00:00:00
23 Feb

Inteligência artificial e o mercado de trabalho: oportunidade ou ameaça?

18 de julho de 2023
191 Visualizações

O mercado de trabalho mudou e com a chegada de novas tecnologias a tendência é evoluir cada vez mais. Se antes era necessária uma equipe inteira para fazer um setor acontecer, atualmente, é preciso de uma única pessoa e um sistema desenvolvido especialmente para a necessidade das empresas.

De acordo com uma consultoria realizada pela Gartner, empresa líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, até o fim de 2023, cerca de 70% das organizações terão adotado pelo menos uma forma de inteligência artificial.

Para Alberto Vargas, especialista em administração de empresas pela Universidade de Warwick (Inglaterra), a inteligência artificial pode agregar muitos pontos positivos para as organizações. “O uso dessas tecnologias pode automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, reduzindo erros humanos e aumentando a eficiência operacional. Além de realizar análises e de grandes quantidades de dados e fornecer insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas, melhorando a precisão e a velocidade de processos, otimizando operações e personalizando experiências para clientes”, explica.

Até onde as novas tecnologias são boas para empregador e colaborador?
Esses novos recursos desempenham um papel fundamental quando se trata de estratégia realizadas por empresas, pois oferecem oportunidades que auxiliam no desenvolvimento de novos produtos e serviços contribuindo também para o crescimento e a inovação da organização.

Porém, apesar de muitos benéficos, é necessário que o mercado de trabalho se adapte à inteligência artificial de várias maneiras, dentre elas, desenvolvendo habilidades relevantes para entender a ferramenta, compreensão de algoritmos, análise de dados e habilidades de programação. Essas capacidades podem acontecer dentro das organizações com treinamento aos funcionários para capacitá-los e prepará-los para trabalhar em colaboração com a IA.

“O conjunto entre humanos e Inteligência Artificial pode levar a uma maior eficiência e produtividade, desde que haja uma compreensão mútua e uma abordagem de trabalho em equipe”, destaca Vargas.

Apesar de parecer assustador, as novas tecnologias possuem apenas o potencial de automatizar certas partes do trabalho, garantindo aos profissionais tempo hábil para se desenvolverem em tarefas de maior valor agregado que requerem habilidades humanas, como criatividade, empatia e tomada de decisão complexa.

Outro ponto positivo é a redução de custos para os negócios. Segundo um relatório realizado pela consultoria empresarial McKinsey, estima-se que a inteligência artificial poderia gerar um valor econômico adicional de US$13 trilhões até 2030 para as organizações.

“É importante reconhecer que a ferramenta poderosa que chegou para ficar, mas também é preciso ser claro e saber que não é uma solução mágica para todos os problemas. A implementação eficaz requer uma compreensão clara dos desafios e oportunidades específicas de cada organização. As empresas devem realizar uma análise cuidadosa de seus processos, identificar áreas onde o sistema possa agregar valor e desenvolver uma estratégia sólida e responsável de implementação”, finaliza.

Agência Contatto

Foto: Jorge Alberto Vargas é formado em Master Business Administration pela Universidade de Warwick na Inglaterra. Possui experiência em gerência de finanças, planejamento, contabilidade, compliance e no desenvolvimento de equipes de alta performance

You may be interested

Bradesco Seguros marca presença no Show Rural
Bradesco Seguros
63 Vizualizações
Bradesco Seguros
63 Vizualizações

Bradesco Seguros marca presença no Show Rural

Publicação - 21 de fevereiro de 2025

Com o objetivo de reforçar sua presença no segmento de Agronegócio, o Grupo Bradesco Seguros participou do “Show Rural Coopavel 2025”, realizado entre 10 a 14 de…

Tokio começa a utilizar plataforma Genesys
Tokio Marine Seguradora
62 Vizualizações
Tokio Marine Seguradora
62 Vizualizações

Tokio começa a utilizar plataforma Genesys

Publicação - 21 de fevereiro de 2025

A Tokio Marine está investindo na implementação da tecnologia Genesys para o atendimento a Corretores e Segurados em sua Central de Relacionamento e em sua área Comercial,…

Porto promove Conexão Corretor de 2025
Porto
74 Vizualizações
Porto
74 Vizualizações

Porto promove Conexão Corretor de 2025

Publicação - 20 de fevereiro de 2025

Para fortalecer ainda mais a parceria com os corretores de seguros, a Porto realizou, nesta terça (18), o primeiro Conexão Corretor do ano, um evento de relacionamento…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Susep realizará live sobre o concurso público
Susep
82 Vizualizações
82 Vizualizações

Susep realizará live sobre o concurso público

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
Seguros de Pessoas: arrecadação soma R$ 72,7 bilhões
FenaPrevi
81 Vizualizações
81 Vizualizações

Seguros de Pessoas: arrecadação soma R$ 72,7 bilhões

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
Sete dicas para curtir o feriado com tranquilidade
Europ Assistance
53 Vizualizações
53 Vizualizações

Sete dicas para curtir o feriado com tranquilidade

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
Visão sobre o futuro dos investimentos no BTG Summit
MetLife
99 Vizualizações
99 Vizualizações

Visão sobre o futuro dos investimentos no BTG Summit

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
WordPress Video Lightbox Plugin