00:00:00
16 Sep

ANS investe em projetos e agenda de cooperação internacional

12 de julho de 2024
133 Visualizações

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está intensificando suas parcerias internacionais, com o intuito de criar intercâmbio de informações técnicas para oferecer melhorias regulatórias e de fiscalização, diversidade de mecanismos de transparência e maior defesa aos consumidores de planos de saúde no Brasil. Para isso, a reguladora tem buscado projetos de cooperação, como os que estão sendo firmados com os governos da Colômbia e do Peru. Além disso, a partir de suas experiências, a Agência também pode colaborar com as estruturas de saúde dos outros países, firmando seu benchmarking internacional.

Prova disso é que recentemente, durante a 606ª Reunião da Diretoria Colegiada (DICOL), os diretores aprovaram projeto a ser desenvolvido no âmbito do acordo de cooperação técnica entre a Agência e o Ministério da Saúde e Proteção Social (MSPS) da Colômbia, para a colaboração científica e técnica entre os países. A proposta é que a ANS estabeleça uma parceria, assim como outras unidades do governo federal. A legalidade do Ajuste, que é complementar a um amplo acordo que já está em vigor, já foi analisada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que considerou que o projeto entre ANS e MSPS possui pertinência temática e se está adequado às prioridades nacionais.

“Queremos abrir as portas da ANS para novas ideias que possam agregar conhecimento e estimular as boas práticas, contribuindo assim com a regulação do segmento de planos de saúde no país, aprimorando a qualidade dos serviços para sociedade e garantindo os direitos dos consumidores”, destaca o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello.

Vale destacar que não é de hoje a relação entre a ANS e o governo colombiano. Desde 2019 são realizadas tratativas entre as duas nações, com a finalidade de identificar boas práticas de ambos os lados para melhorar a qualidade da saúde, por meio de uma gestão financeira adequada, que abranja custos e despesas eficientes. Em um primeiro momento, um projeto em parceria com a Superintendência Nacional de Salud – Supersalud foi executado de 2021 a 2023 e teve como objeto o fortalecimento das capacidades técnicas da Supersalud na elaboração de indicadores estratégicos e de gestão e fortalecimento da ANS na abordagem da temática gastos em saúde. Encerrado o projeto com a Supersalud, agora a ANS empenha-se na parceria com o MSPS, sob novos temas.

As experiências e desafios em saúde dos dois países apresentam similaridades. O MSPS foi identificado pela ANS por sua experiência em Modelos de Remuneração Baseados em Valor, bem como por vir dedicando esforços à Atenção Primária à Saúde (APS). A partir da compreensão sobre novos modelos de pagamento de prestadores de serviços de saúde, baseado em resultados clínicos e não clínicos, a ANS tem ampliado os debates acerca da temática, com objetivo de orientar o setor, apresentando formas de remunerar os prestadores de serviço em substituição ao Fee For Service exclusivo.

Em estudo publicado pela revista The Economist, sobre modelos de remuneração, observou-se que a Colômbia foi o único país latino-americano estudado considerado como tendo um alinhamento moderado com os componentes de Value Based Healthcare (VBHC). Nesse sentido, a cooperação com o Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia pode contribuir para o fortalecimento das iniciativas empreendidas pela ANS no setor suplementar de saúde sobre Modelos de Remuneração Baseados em Valor.

“A estruturação, a consolidação e a disseminação de experiências de modelos de remuneração, que efetivamente se caracterizam como baseadas em valor, continuam representando um grande desafio para o setor suplementar de saúde brasileiro, o que reforça a importância de firmar nossa relação com a Colômbia, já que eles vêm no Brasil esse modelo sendo construído e podem trazer um olhar diferenciado”, salienta Rebello.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é outro foco da Agência na busca de intercâmbios internacionais. Isso porque desde 2017 a ANS tem estimulado as operadoras a estabelecerem um modelo de atenção baseado na APS para induzir melhorias no setor. Ainda que esse modelo, considerado o mais exitoso pela literatura na área, venha se expandindo na saúde suplementar brasileira, essa evolução continua encontrando barreiras. Nesse contexto, dado que a realidade na organização assistencial na saúde suplementar brasileira ainda se encontra em processo de aprimoramento, é fundamental que a ANS busque conhecer as experiências internacionais por meio de parcerias. Assim, o desenvolvimento de projetos de cooperação técnica entre o Brasil e a Colômbia pode propiciar novos insumos para o avanço dos estudos e das ações regulatórias relacionadas à APS no setor suplementar brasileiro.

Já no Peru, o acordo de cooperação está sendo tratado junto à Superintendencia Nacional de Salud (Susalud). O objetivo é melhorar a gestão da saúde suplementar no Brasil e fortalecer a gestão da Susalud no sistema nacional de saúde peruano. A ANS foi reconhecida por sua experiência na região – incluindo América do Sul, América Central e Caribe – em matéria de regulação da saúde suplementar. Já a Susalud busca experiências para fortalecimento de suas capacidades técnicas com vistas ao seu estabelecimento como órgão regulador no Peru. Dessa forma, está sendo desenvolvido um projeto para possibilitar a troca de conhecimentos e de boas práticas entre ambos os países.

Agenda internacional 

Além dos acordos de cooperação, a ANS também vem ampliando sua participação em agendas especiais, onde ocorrem momentos de troca de experiências internacionais em temas de grande relevância para o segmento de saúde suplementar no país.

Em março deste ano, representantes da ANS participaram do simpósio internacional sobre síndromes raras que causam anomalias no crânio e na face, chamadas de craniossinostose. Realizado no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HURAC/USP), o evento contou com a participação de especialistas de hospitais pediátricos dos Estados Unidos e da França. O objetivo da Agência foi ampliar o acesso a informações sobre o tema e colaborar para que mais crianças possam ter o diagnóstico rápido e maior chance de sucesso no tratamento. Clique e saiba mais.

No ano passado, a diretoria da ANS também promoveu um encontro com o professor da Harvard Medical School e referência mundial em Atenção Primária à Saúde (APS) Robert Janett, com forte atuação nos Estados Unidos, América Latina e Ásia. Na ocasião, foram debatidos os principais desafios administrados, em especial o acompanhamento detalhado dos pacientes ao longo do tempo, e o aprimoramento do cuidado centrado na necessidade das pessoas. Clique e confira.

Em 2022, a ANS esteve presente no Fórum Integração Brasil Europa, realizado em Portugal. O evento teve por propósito promover, gerar e disseminar conhecimento para a integração entre o Brasil e a Europa no que se refere aos desafios do desenvolvimento e aprimoramento da regulação estatal.

Em outubro de 2023, a ANS também participou do webinário “Regulación del sector privado en salud con énfasis en la función de aseguramiento en las Américas”, realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), ao apresentar o cenário da saúde suplementar brasileira. O evento fez parte de uma série de seminários virtuais sobre a Atenção Primária à Saúde (APS) e sua adaptação às iniciativas de integração de serviços em saúde na Região das Américas. Clique e saiba mais sobre o seminário.

Em novembro do mesmo ano, a ANS esteve representada na XIV Reunião da Rede de Avaliação de Tecnologias em Saúde das Américas e a Reunião da Rede de Guias e Políticas Informadas por Evidência, realizado na Jamaica.

Além das parcerias citadas acima, a ANS também é filiada à Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que promove a colaboração entre agências reguladoras e diversas instâncias dos poderes públicos. Sob essa tutela, a Agência tem maior espaço para estabelecer outros intercâmbios internacionais.

Redes de relacionamento 

A ANS também participa de duas redes internacionais de entidades de avaliação de tecnologias em saúde (ATS), a Red de Evaluación de Tecnologías Sanitarias (RedETSA), formada por ministérios de saúde, autoridades reguladoras, agências de avaliação de tecnologias em saúde, centros colaboradores da OMS e da OPAS e instituições de educação e investigação na região das Américas; e a Rede Internacional de Agências de Avaliação de Tecnologias de Saúde (International Network of Agencies for Health Technology Assessment – Inahta ), composta por agências de ATS de vários países.

A Agência ainda está envolvida no acordo Brasil-Estados Unidos de Comércio e Cooperação Econômica (ATEC), que prevê a realização de atividades entre os dois países na área regulatória, participando de webinários e eventos dedicados à implementação das Boas Práticas Regulatórias.

Assessoria de Imprensa – ANS

You may be interested

Instituto de Longevidade MAG lança e-book gratuito sobre previdência complementar e planejamento
MAG Seguros
34 Vizualizações
MAG Seguros
34 Vizualizações

Instituto de Longevidade MAG lança e-book gratuito sobre previdência complementar e planejamento

Publicação - 16 de setembro de 2024

O Instituto de Longevidade MAG, associação sem fins lucrativos idealizada pelo Grupo MAG que estuda os impactos socioeconômicos do envelhecimento e oferece soluções em prol da Longevidade…

MAPFRE anuncia Inês Martinelli como nova gerente da territorial São Paulo
Mapfre
31 Vizualizações
Mapfre
31 Vizualizações

MAPFRE anuncia Inês Martinelli como nova gerente da territorial São Paulo

Publicação - 16 de setembro de 2024

A MAPFRE, companhia global do mercado segurador e financeiro, anuncia a nomeação de Inês Martinelli como nova gerente territorial da empresa para a zona sul de São…

Em linha com práticas ESG, Tokio Marine Aluguel passa a oferecer Assistência Sustentável
Tokio Marine Seguradora
35 Vizualizações
Tokio Marine Seguradora
35 Vizualizações

Em linha com práticas ESG, Tokio Marine Aluguel passa a oferecer Assistência Sustentável

Publicação - 16 de setembro de 2024

A fim de aplicar, cada vez mais, as práticas ESG (Environmental, Social e Governance) no desenvolvimento de seus produtos e serviços, a Tokio Marine Seguradora anuncia a…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin