De acordo com relatório consolidado pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida — Fenaprevi, o mercado de planos de previdência privada aberta no país alcançou em abril de 2023 um total de, aproximadamente, R$ 1,3 trilhão em ativos, o equivalente a 12,5% do PIB brasileiro.
Trata-se do resultado de um crescimento de 12,8% nos ativos, em relação ao registrado em abril do ano passado. Também nos quatro primeiros meses de 2023, os prêmios e contribuições totalizaram R$ 50,4 bilhões, elevação de 3,4% frente ao mesmo período do ano anterior.
Os resgates somaram R$ 43,9 bilhões, valor 8,6% acima do registrado no 1° quadrimestre do último ano. Para a Federação, apesar de ainda elevada, a variação em 2023 está abaixo do observado para o período nos últimos anos, mesmo nos exercícios anteriores à pandemia.
Ao descontar os resgates do montante arrecadado (em prêmios e contribuições), há uma captação líquida de R$ 6,5 bilhões de janeiro a abril de 2023.
Resultado por tipo de contratação
No estudo também é possível acompanhar o tipo de contratação dos planos de previdência privada aberta, cujo resultado aponta que 20% dos planos comercializados, quase 2,7 milhões, foram na modalidade coletiva.
A Fenaprevi enxerga neste cenário grande potencial de crescimento da previdência privada aberta no mundo corporativo, figurando como um benefício ao trabalhador. Adicionalmente, o levantamento indica que apenas 9% dos aportes ocorreram em planos coletivos. Já 89% deles foram nos individuais e outros 2% em planos para menores de idade no 1° quadrimestre de 2023.
Resultado por produto
Em termos de produtos, nos quatro primeiros meses, foram aportados R$ 45,9 bilhões em planos VGBL — Vida Gerador de Benefício Livre (representando 91% do total); R$ 3,5 bilhões em PGBL — Plano Gerador de Benefício Livre — responsável por 7% da arrecadação total, enquanto os planos Tradicionais somaram R$ 1 bilhão ou cerca de 2% do total de contribuições.
FSB Comunicação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…