandro Octaviani e os Diretores Airton Almeida, Júlia Normande Lins, Jéssica Bastos e Carlos Queiroz. Também integrou a mesa de autoridades o Secretário Executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro.
Compareceram, ainda, ao encontro outros representantes do governo, de empresas, concessionárias, seguradoras, corretores, resseguradoras, associações e entidades de representação.
O Superintendente da Susep ressaltou, em sua fala, a importância de realizar ações regulatórias de forma democrática, ouvindo os diversos atores do mercado. “Quando conseguimos dar esse passo em conjunto, certamente os resultados são os mais consistentes e nos fazem chegar mais longe. Este encontro é um passo a mais na regulação de seguros e da infraestrutura brasileira que nós acreditamos ser a melhor para o nosso país, aquela que se faz em conjunto, ouvindo as várias partes envolvidas”, afirmou Octaviani.
Após a abertura do evento, foram convidados a fazer suas exposições e apresentar as considerações dos seus respectivos setores o Diretor-Presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR, Marco Aurélio de Barcelos; o Diretor-Presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários – ANTF, Davi Barreto; o Presidente da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias – ANEOR, Danniel Zveiter; e o Presidente da Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg, Dyogo Oliveira.
Houve, ainda, manifestações dos membros de Comissões da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg): Fabio Barreto, da Comissão de Responsabilidade Civil da FenSeg; Christian Zammit, da Comissão de Riscos de Engenharia da FenSeg, e Ketlyn Bertholdi Stefanovic, da Comissão de Seguro Garantia da FenSeg.
Por fim, foi aberto o debate para os demais presentes apresentarem suas considerações.
O evento teve por objetivo iniciar um diálogo contínuo entre os atores envolvidos, para que, no futuro, possam ser identificadas as principais demandas regulatórias a serem priorizadas para atendimento pela Susep.
Assessoria de Imprensa da Susep
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

