00:00:00
27 Apr

Como preservar a imagem da marca em um mundo de ameaças cibernéticas

28 de março de 2024
96 Visualizações

Na era da digitalização e das redes sociais, a palavra corre rápido. Casos de ataques e medidas ruins de segurança em empresas que facilitaram vazamentos ganham cobertura negativa da mídia e proporção internacional quase que instantaneamente. E, na mesma velocidade, desgasta a credibilidade da marca, criando dúvidas sobre a capacidade da organização de proteger informações confidenciais. As repercussões se estendem à influência nas decisões dos clientes, oportunidades de parceria e desconfiança do mercado.

Até pouco tempo atrás, a lista de elementos-chave para se construir reputação não incluía cibersegurança. Agora, é um dos fatores decisivos. O que gerou novas preocupações, fomentadas por dois fatores: a segurança operacional é uma batalha constante contra ameaças, e uma violação grave passou a ser apenas uma questão de tempo. A cultura de culpabilização dentro das empresas, na imprensa e nas redes sociais, também amplifica a ansiedade em uma ordem de grandeza considerável.

O cenário compõe um dos grandes desafios das empresas hoje: construir confiança na marca em um mundo de incontáveis riscos cibernéticos.

O impacto financeiro direto de ataques ao Brasil foi de, pelo menos, R$ 6,2 milhões somente em 2023, segundo relatório divulgado pela IBM. Os impactos em credibilidade, por sua vez, não têm resposta certa. Sabe-se, apenas, que podem ser muito mais caros. Basta lembrarmos de casos como o da SolarWinds, em que a marca tornou-se sinônimo do próprio ataque.

Para minimizar os danos causados por vazamentos de dados, é crucial ter um plano de resposta a incidentes cibernéticos. Este plano não só identifica possíveis vulnerabilidades, mas determina ações específicas a serem tomadas caso ocorra um evento adverso. No entanto, muitas empresas ainda subestimam essa vulnerabilidade, acreditando serem “pequenas demais” para serem alvo de hackers, o que pode torná-las ainda mais suscetíveis a ataques.

Além dos custos para recuperar os dados, é importante lembrar que as companhias afetadas por golpes dessa magnitude também enfrentam despesas adicionais, como marketing, advogados e ações na mídia. Em casos extremos, algumas são inclusive obrigadas a fechar suas portas devido ao impacto devastador de um golpe cibernético

O monitoramento contínuo da marca é uma estratégia fundamental para identificar tendências e agir proativamente na proteção da imagem da companhia. A análise da dark e deep web pode revelar potenciais ameaças e permitir uma resposta preventiva. A atenção aos detalhes se estende ainda às redes sociais, nas quais funcionários podem compartilhar informações estratégicas de maneira inadequada, fornecendo munição aos atacantes.

Um plano de resposta a incidentes bem elaborado é essencial para lidar com adversidades no ambiente de TI. O treinamento adequado garante que a equipe saiba como agir em momentos de crise, evitando improvisações que podem levar a prejuízos permanentes.

Diante desse cenário, as equipes de Red Team (ataque) e Blue Team (defesa) desempenham papéis cruciais na defesa contra a efetivação de ataques cibernéticos, identificando vulnerabilidades e respondendo a incidentes, respectivamente. Enquanto isso, o Plano de Continuidade de Negócios (PCN) desponta como uma estratégia interessante, já que pode garantir a preservação dos serviços essenciais após um desastre.

Em resumo, a segurança cibernética exige uma abordagem holística e multifacetada. Nesse contexto, fica evidente que a capacidade de uma companhia de se recuperar de um ataque é tão crucial quanto sua capacidade de evitá-lo. Ao adotar uma postura de transparência, comunicação eficaz e comprometimento com a segurança cibernética, as empresas podem não apenas superar adversidades, mas fortalecer a confiança de seus clientes e parceiros. Essa abordagem não só transforma desafios em oportunidades de crescimento, como posiciona as empresas de forma diferenciada no mercado. Portanto, é essencial que as organizações reconheçam a importância de estarem preparadas, capacitadas e resilientes para enfrentar os desafios da cibersegurança e proteger a reputação de suas marcas em um ambiente digital em constante evolução.

Por Eduardo Lopes, CEO da Redbelt Security

You may be interested

C6 Bank lança seguro celular
Zurich
57 Vizualizações
Zurich
57 Vizualizações

C6 Bank lança seguro celular

Publicação - 26 de abril de 2024

O C6 Bank acaba de lançar um seguro contra roubo e furto de celular em parceria com a Seguradora Zurich, líder nesse segmento de mercado. O produto também…

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO
MetLife
57 Vizualizações
MetLife
57 Vizualizações

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO

Publicação - 26 de abril de 2024

A MetLife, uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo, esteve presente na 19ª edição do Simpósio dos Planos Odontológicos (SIMPLO), que aconteceu nos dias 25…

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história
TEx
43 Vizualizações
TEx
43 Vizualizações

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história

Publicação - 26 de abril de 2024

Este não é apenas um marco histórico, mas uma chance de compartilhar os bastidores de cada episódio do TExTalk, o podcast que foca em contar as histórias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin