00:00:00
22 Nov

Grupo HDI reforça compromisso com a sustentabilidade e anuncia projetos

27 de março de 2024
200 Visualizações

Com o objetivo de gerar impacto social positivo, fomentar a diversidade e a inclusão e proteger o meio ambiente, o Grupo HDI anuncia os projetos que vão receber patrocínio e apoio da companhia em 2024. A premissa principal desta ação é incentivar um futuro melhor e mais sustentável para a sociedade brasileira, além de reforçar os valores que a empresa já aplica no dia a dia.

Para este ano, as iniciativas são alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e foram selecionadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, do Fundo da Infância e da Adolescência e do Fundo do Idoso. As iniciativas têm foco em diversidade e inclusão, especialmente de crianças, jovens e idosos em vulnerabilidade social, e a relação de projetos é fruto dos planejamentos de sustentabilidade da Liberty Seguros, adquirida pelo Grupo HDI em 2023, e da HDI separadamente, entretanto, com a união das empresas, os investimentos sociais serão harmonizados, a fim de ampliar os impactos positivos no meio ambiente e na sociedade.

“A sustentabilidade faz parte da estratégia do Grupo HDI e ganha ainda mais força no atual momento da companhia. Trabalhamos para contribuir com a comunidade em que estamos inseridos, com um forte olhar para a inclusão social e a preservação do meio ambiente”, afirma André Truzzi (foto), diretor de Transformação do Grupo HDI. “Neste ano, focaremos em contribuir com o controle de emissões da nossa cadeia produtiva, com a garantia de trabalho justo em todos os nossos parceiros e com suporte e capacitação de grupos vulneráveis ou sub representados na nossa sociedade. Nossas ações focarão em projetos que promovam experiências transformadoras e que deixem um legado perene nas comunidades”, completa o executivo.

Ações para a terceira idade

Na frente de fomento ao cuidado com pessoas idosas, um dos projetos selecionados é o Hospital de Amor, instituição com mais de 60 anos de história no tratamento gratuito de pacientes da terceira idade com câncer. Além disso, em parceria com o Instituto Olga Kos, o Páginas da Vida – Arte Literária oferecerá oficinas artísticas para pessoas idosas em vulnerabilidade social. A iniciativa prevê atividades de leitura, a fim incentivar a construção e produção artística das histórias e experiências de vida dos próprios participantes. No final, cada um terá o seu próprio caderno.

Outras duas iniciativas, ambas promovidas pela Associação Beneficente Casa da União, são a Horta Social e o Agrofloresta. A primeira propõe desenvolver um centro de produção de mudas e hortaliças para fornecer alimento para idosos da cidade de Caucaia, no Ceará, e realizar atendimentos da área da saúde nas comunidades por meio de práticas sustentáveis permanentes. A segunda, que acontecerá nas comunidades de Jandaiguaba e Barra Nova, também em Caucaia, é uma proposta de educação ambiental para desenvolver sistemas agroflorestais com idosos, por meio de práticas que visam a produção de alimentos, o aumento da biodiversidade e o enriquecimento do solo.

Esporte como ferramenta social e sustentável

A fim de incentivar a integração por meio do esporte, o Grupo HDI está investindo no projeto Brincando na Quadra, que é promovido pela ONG Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura e pela BW Eventos. A ação gira em torno da construção e/ou reforma de quadras poliesportivas em cinco escolas ou comunidades de municípios diferentes que não possuam estrutura para a prática dessas atividades. Além disso, serão oferecidas aulas de iniciação esportiva com especialistas de quatro modalidades coletivas (basquete, handebol, voleibol e futsal) para crianças e adolescentes de seis a 14 anos que sejam alunos da comunidade ou do ensino fundamental da rede pública.

Outra iniciativa fomentada pela empresa é o Go Cup, maior campeonato de futebol infantil do mundo. Com estrutura de competição oficial, equipes de arbitragem e suporte médico, a 10ª edição do projeto acontece em Aparecida de Goiânia e tem 360 equipes inscritas em diversas categorias, que contemplam crianças de seis a 13 anos.

A companhia também anunciou apoio a mais três importantes eventos esportivos. Um deles é o Recicla Run, corrida organizada pela Bienal do Lixo e a primeira a se preocupar com o seu impacto da largada até a chegada. Outro projeto é o Music Run, ação de contrapartida social que reverte todo o valor das inscrições em compra de alimentos. Por fim, o Grupo incentivará o Circuito Transformar, que é composto por quatro provas de corrida e caminhada, realizadas em Campinas, Santos, Cotia e Guarulhos, com distâncias de 5km e 10km. O intuito é transformar os hábitos dos participantes e promover a saúde e o bem-estar de todos.

Incentivo à educação de jovens

Na frente de educação, uma das iniciativas selecionadas foi o Vocação, que oferece atividades de aprendizagem e inclusão profissional para adolescentes de 14 a 17 anos, com a finalidade de auxiliá-los na inclusão ao mundo de trabalho e geração de renda. Outra instituição apoiada será a Associação Santo Agostinho (ASA), projeto que busca a transformação por meio da educação e cuidado de crianças e adolescentes, expandindo o acolhimento e o bem-estar para idosos também, para que eles tenham oportunidades de desenvolvimento pessoal com respeito e dignidade.

Além disso, o Grupo manterá o apoio de anos ao programa de educação Jovem Aprendiz, da Fundação Tênis, que vem para ajudar na formação técnica e profissional de jovens nas áreas de tecnologia, inovação e empreendedorismo. Por meio de cursos, o projeto traz uma abordagem inovadora para que os jovens aprendizes desenvolvam competências fundamentais, cognitivas e sociais para atuação no mercado de trabalho.

Ações culturais e apoio a festivais

Em cultura, o Grupo HDI selecionou a Gincana Fotográfica, projeto desenvolvido pela ImageMagica que une ferramentas para que os participantes tenham empoderamento para identificar sentimentos, reconhecer os sonhos, prevenir e combater a violência, entre outros temas. As atividades oferecem contação de histórias, desenvolvimento de competências socioemocionais, trabalho em grupo e, principalmente, fotografia, a fim de incentivar momentos de reflexão, decisões, autoconhecimento, autoestima e criatividade.

Organizado pela M’Baraká Projetos e Produções, outra iniciativa que receberá apoio é o Nós – Arte e Ciência Por Mulheres, exposição de arte que trata da trajetória das mulheres na produção de conhecimento por todo o País, desde a sabedoria ancestral até a presença de feiticeiras e curandeiras nas instituições científicas atualmente. A escolha do projeto se deu por conta do mote do empoderamento feminino, uma causa muito importante para a companhia.

O Grupo HDI ainda terá participação ativa em cotas de patrocínio em grandes eventos que ocorrerão ao longo de 2024, como o Festival Sensacional, nos dias 21 e 22 de junho, no Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte; a Oktoberfest São Paulo 2024, uma iniciativa pensada para expandir ainda mais o relacionamento com o corretor, marcada para acontecer entre os dias 6 e 22 de outubro; e a peça de teatro Bárbara, interpretada pela atriz Marisa Orth, que ficará em cartaz entre março e abril, no Teatro Bravos, localizado no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

Outros festivais que fazem parte da relação de projetos incentivados pela companhia são o Raízes São Paulo, evento multicultural que pretende ressaltar, especialmente, a valorização da cultura brasileira, trazendo apresentações de música instrumental, popular e circo, além de workshops e palestras, e o Paredes Vivas, iniciativa cultural e educativa que fomenta a conscientização socioambiental, tendo a arte urbana como principal ferramenta.

Smart PR

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
46 Vizualizações
Lojacorr
46 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
46 Vizualizações
MetLife
46 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
47 Vizualizações
Artigo
47 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin