00:00:00
29 Apr

Lucro líquido da MAPFRE no Brasil cresce 62% em 2023

14 de fevereiro de 2024
98 Visualizações

A MAPFRE, uma das maiores empresas do mercado segurador e financeiro do mundo, encerrou 2023 com um lucro líquido de 233 milhões de euros no Brasil, um salto de 62% em relação ao ano anterior. A companhia também registrou um crescimento de 5,9% nos prêmios emitidos em 2023 no país, totalizando 5,1 bilhões de euros, em comparação com 4,9 bilhões de euros em 2022. No ano passado, o Brasil respondeu por mais de um terço do lucro líquido da MAPFRE no mundo e por quase 19% dos prêmios emitidos.

O forte desempenho da regional brasileira foi impulsionado por resultados positivos em todos os segmentos de atuação da companhia, com destaque para o crescimento de 7,4% no Seguro Rural e de 5,6% no Seguro de Vida. A carteira de Seguro Auto, que passou por um período de adaptação de tarifas, registrou um aumento de 0,9% em relação ao ano anterior. Este crescimento é atribuído à implementação bem-sucedida de estratégias de precificação mais competitivas.

O segmento de Não Vida foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento da MAPFRE no Brasil em 2023. Esse resultado se deve à queda de mais de oito pontos percentuais no Índice Combinado, que atingiu 78,6% no ano, impulsionado principalmente pelo setor de automóveis.

Os demais segmentos também apresentaram resultados positivos. O Índice Combinado de Seguros Gerais atingiu 69,8%, apoiado pelo sólido desempenho do negócio agrário, que sofreu com menos eventos climáticos extremos. Já o segmento de Risco de Vida registrou uma melhora do Índice Combinado para 79%. Com uma performance positiva em todos os ramos, o ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido) da MAPFRE no Brasil evoluiu em mais de seis pontos, chegando a 24,3% no ano passado, o maior entre todas as unidades regionais da companhia no mundo.

“Os resultados positivos alcançados pela MAPFRE em 2023 demonstram um desempenho financeiro robusto e um avanço consistente da nossa operação no Brasil. Este crescimento é resultado de uma gestão eficaz dos riscos, centrada na satisfação do cliente e no fortalecimento das parcerias com os nossos diversos canais de distribuição. Com uma estratégia claramente definida, a MAPFRE está bem-posicionada para explorar novas oportunidades de crescimento no mercado brasileiro, especialmente nos segmentos de seguros automotivo, de vida e agrícola, que consideramos áreas-chave para a expansão em 2024”, afirma o CEO regional da MAPFRE no Brasil, Felipe Nascimento (foto).

Nascimento enfatiza ainda a solidez do modelo de negócios da companhia, com estratégias de subscrição alinhadas às demandas do mercado e uma oferta multicanal. “Os resultados refletem a sustentabilidade do nosso modelo de negócios e a eficácia das estratégias de tarifação e de subscrição adotadas. Estamos constantemente adaptando nossas ofertas para atender à realidade do mercado brasileiro, garantindo que nossos produtos e serviços sejam relevantes para nossos clientes. Além disso, a oferta multicanal e a bem-sucedida parceria com o Banco do Brasil nos permite alcançar os clientes onde eles estão, proporcionando a flexibilidade e a conveniência que eles esperam de uma empresa líder de mercado”, explica o executivo.

MAPFRE cresce 7,7% no mundo

Considerando todos os países em que opera, a receita global da MAPFRE em 2023 foi de 32,2 bilhões de euros, 9,2% a mais do que em 2022, graças ao aumento de 9,7% nos prêmios emitidos, que alcançaram 26,9 bilhões de euros, e a maiores receitas financeiras. O lucro líquido da companhia ficou em 691,8 milhões de euros, o que representa uma alta de 7,7% na comparação com o ano anterior.

Com alta de 15,8%, a região Ibéria (Portugal e Espanha) foi a que mais cresceu em arrecadação de prêmios, seguida pelos países da América Latina (13,3%), Brasil (5,9%) e América do Norte (3,6%). Somados, os demais países da Europa, Ásia e África apresentaram um recuo de -2% em prêmios.

InPress Porter Novelli

You may be interested

Conselheiros eleitos pelos participantes tomam posse
Prevcom
14 Vizualizações
Prevcom
14 Vizualizações

Conselheiros eleitos pelos participantes tomam posse

Publicação - 29 de abril de 2024

Os novos conselheiros da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom) tomaram posse em reunião realizada na sede da entidade. A presidente da entidade,…

Arrecadação dos seguros de pessoa cresce 17,8%
Interesse Setor
22 Vizualizações
Interesse Setor
22 Vizualizações

Arrecadação dos seguros de pessoa cresce 17,8%

Publicação - 29 de abril de 2024

Nos dois primeiros meses de 2024 foram arrecadados R$ 11,2 bilhões em prêmios, aponta o relatório da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida — Fenaprevi, com…

Youse anuncia contratação de Nikolaus Maack
Youse
25 Vizualizações
Youse
25 Vizualizações

Youse anuncia contratação de Nikolaus Maack

Publicação - 29 de abril de 2024

A Youse, plataforma de seguros 100% digital, anuncia a chegada de Nikolaus Maack para ocupar a posição de Superintendente de Produtos. Com mais de 18 anos de…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

MAG Seguros alcança lucro líquido histórico
MAG Seguros
34 Vizualizações
34 Vizualizações

MAG Seguros alcança lucro líquido histórico

Publicação - 29 de abril de 2024
MetLife conclui mais um Conecta!
MetLife
29 Vizualizações
29 Vizualizações

MetLife conclui mais um Conecta!

Publicação - 29 de abril de 2024
MAPFRE é a nova patrocinadora da CONMEBOL
Mapfre
25 Vizualizações
25 Vizualizações

MAPFRE é a nova patrocinadora da CONMEBOL

Publicação - 29 de abril de 2024
CNSP e Susep aprovam normas
Susep
35 Vizualizações
35 Vizualizações

CNSP e Susep aprovam normas

Publicação - 29 de abril de 2024
WordPress Video Lightbox Plugin