Em 2022, o Brasil bateu recorde na produção de energia renovável e a expectativa do Governo Federal é gerar R$ 600 milhões em incentivos em 2023, através do programa de isenção fiscal para semicondutores, anunciado em março deste ano.
“Desde 2021, quando os investimentos em energia solar atingiram seu pico, representando cerca de 55,9% de expansão entre as fontes renováveis no Brasil, este segmento não para de crescer”. A informação é do diretor de Property e Riscos de Engenharia da EZZE Seguros, Sandro Povegliano.
Segundo ele, a companhia registrou, no segmento de geração distribuída, um aumento significativo na demanda de 30% comparado a 2021. “Nosso maior foco está nas grandes centrais geradoras. Nesta linha, temos evoluído significativamente, não no volume de apólices, que ainda são poucas no mercado comparadas às eólicas, mas nos desenhos de suas coberturas que vêm exigindo maior expertise de nossos subscritores”, explica Sandro.
Como soluções para assegurar dispositivos de energia solar, a EZZE atua com o seguro ligado ao ramo de Engenharia, onde a principal cobertura é a de instalação e montagem, incluindo o período de testes e eventuais erros de projeto, e também com o Seguro de Operações, que garante o funcionamento da planta solar contra eventos súbitos e inesperados, tais como granizo, vendaval, incêndio, quedas de raio, entre outros.
Os produtos são indicados para todos os setores e indivíduos que pretendem implementar uma central fotovoltaica, desde residências até centrais geradoras com necessidade de cobertura adicional para subestações e linhas de transmissão.
“Cada projeto é único e tem que ser analisado de forma individual para garantir que o segurado esteja devidamente protegido, sem ‘gaps’ entre a parte de Engenharia e a de Operação”, reforça Sandro Povegliano.
O diretor destaca que os eventos de roubo e furto qualificado (envolvendo placas solares) têm se tornado mais frequentes e que em ambos os produtos (Engenharia e Operações) esta cobertura encontra-se disponível para contratação.
Para garantir a ampla proteção de seus clientes, a EZZE tem em seu DNA procurar evoluir com o mercado e, nesta linha, tem atuado fortemente com seus parceiros de resseguro, para obter as soluções mais atuais para a área. “Um exemplo disso é a garantia da cobertura entre a execução da obra, período de testes e início de operação, ou seja, garantimos o primeiro ano de operação, o que gera um enorme benefício para o cliente que não precisa se preocupar com concorrência de apólices em caso de sinistro”, explica Sandro Povegliano.
Coberturas essenciais para placas solares: Para a primeira etapa, Engenharia, é indicada a cobertura básica de instalação e montagem. Sugere-se ainda a inclusão da cobertura de roubo e furto qualificado, em virtude do aumento de casos desta natureza. Para Operações, é sugerida a cobertura básica de danos materiais, incluindo eventos da natureza e a adicional de roubo e furto também são importantes.
Vale ressaltar que essas modalidades não têm carência e que passam a garantir a cobertura no momento da contratação da apólice.
A EZZE disponibiliza também cobertura para o transporte de placas, a qual deve ser contratada na carteira específica de Transporte e inclui a cobertura de movimentação entre o local de origem e o de destino.
GIRA360 Estratégia Corporativa e Digital
Foto: Sandro Povegliano, diretor de Property e Riscos de Engenharia da EZZE Seguros
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

