00:00:00
22 Nov

Brasilcap patrocina projeto que recupera autoestima de mulheres de BH

28 de fevereiro de 2024
135 Visualizações

Resgatar a memória e o valor de quem já viveu muitas experiências interessantes. Esta é a vocação da ONG Meninas de Sinhá, que há 28 anos ajuda mulheres idosas da comunidade Alto da Vera Cruz, em Belo Horizonte, valorizando manifestações locais da cultura popular, como as cantigas de roda. O projeto ganhou, no final do ano passado, mais fôlego para seguir em frente, com a entrada em cena da Brasilcap, empresa de capitalização da BB Seguros, que passou a fazer parte da história deste grupo, como uma de suas principais patrocinadoras, via Lei do Idoso.

“A cultura que nos cerca e da qual fazemos parte é o que temos de mais bonito no Brasil, um país feito de diversidade, que é inclusive um dos valores da Brasilcap. Por isso, é um orgulho para a nossa companhia contribuir para um projeto como o das Meninas de Sinhá”, explica Nelson de Souza, presidente da Brasilcap, líder do mercado de capitalização.

Sediada em Belo Horizonte, o grupo reúne mulheres entre 54 e 95 anos. O projeto foi idealizado por Valdete Cordeiro, que sentiu a necessidade de fazer algo criativo com as mulheres da comunidade, que tinham muitas histórias para contar.

Maria da Conceição Paulo, que hoje preside a organização, explica que logo no início as atividades eram bancadas apenas com recursos próprios. “Nós tínhamos muita vontade de dar certo. Com o passar dos anos, começamos a promover atividades em toda a cidade. Visitamos escolas e lares de idosos levando música e alegria. O patrocínio da Brasilcap nos ajudou a continuar esse trabalho”, conta.

O grupo “Meninas de Sinhá” também oferece oficinas para a formação, socialização e geração de renda. O foco é o trabalho com os idosos, valorizando os conhecimentos, histórias e memórias.

A ONG, além de prestar apoio às mulheres da comunidade, estimula a arte, a preservação cultural e a recuperação da autoestima das participantes do projeto. Isso acontece por meio da realização de festivais, cursos e muitas ações que envolvem manifestações artísticas e a capacitação das moradoras locais.

Com o tempo, o projeto se expandiu e as atividades já chegaram a mais de 30 cidades pelo Brasil, além de festivais fora do país. O Grupo “Meninas de Sinhá” recebeu premiações como o Prêmio Zumbi da Cultura, Prêmio Tim de Música e Prêmio Cultura Viva.

Além de música, dança e arte em geral, a ONG também valoriza a memória afetiva por meio da alimentação. Em 2022, foi editado um livro a partir do projeto “Sabor da Memória”, que reuniu cerca de 30 receitas de doces e salgados das participantes. E a segunda edição do livro já está a caminho: será realizado um concurso para receber novas receitas que serão apresentadas aos jurados. As 60 melhores farão parte do livro “Sabor da Memória – Receitas Afetivas de Belo Horizonte”. Um festival gastronômico para a degustação dos pratos e apresentações culturais fará parte da premiação final.

Mais informações estão disponíveis no site e no YouTube.

Lupa Comunicação

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
52 Vizualizações
Lojacorr
52 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
49 Vizualizações
MetLife
49 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
49 Vizualizações
Artigo
49 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin