A Zurich mantém parceria com a SoulCode Academy, uma edtech brasileira que tem como propósito a educação tecnológica, inclusão digital, impacto social, diversidade e empregabilidade. Contratada há dez meses, a analista de dados Taís Santos é uma das profissionais da área de tecnologia da Zurich que foi admitida por meio da parceria. Formada em engenharia de produção, ela viu durante a pandemia uma oportunidade de fazer transição de carreira, já que houve aumento na necessidade de profissionais de TI. Foi nesse momento que ela conheceu a SoulCode.
“Escolhi engenharia de dados e fiz cursos para aperfeiçoar soft skills para competência de engenharia de dados”, revela. Na SoulCode, Taís passou por mentoria até ser direcionada para o processo seletivo que a levou até a Zurich. “Foi uma experiência enriquecedora e hoje posso colocar em prática tudo o que estudei. Tem sido um momento de grandes aprendizados e oportunidades”, comemora.
Pronta para liderar
Como explica o Diretor de Pessoas & Cultura da companhia, Carlos Toledo, a Zurich tem um olhar voltado não apenas para a equidade de gênero de maneira geral na companhia, mas também de maneira segmentada, olhando para áreas específicas e especialmente para a liderança. Não à toa, a companhia, que já realizou programas de mentoria voltados a mulheres em anos anteriores, agora está lançando um programa de liderança com um olhar específico para diversidade, contemplando grupos como mulheres e pessoas pretas.
Na opinião de Zilea Barrilari, que ocupa o cargo de CIO da Zurich, a educação é fundamental para desmistificar os estereótipos de gênero que influenciam a forma como as meninas são incentivadas a se engajar com a tecnologia. “Em TI, temos carreiras de todos os tipos, como em qualquer outra indústria. Cada vez mais precisamos de perfis diversos para trazer os melhores resultados. Isso precisa ser mais divulgado para atrair talentos e superarmos a crise atual de falta de profissionais, pois vivemos um apagão de talentos, com vagas que chegam a 800 mil postos no país”, assinala.
A executiva da Zurich está lançando o livro “TI de Salto”, volume III, em que junto com outras mulheres, expõe suas experiências atuando na área de tecnologia. Ela conta no livro que começou a carreira dando aulas e sempre estranhou a desproporção entre homens e mulheres. “Observei que os professores que me inspiraram desde sempre eram mulheres fortes e que utilizavam cada momento de suas vidas para iluminar e transformar a vida de seus alunos. Creio que elas me inspiraram e me inspiram até hoje. Com esse projeto, que já está em seu terceiro volume, espero inspirar meninas como aconteceu comigo no passado”, revela.
Além de liderar uma equipe na Zurich, Zilea diz que busca sempre contribuir com as mulheres nos grupos em que participa. Para ela, é preciso ver além. “As ciências exatas – a tecnologia – permitiram ao ser humano chegar aonde chegou e vislumbrar um futuro sem limites, humano e próspero para todos. Nós, mulheres, ao ocuparmos essas posições, podemos promover tudo isso de forma firme, forte, inteligente e doce”, finaliza.
Serviço Livro — TI de Salto: Volume 3
Livro: TI de Salto: Volume 3
Organizadora: Sylvia Bellio
Editora: Árvore Digital
Data de lançamento: 08/03/2023
Local: Livraria da Vila
R. Pamplona, 1704 — Jardim Paulista, São Paulo — SP
Horário: 17:00 às 21:00
Conteúdo Comunicação
Foto: Zilea Barrilari, CIO da Zurich
You may be interested
Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Publicação - 21 de novembro de 2024Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…
MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
Publicação - 21 de novembro de 2024A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…
Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Publicação - 21 de novembro de 2024A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…