00:00:00
21 Nov

30% Club Brazil fomenta a equidade de gênero

25 de abril de 2024
153 Visualizações

Campanha global, sem fins lucrativos, voltada aos países do G20 , o 30% Club tem como missão promover a equidade de gênero nos Conselhos de Administração das 100 maiores companhias do mercado de Capitais e também nas posições C-Level. Liderada por presidentes de Conselho e CEOs, a iniciativa nasceu em 2010, no Reino Unido, por Helena Morrissey, que identificou o desafio e decidiu trabalhar para mudar o cenário existente. Na época, as executivas representavam menos de 12% nos Conselhos de Administração do Reino Unido (hoje, segundo o 30% Club, já são mais de 40%).

O bem-sucedido projeto não demorou a ser expandido e atualmente está presente em 11 países do G20, grupo formado pelas maiores economias do mundo. E o Brasil, claro, não ficou de fora. O capítulo nacional, batizado 30% Club Brazil, teve início em 2019. “A nossa visão aspiracional é que o Brasil atinja os 30% da equidade de gênero nos Conselhos de Administração até 2026”, destaca a Presidente do Conselho Consultivo do 30% Club Brazil, Anna Guimarães (foto), executiva que atuou por mais de 10 anos como CEO, além de acumular posições em Conselhos de Administração e Fiscal, bem como em Comitês de Auditoria, Gestão de Riscos e Inovação & Tecnologia.

O 30% Club Brazil, que é formado por executivos com experiência em Governança Corporativa e na liderança de organizações de diferentes segmentos da economia, já mostra resultados. De acordo com o relatório 30% Club Gender Balanced – Chapter Brazil, da PwC, no ano de lançamento (2019) eram 8,5% de conselheiras nas maiores empresas do País; hoje são 20% nos Conselhos das integrantes do IBrX 100, indicador do desempenho médio das cotações dos 100 ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro. O bom desempenho coloca o país na oitava posição entre todos os participantes do 30% Club globalmente (21 Capítulos atualmente).

“Estudos globais a respeito da equidade de gênero demonstram uma relação entre a liderança diversa e melhor desempenho financeiro das companhias. A razão em adotar 30% se deve ao fato desta ser a porcentagem mínima em um grupo capaz de influenciar a maioria”, explica Anna Guimarães, que, além de Presidente do Conselho Consultivo do 30% Club Brazil, é Mestre em Ciência pelo ITA e possui MBA pela USP.

Para alcançar a meta de 30% no Brasil, a iniciativa promove diversas ações como a premiação 30% Club Brazil Award, que é realizada com base nos resultados de estudo do Boardwomen Index IBrX100 promovido pelo 30% Club Brazil em parceria com a PwC, A premiação tem como finalidade reconhecer as companhias do IBrX 100 que contemplam 30% ou mais de mulheres nos seus Conselhos de Administração. Na sua primeira edição, realizada em novembro de 2023, a premiação contemplou as seguintes 17 companhias do IBrX100: B3, Banco do Brasil, BRF, Cogna Educação, Grupo Carrefour Brasil, Hypera, Magazine Luiza, M. Dias Branco, Natura, Porto, Rumo, Santander Brasil, Suzano, TIM Brasil, TOTVS, Vivara e Vivo (Telefônica Brasil).

Para 2024, a cerimônia de premiação irá ocorrer no dia 30 de outubro . “A expectativa é que essas 17 Companhias inspirem as demais 87 e abram caminho para que na segunda edição do prêmio possamos dobrar o número de companhias contempladas. “Na prática funcionamos como uma rede espontânea de influência, em que cada membro estimula outros CEOs e presidentes de conselho a aderir à causa, que não tem a ver apenas com igualdade de gênero, mas também com geração de valor”, garante Anna.

O modelo de Governança adotado pelo 30% Club Brasil é similar ao de uma Cia do IBrX100, com Conselho, neste caso consultivo, e com 6 Comitês de assessoramento:

– Investors Group

– Comitê Ativação

– Comitê ESG

– Comitê Inovação & Tecnologia

– Comitê Comunicação & Marketing

– Comitê Educação. O grupo também colabora com o Balance for Better Business e a Iniciativa de Diversidade dos Conselhos Estaduais.

“Nosso foco é amplificar o impacto e fortalecer o movimento em prol da equidade de gênero em todo o país. Essa abordagem colaborativa é fundamental para criar mudanças sistêmicas e duradouras”, reitera Márcia Kitz, Vice-Presidente do Conselho Consultivo do 30% Club Brazil.

Com medidas concretas para aumentar a equidade de gênero nos conselhos e na alta liderança das empresas, a ideia é transformar o mercado de trabalho. “Apoiamos a equidade de gênero em seu sentido mais amplo. Acreditamos que apenas as organizações que fomentam culturas verdadeiramente inclusivas – culturas que abraçam mulheres, que parecem, agem e, mais importante, pensam de maneira diferente – podem atingir seu potencial máximo para impactar positivamente a sociedade, seus mercados e suas comunidades”, enfatiza Anna Guimarães.

Pine PR

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
41 Vizualizações
Lojacorr
41 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
45 Vizualizações
MetLife
45 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
42 Vizualizações
Artigo
42 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin