A responsabilidade social corporativa é um dos principais pilares de sustentabilidade do Grupo Zurich. Por meio dela, a companhia cumpre parte de sua estratégia de investimento na comunidade global e, assim, vem prestando ajuda humanitária por meio de ações de voluntariado e doações em vários países e territórios em que atua.
Nos últimos anos, a unidade de negócios do Brasil vem se destacando por sua atuação nessa área. Desde 2017, o Programa de Responsabilidade Social Corporativa da companhia, que é conduzido em parceria com a Z Zurich Foundation e outras empresas do grupo, já doou mais de R$ 48 milhões e somou 15 mil horas voluntárias, ajudando instituições sociais de todo o país na promoção de qualidade de vida e bem-estar a milhares de crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social.
“O programa conta com diversas frentes de atuação por meio de doações diretas e incentivadas, ações de assistencialismo, fundo de catástrofes e programa de voluntariado corporativo. Nesse último ponto, destaco as nossas atividades técnicas, já que através delas oferecemos a expertise dos nossos colaboradores para o desenvolvimento de uma atividade em que as instituições teriam que investir contratando um profissional, se não tivessem esse suporte. Isso possibilita que elas destinem seus recursos para outras necessidades mais eminentes”, sintetiza Ana Paula Maniá da Matta, Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da companhia.
Somente em 2022, o voluntariado corporativo totalizou 7 mil horas de atividades desenvolvidas pelos colaboradores em prol de ações sociais, sendo 2,5 mil horas dedicadas a atividades técnicas.
“Estamos felizes em ajudar a comunidade, mas também é importante frisar que o voluntariado é uma via de mão dupla. O trabalho voluntário pode ajudar a desenvolver habilidades como liderança, trabalho em equipe, comunicação, resolução de problemas e muito mais. Essas habilidades são úteis não apenas na vida pessoal, mas também na vida profissional”, destaca Ana.
No total, em 2022, a Zurich chegou a aportar mais de R$ 18 milhões em diversos projetos apoiados pela companhia – o maior valor desde o início do programa, em 2017. Além de várias instituições apoiadas via lei de incentivo, a companhia, junto à Z Zurich Foundation, aporta recursos para grandes projetos desenvolvidos em solo brasileiro voltados à educação, saúde mental e promoção de negócios sustentáveis em áreas de conservação na Amazônia.
Ana conta que, dos R$ 18 milhões aportados no programa em 2022, R$ 2,4 milhões foram destinados à criação de um fundo de catástrofes para auxiliar comunidades em situações de calamidade pública no Brasil, provenientes de ocorrências como enchentes, alagamentos e outras situações adversas, até setembro de 2023. Os recursos estão sendo direcionados através do Movimento União BR com gestão corporativa e financeira do Instituto da Criança, e já apoiaram mais de 18 mil pessoas nos estados da Bahia e de Minas Gerais, com quase meio milhão de reais doados de dezembro de 2022 a março de 2023.
“O fundo está garantindo agilidade na destinação de doações para pessoas em situações de vulnerabilidade, fazendo com que os recursos cheguem mais rapidamente a quem precisa”, explica a executiva. “Vamos continuar trabalhando junto aos nossos parceiros para identificar prontamente a necessidade de destinação desses fundos para diversas comunidades brasileiras”.
Para 2023, o trabalho continua
Para 2023, a Zurich deve seguir atuando ativamente com o voluntariado corporativo e já definiu as instituições que contarão com o seu apoio ao longo do ano. O Sistema Divina Providência, o Instituto Baccarelli e o Instituto Macunaíma são novas instituições no programa da companhia; já o Instituto Esporte e Educação, o Projeto Origens, junto ao Imaflora, e o projeto Talentos para o Futuro, do Instituto Techmail, continuam sendo apoiados pela instituição em 2023.
“Estamos conduzindo mudanças que vão incentivar ainda mais os nossos colaboradores a se envolverem no Programa de Responsabilidade Social da companhia, bem como nossos clientes e parceiros, que estão sendo convidados a participar conosco. Vamos também ampliar e potencializar as ações que promovem maior qualidade de vida e bem-estar às pessoas em situação de vulnerabilidade em nosso país. Isso está em linha com o nosso compromisso de liderar juntos o impacto positivo no planeta”, finaliza Ana.
Conteúdo Comunicação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…