Uma das 114 empresas cujos dados foram compilados no Relatório de Atividades das Ouvidorias do Setor de Seguros 2022, divulgado recentemente pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a Sabemi registrou, no ano passado, um índice de efetividade de 83% de sua Ouvidoria nas demandas relacionadas ao Procon e de 95% quando o assunto foram os processos judiciais. Reflexo do foco no cliente, o alto índice acompanhou a média nacional: de acordo com o relatório, apenas 1,4% das demandas que chegaram às ouvidorias em 2022 se desdobraram em ações judiciais e somente 0,2% geraram multas aplicadas pelo Procon, resultando em uma efetividade geral do setor de 98,4%. “Temos um trabalho muito sólido, na Sabemi, com foco na resolução das demandas dos nossos segurados. Esses índices compilados pelo relatório da CNseg atestam a qualidade da nossa ouvidoria e a efetividade dos nossos processos”, diz a Head de Relacionamento Institucional da Sabemi, Aline Severo Faria.
O bom resultado obtido pela Sabemi – e pelo setor segurador de modo geral – abrange as demandas de Seguros, Previdência Complementar Aberta e Capitalização. Na prática, a efetividade geral de 98,4% representa um crescimento de 0,3 p.p. em comparação com 2021, quando a taxa de resolução estava na casa dos 98,1%. “O papel das ouvidorias é atuar na defesa dos direitos dos consumidores e servir como um canal de comunicação com as empresas. Na Sabemi, agimos de forma resolutiva, executamos fortemente a mediação de conflitos, esclarecemos, prevenimos e buscamos chegar a um acordo que seja satisfatório para ambas as partes”, explica a responsável pelo setor na companhia, Leticia Rick Reinaldo.
Foto: Aline Severo Faria, gestora executiva de SAC e Ouvidoria da Sabemi Crédito Vini Dalla Rosa
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