Nesta terça-feira, especialistas e personalidades se reuniram no Teatro Bradesco, em São Paulo, para o 16° Fórum da Longevidade Bradesco Seguros. Com a mediação da atriz e apresentadora Cissa Guimarães, o evento contou com debates, palestras e workshops sobre melhores práticas e soluções a respeito da Longevidade no Brasil e no mundo.
O médico epidemiologista e pioneiro no estudo das questões do envelhecimento, Alexandre Kalache, abordou a importância do envelhecimento saudável, apoiado na saúde física, mental e financeira. “Nesses 16 anos de vida longeva desse Fórum, aumentamos a expectativa de vida no Brasil em torno de cinco anos. É necessário trazer mais vida aos anos e não apenas mais anos à vida. Nós estamos vivendo mais, mas não necessariamente melhor. Portanto, o esforço deve ser conjunto para aumentar essa expectativa atrelada à qualidade” disse. Ainda segundo o especialista, é necessário que os mais jovens se unam aos mais velhos para combater o idadismo, preconceito por conta da idade.
Jorge Nasser, Diretor Presidente da Bradesco Vida e Previdência e da Bradesco Capitalização, ressaltou que a longevidade não é mais um assunto do futuro, mas do presente. Já o Diretor-Presidente da Bradesco Saúde e MedService, Manoel Peres, destacou o importante papel da saúde para compor a qualidade de vida no envelhecimento.
A atriz, cantora e grande ícone da longevidade, Zezé Motta, foi uma das homenageadas da iniciativa e abordou sua trajetória. “Quando somos jovens, temos a expectativa de que ‘será que vamos chegar aos 60, 70, 80?’. E olha, aqui estou eu, aos 80! Sempre acordo e agradeço a oportunidade de viver mais um dia”. Já para a atriz Bruna Lombardi, para manter a longevidade é essencial aprender a administrar e equilibrar a inteligência emocional. “O grande caminho para a gente chegar a algum lugar na vida é o autoconhecimento. É você descobrir quem você é e vencer os rótulos que a sociedade tenta nos colocar”.
O evento contou também com painel que debateu o “Desafio da Longevidade no Aspecto Financeiro”, que, liderado pelo economista chefe do Bradesco, Fernando Honorato, o Diretor da Bradesco Vida e Previdência, Estevão Scripilliti, e o economista brasileiro, Fabio Giambiagi, ressaltou que ter um futuro financeiro saudável exigirá mais esforço e disciplina das próximas gerações.
A participação da pesquisadora sênior da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, ascendeu o debateu a respeito do “Envelhecimento e Otimismo”. Também tivemos a participação da Xuxa, que reforçou a ideia de não haver limite de idade para quem quer viver e realizar. Em uma conversa com Cissa Guimarães, a eterna rainha dos baixinhos compartilhou seus cuidados com a saúde, que incluem prática de exercício, horas de sono e energia das pessoas e ambientes.
Outros temas relevantes, como “Prerrogativas de Autocuidado”, “Saúde e Bem-estar”, e a pesquisa “Revolução da Longevidade” foram contemplados no evento, com as ilustres presenças de Kiran Rabheru e Rita Almeida.
Edelman
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…