O Grupo Bradesco Seguros investe continuamente em tecnologia e inovação, para seguir na vanguarda do mercado de seguros. Em 2022, a seguradora direcionou cerca de R$ 1 bilhão para estas áreas, o dobro do montante de 2021. Mesmo com grandes investimentos realizados, é desafiador inovar em todas as frentes. É aí que entra a ‘Inovação Aberta’ (Open Innovation).
Conceito criado por Henry Chesbrough, professor da Universidade de Berkeley (EUA), a ‘Inovação Aberta’ amplia a ideia de inovação, de forma que exista – e seja incentivada – a colaboração entre empresas, startups e órgãos públicos. Unindo forças, é possível otimizar e acelerar os avanços, contribuindo para o aprimoramento de todo o ecossistema de tecnologia.
Em outras palavras, a Inovação Aberta pode gerar ganhos de tempo e recursos para as empresas. Funciona assim: ao se analisar um projeto X, ainda que a empresa seja capaz de desenvolvê-lo internamente, percebe-se que contratar uma startup terceira, já com um produto desenvolvido, seria, no fim, menos custoso acelerando, inclusive, o retorno daquele projeto. Isso permite que a empresa apresente um produto funcional rapidamente enquanto sua equipe pode dedicar tempo de desenvolvimento para outros projetos.
“Aqui no Grupo Bradesco Seguros contamos com um time de inovação que monitora e prospecta o mercado nacional e internacional de inovação, buscando empresas que estejam desenvolvendo produtos e serviços que possam contribuir com o nosso negócio. Com isso entregamos mais rápido os melhores seguros para os nossos clientes”, afirma Guilherme Haraguchi (foto), Superintendente Executivo de Inovação do Grupo Bradesco Seguros.
Como resultado, o número de empresas prospectadas em 2022 superou os três dígitos, crescendo mais de 62%, se comparado ao ano anterior. Dentre as mais de 40 POCs realizadas durante o ano, mais da metade foi contratada para projetos internos – um aumento de 24% em relação a 2021. “Esse crescimento mostra que estamos sendo cada vez mais estratégicos na iniciativa de inovação aberta”, finaliza Guilherme.
Edelman
You may be interested

Mediservice ultrapassa 750 mil beneficiários com rede compartilhada
Publicação - 15 de setembro de 2025A Mediservice, operadora do Grupo Bradesco Saúde, superou a marca de 750 mil beneficiários no acumulado até o mês de julho, crescimento de 25% na comparação com…

ANSP debate a regulação de sinistros de grandes riscos
Publicação - 15 de setembro de 2025A Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) promoveu, no dia 26 de agosto, uma edição especial do ANSP Café, dentro da série ANSP Debates: Nova Lei 15.040/2024. O…

Negligência na amarração de cargas aumenta riscos nas estradas
Publicação - 15 de setembro de 2025A negligência em relação à amarração de cargas no transporte rodoviário brasileiro tem sido um fator de risco permanente para a segurança nas estradas brasileiras, afirma Fernando…
Mais desta categoria


Inscrições para o Prêmio Jovens Visionários Prudential são prorrogadas
Publicação - 15 de setembro de 2025
