A MAPFRE, uma das maiores empresas do mercado segurador e financeiro do mundo, superou no ano passado a sua meta para a redução da pegada de carbono gerada por atividades diretas e indiretas. Considerando sua operação global, a seguradora conseguiu diminuir as emissões de carbono em 26% na comparação com 2019, representando um aumento de 22,5 pontos percentuais além do desafio estabelecido para 2022 (3,5%). Apenas no Brasil, a companhia reduziu sua pegada de carbono em 45,44%, superando de forma significativa as expectativas estabelecidas localmente, que eram de 3,66% para 2022.
Essa conquista reflete o compromisso contínuo do Grupo MAPFRE em direção à descarbonização da economia, um objetivo integrado à sua estratégia global de sustentabilidade, por meio de investimentos, parcerias e medidas para diminuir a pegada de suas operações. Dentre as ações implementadas, destacam-se a restrição do uso de combustíveis fósseis e eletricidade, a adoção de fontes de energia renovável, como a energia solar, a substituição progressiva da frota de veículos convencionais por modelos híbridos ou elétricos, além da redução de viagens de negócios e deslocamentos diários dos funcionários até os locais de trabalho.
Os resultados alcançados demonstram o compromisso da MAPFRE com a sustentabilidade e a luta contra as mudanças climáticas a partir de objetivos públicos ambiciosos. A empresa busca reduzir em 50% a pegada de carbono operacional do Grupo até 2030, em relação a 2019, e se tornar uma empresa neutra em carbono em todos os países até 2030. Esses desafios exigem o conhecimento da pegada atual da empresa e a implementação de estratégias de curto, médio e longo prazo para reduzi-la, além de compensar a parte que não pode ser eliminada.
MAPFRE reduz uso de energia em 16GWh. Consumo no Brasil diminuiu 43%
Como parte de seu compromisso com as energias renováveis, a MAPFRE reduziu seu consumo total de energia elétrica em 16 GWh, representando uma diminuição de 14% em relação a 2019. Os países que se destacaram nesse esforço incluem Turquia (49%) e Brasil (43%), Chile (39%), Colômbia (33%), Equador (32%), EUA (30%) e El Salvador (30%). A empresa implementou modelos híbridos de trabalho, otimizou espaços em seus escritórios e investiu em eficiência energética.
No ano passado, a MAPFRE obteve ainda uma redução de 9% em sua pegada de carbono atrelada ao consumo de combustíveis, superando amplamente o objetivo de 1,7% para 2022. Essa conquista foi impulsionada pela substituição progressiva da frota de veículos próprios, com motores de combustão convencional, por automóveis híbridos ou elétricos. Em 2022, os veículos elétricos e híbridos passaram a representar 15% da frota da MAPFRE em nível global, com o objetivo de alcançar 100% até 2030.
Em 2022, a MAPFRE adquiriu 65% de sua eletricidade através de certificados de garantia de origem 100% renovável. Graças aos contratos de compra de eletricidade limpa em vigor em países como Espanha, Alemanha e Paraguai (100%), Portugal (99%), Brasil (70%) e Itália (50%), a empresa está aumentando significativamente o uso de energias renováveis, resultando em uma menor queima de combustíveis fósseis na geração de eletricidade. A expectativa da companhia é que 100% de seu consumo elétrico provenha de energias limpas até 2030.
InPress Porter Novelli
You may be interested
G20 Social: seguro prepara novos capítulos de sua aliança com as favelas brasileiras
admin - 19 de novembro de 2024O mercado segurador está pronto para escrever novos capítulos de seu relacionamento com as favelas brasileiras, ao acenar com produtos sob medida para suas necessidades, regulamentos mais…
Em meio à realização do G20, Grupo Bradesco Seguros discute a importância do evento para o Brasil
Publicação - 19 de novembro de 2024A reunião da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, que marca a primeira vez do Brasil como líder do encontro, é a temática do sexto episódio…
Tempo anuncia João Armesto como o novo CEO
Publicação - 19 de novembro de 2024A Tempo, líder nacional nos segmentos de Assistência e Conveniência, anuncia João Armesto, atual vice-presidente Comercial e de Marketing, o seu novo CEO, a partir de 1º…