A Allianz Partners, líder mundial em seguros e serviços de assistência, acaba de lançar o seu último relatório da série States of Mind. Com base nos conhecimentos de Michael Maicher, Parceiro e Diretor Global de Vendas para Nova e Micromobilidade na Allianz Partners, Alejandro Agag, Presidente e Fundador da Fórmula E e da Extreme E, e nos dados de opinião pública da própria Allianz Partners, o relatório analisa:
• A crescente adoção de veículos privados mais ecológicos
• A atual mudança da propriedade para a utilização dos veículos
• A adoção geral da micro mobilidade, como as e-scooters (patinetes elétricos) e as e-bikes (bicicletas elétricas)
Mudança de mentalidade 1: a adoção de transportes mais verdes
Três em cada cinco (60%) usuários demonstram intenção de compra de um veículo elétrico ou híbrido como sua próxima aquisição, de acordo com o estudo da Allianz Partners realizado em dez mercados importantes.(1) A tendência se torna ainda mais acentuada entre as famílias mais jovens: 75% das pessoas na faixa etária dos 26-40 anos com filhos tendem a querer um veículo elétrico ou híbrido na sua próxima compra. Embora as formas de transporte mais ecológicas se tornem a opção preferida de um maior número de pessoas, o relatório também salienta a necessidade de uma política arrojada, de um maior investimento em infraestruturas e de inovações revolucionárias para conseguir uma adoção em grande escala.
E embora existam mais veículos elétricos no mercado do que nunca – havia 450 modelos disponíveis em 2021, o dobro do número disponível em 2018 – o relatório destaca as barreiras que contribuem para a lenta adoção destes veículos, apesar da elevada procura. A falta de infraestrutura para pontos de recarga é um problema significativo, mesmo que o relatório também assinale o potencial de uma revolução liderada pela Inteligência Artificial na tecnologia das baterias que transformaria a autonomia e a velocidade de carregamento.
Mudança de mentalidade 2: compartilhar ao invés de possuir
As ofertas de mobilidade como serviço (mobility as a service – MaaS, do inglês) estão crescendo em vários meios de transporte. Com os automóveis particulares estacionados 92% do tempo, o crescimento da mobilidade compartilhada oferece uma utilização muito mais eficiente dos recursos. Olhando para o futuro, o desenvolvimento de veículos autónomos (ou sem condutor), como os robô-táxis, revolucionaria as ofertas de mobilidade como serviço e aumentaria ainda mais os níveis de adoção.
Mudança de mentalidade 3: a micromobilidade passa a ser uma realidade
O relatório explora igualmente o impacto da generalização da micromobilidade. Embora a utilização de e-scooters, e-mopads (ciclomotores elétricos) e e-bikes tenha aumentado significativamente, o seu crescimento tem sido complexo e, por vezes, controverso. A regulamentação tem se esforçado para acompanhar os avanços tecnológicos e, cidades como Paris, têm sido objeto de medidas para restringir a sua utilização. O relatório mostra que a conscientização do público também precisa ser acompanhada: os dados da Allianz Partners mostram que 32% das pessoas não sabem se são obrigadas a fazer um seguro quando utilizam uma e-scooter. Do mesmo modo, 31% das pessoas não tem certeza se é necessário um seguro para utilizar uma e-bike.
Alejandro Agag, Presidente e Fundador da Fórmula E e da Extreme E, afirma: “A última década foi transformadora para os veículos elétricos, tanto em termos de avanços tecnológicos como em aceitação do público. Mas, para as pessoas, não se trata de apenas de melhorar o ambiente, mas também, custo menor, uma melhor experiência de uso e automóveis mais atraentes no mercado são igualmente importantes”
“No automobilismo elétrico, assistimos a rápidas melhorias tecnológicas nos últimos anos e estou extremamente entusiasmado com o potencial de avanços extraordinários nas baterias – a Inteligência Artificial e a computação quântica têm o potencial de revolucionar a densidade das baterias. Se conseguirmos aproveitar esse potencial, a revolução dos veículos elétricos irá acelerar ainda mais.”
Michael Maicher, Parceiro e Diretor Global de Vendas para Nova e Micromobilidade da Allianz Partners, acrescenta: “Estamos em um ponto crucial na história da mobilidade. Os motoristas já estão fazendo mudanças comportamentais significantes – seja na compra de veículos elétricos, na adoção de e-scooters, e-mopeds, e-bikes, ou na mudança da forma de adquirir e utilizar veículos. Mas ainda é preciso mais para libertar este potencial.
“Nunca é demais destacar o papel de infraestruturas eficazes na revolução ‘verde’. A falta de pontos de recarga, em particular, impede muitas pessoas de adotarem opções mais ecológicas. Mais investimento público e privado na mobilidade criará um círculo virtuoso, aumentando o ritmo da mudança tecnológica e tornando as soluções sustentáveis mais baratas e ainda mais atrativas.”
Agência Race
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…