00:00:00
14 Sep

Evento aborda desafios para mulheres na área de tecnologia

15 de maio de 2024
155 Visualizações

A promoção da diversidade e da inclusão ainda é um grande desafio na área de tecnologia. Para entender esse processo é preciso refletir sobre as questões estruturais onde esbarram as mudanças que se fazem necessárias. Esse é o ponto central do livro “Mulheres em Tecnologia – Como a diversidade e inclusão vão mudar o jogo nas empresas e na sociedade”, escrito por Beatriz Oliveira e Mariana Carvalho pela editora Casa do Código. Lançada em março, a obra será apresentada em um painel gratuito sobre o tema no dia 21 de maio, terça-feira, a partir das 18h30, no Microsoft Reactor, em São Paulo.

O evento contará com as participações de algumas das mulheres que foram entrevistadas no livro para discutirem suas experiências em tecnologia e como diversidade e inclusão podem ser implementadas com mais eficiência nas organizações.

A obra descortina e traz a reflexão sobre as estruturas de poder, vieses inconscientes e barreiras sistêmicas que ainda impedem muitas meninas e mulheres, especialmente aquelas na interseção de identidades minoritárias, de prosperar na área. A abordagem se amplia não apenas à importância da inclusão e diversidade como valores éticos, mas também como necessidades fundamentais para a inovação e progresso na área da tecnologia. Dados históricos, vivências e insights são apresentados destacando a urgência de apoiar e implementar programas de diversidade, equidade e inclusão em empresas, instituições e comunidades.

Todo esse trabalho tem como base anos de atuação das escritoras na área de tecnologia e também em comunidades voltadas para mulheres em tecnologia: Mariana com a Brazilians in Tech e mentoria de carreira e Beatriz com a SysAdminas.

Além de compartilhar experiências pessoais, elas convidam outras mulheres na área de tecnologia para falar sobre suas vivências, trazendo diferentes perspectivas dessa pauta. O processo demorou 1 ano, com entrevistas com sete mulheres de diferentes interseccionalidades: mulher, negra e com deficiência; mulher com mais de 50 anos de idade; mulher trans; mulher empreendedora, líder e mãe; mulher em um cargo técnico e especializado; mulher na área acadêmica; e mulher LGBTQIA+.

– Este livro é uma chamada à ação para toda a comunidade tech, demonstrando como todas as pessoas podem apoiar essa causa. Não é apenas uma questão de ética, mas uma necessidade para a inovação e o progresso – ressaltam as autoras.

Diversidade como potência

A diversidade é essencial para o avanço tecnológico, para a evolução da sociedade e para o desenvolvimento econômico do país. Segundo estudo da McKinsey, empresas com esse gap têm menos 29% de chances de serem rentáveis. Por outro lado, 93% das empresas sem esse gap superaram a performance de concorrentes e equipes diversificadas geram 19% a mais de receita. No entanto, de acordo com pesquisa da Catho, apesar dos avanços, a presença feminina em postos de trabalho no setor ainda corresponde a apenas 23%.

Fato Coletivo 

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
109 Vizualizações
Aon plc
109 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
109 Vizualizações
CNseg
109 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
99 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
99 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin