A tecnologia como um recurso decisivo para promover a inclusão social é o tema do encontro que o Demarest Advogados vai realizar na próxima quarta-feira, dia 9 de agosto, na sede do escritório, em São Paulo, das 9h às 11h.
No evento, especialistas do escritório vão debater o assunto em parceria com Sérgio All, sócio e fundador da startup Conta Black, banco digital voltado às pessoas negras e que se propõe a democratizar o acesso a serviços bancários e investimentos para pessoas negras e da periferia.
Robson de Oliveira, advogado e cofundador do D Raízes, grupo que promove a inclusão racial no Demarest e no setor jurídico, Daniel Caramaschi, sócio da área M&A e coordenador da iniciativa Disrupt, voltada para atender o segmento de startups, e Marcia Cicarelli, sócia da área de Seguros & Resseguros e coordenadora do D Impacto, que reúne as ações de responsabilidade social, participam do evento que vai tratar a falta de visibilidade das pessoas negras no sistema financeiro.
A ideia é debater as diferentes maneiras de promover a inclusão social e econômica da população negra e da periferia, além de desafios e oportunidades que os investidores encontram para atuar nesse segmento.
O encontro também vai comemorar os cinco anos de atuação do grupo D Raízes e os dois anos de existência do Disrupt, iniciativa que atendeu mais de 100 startups nesse período, com soluções jurídicas de acordo com a realidade econômica e o grau de desenvolvimento de cada empresa.
“Entendo que o evento é mais um marco no avanço da inclusão social em todos os espaços. Precisamos ser disruptivos, discutir caminhos e ser propositivos. Tudo o que é novo requer a desnaturalização de práticas e a construção de outras. O Demarest se propõe a isso. São muitos os desafios, mas também é grande a nossa vontade de transformar e melhorar as vidas de todas as pessoas”, diz o advogado Robson de Oliveira, que coordena também o projeto Incluir Direito.
Daniel Caramaschi avalia que a tecnologia está diretamente ligada à inclusão social por ser capaz de promover oportunidades em setores, por vezes, menos explorados. “Essa capacidade é amplificada quando o empreendedor pensa a tecnologia de forma inclusiva, com propósitos e objetivos direcionados à promoção e ao desenvolvimento social, seja na perspectiva individual ou coletiva.”
O racismo estrutural e as disparidades socioeconômicas ainda são uma barreira para inclusão de pessoas pretas, diz Marcia Cicarelli. “Iniciativas como a Conta Black demonstram que a tecnologia e o empreendedorismo são ferramentas fundamentais para mudar essa realidade. O D Impacto, por meio de suas verticais, como o D Raízes, quer justamente fomentar o debate e incentivar ações transformadoras como essa.”
Voltada para pessoas pretas e da periferia, a Conta Black vem ampliando as soluções oferecidas do que chama de hub de produtos e serviços financeiros. Atualmente tem cerca de 40 mil clientes, chamados pela fintech de membros, e a expectativa é chegar a 100 mil até dezembro deste ano.
“A Conta Black é uma ferramenta valiosa para transformar a vida das pessoas e empreendedores pretos. É mais que um banco. Nós fazemos parte da vida de nossos membros mais valiosos, entendendo os seus sonhos, desafios e dores. Contribuímos para ajudar com educação financeira, alternativas de investimentos e inclusão econômica, por meio da abertura de conta correntes”, diz Sérgio All, sócio fundador da startup. “Temos orgulho de ser a primeira fintech protagonizada por negros.”
O evento é gratuito, com vagas limitadas. Para participar, é preciso se inscrever aqui: Link
Demarest Advogados
You may be interested
Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Publicação - 21 de novembro de 2024Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…
MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
Publicação - 21 de novembro de 2024A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…
Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Publicação - 21 de novembro de 2024A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…