A edição deste ano da Conferência Hemisférica de Seguros, realizada no Brasil – a FIDES RIO 2023, o maior evento do mercado segurador, reuniu mais de 2000 pessoas e mobilizou o setor com uma programação extensa e muito networking. Executivos da CAPEMISA puderam conferir de perto os temas mais atuais em discussão no mundo, além de assistir palestras de importantes nomes, como o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, e o Prêmio Nobel de Economia, Paul Krugman, entre outros.
No caso de Tony Blair, em sua fala, ele afirmou que setor de seguros tem grande importância para a economia como um todo e o crescimento de um país. Não é apenas um negócio, mas um mercado que apoia o desenvolvimento sólido e ação das indústrias e dos serviços. “O meu único pedido é que o setor de seguros pudesse ser mais audacioso em relação à sua própria importância para a economia”, declarou.
Mostrando a relevância do evento, estiveram presentes autoridades brasileiras como o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso; o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o Presidente da Susep, Alessandro Octaviani; o Presidente da Fenacor, Armando Vergílio; e o Presidente da FIDES, Rodrigo Bedoya. Todos prestigiaram a iniciativa da CNseg, representada na mesa de abertura por seu Presidente, Dyogo Oliveira.
Dyogo Oliveira destacou o crescimento e o papel estratégico do setor de Seguros para a economia e a sociedade. Um reflexo disso são os números do mercado, que arrecadou R$ 181,77 bilhões de janeiro a junho deste ano, o que representa crescimento de 7,7% em relação ao primeiro semestre de 2022. Em relação às indenizações, resgates e sorteios, o setor devolveu à sociedade o montante de R$ 113,64 bilhões no mesmo período em serviços de proteção a sociedade e compensação de eventuais prejuízos em seus negócios e atividades cotidianas.
Com representantes de 41 países e liderança nacional da CNseg, a conferência internacional demonstrou a importância do Seguro como instrumento fundamental para o desenvolvimento social. O presidente da CAPEMISA, Jorge Andrade, destaca que o evento contribui com o intercâmbio de experiências de mercado bem-sucedidas.
“Estivemos juntos para compartilhar as conquistas, experiências, perspectivas, o que permitiu abordar os desafios do futuro de uma maneira mais efetiva. Na CAPEMISA, por exemplo, temos o Seguro de Pessoas como o centro do negócio. Os mercados mudam de país para país, mas o ser humano segue único em sua demanda de atenção e proteção. Conhecer produtos e serviços, iniciativas e motivações, contribui para o desenvolvimento de todos nós. Foi um evento excelente, organizado com atenção e cuidado especial. A importância da aceleração do uso das tecnologias foi um dos temas mais abordados, tão importante no nosso mercado e já confirmado na CAPEMISA através do Relacionamento com os Clientes, Corretores, Produtos e cotidiano corporativo, com nossos Colaboradores. Isso faz com que levemos os produtos certos aos nossos Clientes. Sobre os Corretores que aderiram ao evento com dedicação e atenção, eles são uma figura central para a continuidade do desenvolvimento do mercado, pois foram eles que tornaram esse mercado pujante. Para a CAPEMISA os Corretores foram e continuarão sendo parceiros fundamentais na distribuição dos nossos produtos”, declara Jorge Andrade.
Por ser a primeira edição após a pandemia da Covid-19, que assolou o mundo entre 2020 e 2021, a FIDES RIO 2023 foi um testemunho sobre a importância de atuar pessoalmente entre os atores do mercado. O Diretor Comercial da CAPEMISA Seguradora, Fabio Lessa, destaca essa característica que torna o evento ainda mais especial: “O olho no olho deixa a comunicação mais humanizada e fluida. Conseguimos dialogar sobre os desafios deste novo mercado de Seguros, que hoje pensa temas como as mudanças climáticas, um mundo com menor pegada de carbono e ações ESG. A integração com entidades, como o café com a Fenacor, foi outro ponto de contato importante e que, com certeza, nos ajudou com novas percepções e ideias para o futuro dos negócios”.
O Diretor da CAPEMISA Capitalização, Marcio Coutinho, frisa que a FIDES RIO 2023 confere destaque para a transformação digital e do exemplo da Companhia para as outras empresas: “O uso de ferramentas de Inteligência Artificial foi uma revolução em nossa empresa. Ganhamos agilidade e precisão. Hoje, realizamos todos os pagamentos em menos de 48 horas, por exemplo. Isso faz a diferença com o Cliente, os parceiros e o desenvolvimento de mais produtos. Foi exatamente o que confirmamos nas palestras internacionais da FIDES”.
Danthi Comunicações
You may be interested
Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Publicação - 21 de novembro de 2024Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…
MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
Publicação - 21 de novembro de 2024A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…
Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Publicação - 21 de novembro de 2024A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…