00:00:00
19 Jan

Sou Segura vai fazer parte de grupo de trabalho da Susep

28 de agosto de 2024
123 Visualizações

A SOU SEGURA tem a satisfação de informar ter sido convidada a integrar o Grupo de Trabalho “Política Nacional de Acesso ao Seguro”, que terá como finalidade discutir, colher contribuições e coordenar esforços à criação da Política Nacional de Acesso ao Seguro pela Susep.

Para tanto, será estabelecido um canal de interlocução, diálogo e busca de consensos entre seguradores, segurados, outros participantes do mercado, especialistas e autoridades públicas, para a construção de alternativas capazes de impulsionar o acesso ao seguro, de forma quantitativa de qualitativa, a uma gama cada vez maior de cidadãos e empresas brasileiras. “A Susep convidou a SOU SEGURA por entender que ela é entidade fundamental para participar deste Grupo de Trabalho, que terá duração de 60 dias. O produto final será a entrega de um Relatório que buscará consolidar o diagnóstico e conclusões de cada um dos subgrupos sobre os respectivos eixos temáticos.”, afirma a presidente da Sou Segura, Liliana Caldeira.

A reunião de lançamento e instalação do Grupo de Trabalho “Política Nacional de Acesso ao Seguro” será no dia 13 de setembro (sexta-feira) , às 10h00.

Veja, na íntegra, o teor do Portaria 8.324/24, publicada nesta quarta-feira (28), no Diário Oficial da União:

O Superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), no uso das atribuições que lhe confere o art. 42, inciso VII, do Regimento Interno anexo à Resolução CNSP nº 468, de 25 de abril de 2024, resolve:

Art. 1º Constituir Grupo de Trabalho (GT), de natureza consultiva, com o propósito de discutir e, se for o caso, propor, recomendações de aperfeiçoamento regulatório e de formulação de estratégia institucional e de mercado relacionadas à construção da Política Nacional de Acesso ao Seguro a ser criada pela Susep.

Art. 2º O GT é composto por servidores da Superintendência de Seguros Privados e participantes externos, conforme Anexo I desta Portaria.

§ 1º A coordenação do GT ficará a cargo da da Diretora da Diretoria de Infraestrutura de Mercado e Supervisão de Conduta – DISUC e, nas suas ausências, do seu substituto eventual.

§2º São considerados participantes externos: representantes do Governo Federal, entidades públicas, privadas e pessoas especialistas, cujas atividades comprovadamente estejam relacionadas às matérias de pauta dos respectivos subgrupos que virão a compor.

§3º Além dos participantes relacionados no Anexo I, a coordenação do GT poderá convidar outros participantes externos para participar de suas atividades, desde que respeitado o limite do §2º do Art. 3º desta Portaria.

Art. 3º O GT será composto por subgrupos que terão como referência eixos temáticos decididos pela Coordenação do GT após a primeira rodada de reunião com os membros do Grupo de Trabalho.

§1º A coordenação de cada subgrupo ficará a cargo de servidores da Susep.

§2º Os subgrupos serão compostos por, no mínimo, 5 (cinco) e, no máximo, 25 (vinte e cinco) participantes.

§3º A configuração de cada subgrupo poderá ser modificada a critério e conveniência da coordenação do GT.

Art. 4º Cada participante externo poderá indicar 1 (um) membro titular e 1 (um) membro suplente para representá-lo no respectivo subgrupo.

Art. 5º Os subgrupos reunir-se-ão periodicamente, por convocação do seu coordenador, e os trabalhos se darão preferencialmente de forma remota, por videoconferência.

Art. 6º O GT deverá concluir os seus trabalhos em até 60 (sessenta) dias, contados da publicação desta Portaria, podendo ser prorrogado por igual período.

Art. 7º A Coordenação do GT deverá apresentar, ao final dos trabalhos, relatório consolidado de conclusão das discussões havidas nos subgrupos.

Art. 8º A participação no Grupo de Trabalho será considerada atividade de relevante interesse público e não remunerada.

Art. 9º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Participantes externos do Grupo de Trabalho:

Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP

Access to Insurance Initiative – A2ii / IAIS

Associação Brasileira de Insurtech – ABInsurtech

Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – ANBIMA

Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças – ABCRED

Associação das Mulheres do Mercado de Seguros – SOU SEGURA

Associação Internacional do Direito do Seguro – AIDA

Banco Central do Brasil

Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização – Cnseg

Elas Que Lucrem – EQL

Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros – Fenacor

Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS)

Ministério da Agricultura e Pecuária

Ministério da Fazenda

Camila Calais

Guillermo Aponte Reyes Ortiz

Luca d’Arce Giannotti

Manuel Matos

Margarida Lima Rêgo

Tiago Moraes Gonçalves

Vitor Boaventura Xavier

Vivien Lys

Foto:Liliana Caldeira

 Sou Segura

You may be interested

Assist Card renova contrato de exclusividade com a Nomad
Assist Card
57 Vizualizações
Assist Card
57 Vizualizações

Assist Card renova contrato de exclusividade com a Nomad

Publicação - 17 de janeiro de 2025

A Assist Card – multinacional de assistência integral aos viajantes – anuncia a renovação do contrato de exclusividade com a Nomad – fintech brasileira conhecida por romper barreiras e oferecer soluções completas para…

Fugiu das festas de final de ano e vai viajar somente agora? Não esqueça do seguro viagem
Coris
54 Vizualizações
Coris
54 Vizualizações

Fugiu das festas de final de ano e vai viajar somente agora? Não esqueça do seguro viagem

Publicação - 17 de janeiro de 2025

Com o verão a todo vapor, muitos brasileiros aproveitam o período pós-festas para viajar com mais tranquilidade e economia. Seja para destinos litorâneos, cruzeiros ou praticar esportes…

Aprovação da lei que regulamenta cooperativas de proteção securitária
CNseg
48 Vizualizações
CNseg
48 Vizualizações

Aprovação da lei que regulamenta cooperativas de proteção securitária

Publicação - 17 de janeiro de 2025

Durante o ato de sanção da Lei Complementar nº 213 de 2025, que dispõe, entre outros temas, das sociedades cooperativas de seguros e as operações de proteção…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin