00:00:00
22 Nov

Projeção de envelhecimento da população brasileira

29 de agosto de 2024
116 Visualizações

Dados divulgados pelo IBGE na última quinta-feira (22) revelam que os idosos – pessoas com mais de 60 anos – já correspondem a 15,6% da população do país, ultrapassando a faixa etária de 15 a 24 anos, formada por adolescentes e jovens adultos. Ainda, conforme o instituto, em 2046, os 60+ serão a maior fatia populacional, chegando a 28% do total.

De acordo com Estevão Scripilliti, diretor de Previdência da Bradesco Vida e Previdência, quanto mais longeva a sociedade, maior a importância de as pessoas se prepararem para lidar bem com algumas características inerentes à fase madura da vida, como o declínio da renda. “O fenômeno da longevidade, as mudanças na dinâmica do mercado de trabalho e as incertezas quanto à sustentabilidade da previdência pública são desafios que se impõem, e que devem levar as pessoas a refletir mais profundamente sobre como planejar melhor o seu futuro”, observa o executivo.

Nesse cenário, acrescenta Scripilliti, a previdência privada se apresenta como instrumento indispensável à construção de um planejamento financeiro consistente, por ser um investimento com perfil de longo prazo e possuir atributos exclusivos, como: a isenção da cobrança semestral de Imposto de Renda, o chamado come-cotas; a portabilidade, que permite ao investidor trocar de gestor ou de fundo,  alterando sua estratégia de investimento em função do seu momento de vida; a dedução dos aportes e contribuições feitas ao plano em até 12% da renda bruta anual, no caso do PGBL; e a flexibilidade para conversão em renda na fase de usufruir do benefício.

“Atualmente, segundo dados da Fenaprevi, apenas 9% da população brasileira possui planos de previdência privada, o que demonstra o quanto podemos avançar. Ao contrário do que muita gente imagina, essa modalidade não exige investimentos elevados. Há no mercado opções com contribuições iniciais a partir de R$ 50 ao mês, que possibilitam acesso a produtos sofisticados para os mais diversos perfis de investidor. Além disso, é possível programar aportes mensais de acordo com a disponibilidade financeira de cada indivíduo”, explica o executivo.

Seguro de Vida também pode ser aliado da longevidade

Antes visto apenas como solução para a proteção da família e dos beneficiários em caso de morte do provedor, o seguro de vida vem sendo cada vez mais percebido como fator de prevenção, essencial ao cuidado e ao planejamento financeiro. Segundo Bernardo Castello, diretor de Seguros de Pessoas da Bradesco Vida e Previdência, a adesão ao produto também tem aumentando progressivamente entre aqueles que buscam tranquilidade em vida. Ainda assim, muitos desconhecem os benefícios dessa oferta, como a utilização para tratamento de doenças graves, reembolso de despesas médico-hospitalares e pagamentos de diárias por afastamento temporário do trabalho.

“É importante avaliar se a cobertura ofertada atende às necessidades da pessoa no atual momento da vida, mas não há dúvida de que esse tipo de seguro deve integrar uma boa estratégia de proteção pessoal e familiar ao longo de toda a vida, incluindo a fase madura. E sempre vale lembrar que já é possível encontrar seguros de vida com valores mensais mais baixos do que a assinatura de um streaming”, completa Castello.

Foto: Estevão Scripilliti, diretor da Bradesco Vida e Previdência, e Bernardo Castello, diretor da Bradesco Vida e Previdência

Edelman

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
46 Vizualizações
Lojacorr
46 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
46 Vizualizações
MetLife
46 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
47 Vizualizações
Artigo
47 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin