00:00:00
22 Nov

Segurança Pública e mercado devem caminhar juntos pela proteção da sociedade

23 de outubro de 2023
102 Visualizações

Pela primeira vez, Sincor-MG e SindSeg MG/GO/MT/DF participaram do Workshop Internacional sobre Segurança Pública (Wisp), que aconteceu nos dias 19 e 20 de outubro, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte/MG.

O presidente do Sincor-MG, Gustavo Bentes, a presidente do SindSeg MG/GO/MT/DF, Andreia Padovani, e o conselheiro do Sindicato das Seguradoras, Marco Antônio Neves, representaram o setor na segunda edição do simpósio, que reuniu as forças e instituições de segurança pública, autoridades políticas e jurídicas, especialistas no tema tanto do Brasil quanto do exterior.

“A indústria de seguros e os corretores de seguros estão lado a lado da segurança pública na nobre missão de proteger e levar tranquilidade aos cidadãos, patrimônios e negócios. Estamos honrados em participar desse simpósio, como palestrantes, e ressaltar nosso compromisso em apoiar as forças de segurança e, também, sermos apoiados em nosso dia a dia. Junto com vocês buscamos a construção de uma sociedade melhor, segura e mais justa”, discursou o presidente do Sincor-MG, Gustavo Bentes, durante o painel “Mercado de seguros: fundamental suporte à segurança pública”.

Bentes citou diversas situações que impactam a segurança pública e a competitividade dos negócios do mercado de seguros, como as fraudes, crescimento dos índices de violência, prática de crimes cibernéticos, roubo e transporte ilegal de veículos pelas fronteiras do País., entre outras. “Esse cenário está intimamente atrelado ao setor de seguros. O número de carros roubados/furtados em determinados locais afeta os preços das apólices e o custo do seguro”, exemplificou.

O mercado não regulado também foi citado pelo dirigente. “As associações de proteção veicular (APVs) não são reguladas pelo Estado, não pagam impostos, nem oferecem garantias como o mercado segurador que é regulamentado e dispõem de reservas técnicas para honrar os contratos com os consumidores”, explicou.

“Pela falta de conhecimento, ou mesmo aculturamento da população, a pessoa compra o produto achando que se trata de um seguro, mas não é, e acaba sendo lesada. Não há a segurança jurídica como em um contrato de seguro”, complementou.

Marco Neves, do SindSeg, apresentou os números da indústria de seguros que mostram a importância do setor para a estabilidade política e social do País. “Em 2022, o mercado pagou em benefícios, indenizações, resgates, sorteios, despesas médicas e odontológicas R$ 452 bilhões, 7,2 vezes mais do que o orçamento do Bolsa Família”, comparou. O executivo frisou que mercado segurador é um dos maiores investidores institucionais do País e reúne R$ 1,8 trilhão em ativos garantidores. “A arrecadação do setor representa cerca de 6,3% do PIB do Brasil”, enfatizou.

A presidente do Sindicato das Seguradoras, Andreia Padovani, agradeceu a organização do evento pelo convite. “Parabenizamos a todos na pessoa do advogado e promotor, Dr. Joaquim Miranda, um dos idealizadores desse fórum. É uma satisfação para nossas entidades integrarem um evento com debates tão qualificados. Seguimos firmes no propósito de aumentar a proteção da sociedade por meio dos produtos e soluções do mercado de seguros”.

No término do workshop, os representantes do mercado de seguros foram homenageados com uma comenda em agradecimento pela participação e reconhecimento ao trabalho realizado em prol da sociedade.

DG Comunicação

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
52 Vizualizações
Lojacorr
52 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
49 Vizualizações
MetLife
49 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
49 Vizualizações
Artigo
49 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin