00:00:00
13 Jan

Cresce a ‘Inovação Aberta’ no Grupo Bradesco Seguros

6 de fevereiro de 2023
345 Visualizações

O Grupo Bradesco Seguros investe continuamente em tecnologia e inovação, para seguir na vanguarda do mercado de seguros. Em 2022, a seguradora direcionou cerca de R$ 1 bilhão para estas áreas, o dobro do montante de 2021. Mesmo com grandes investimentos realizados, é desafiador inovar em todas as frentes. É aí que entra a ‘Inovação Aberta’ (Open Innovation).

Conceito criado por Henry Chesbrough, professor da Universidade de Berkeley (EUA), a ‘Inovação Aberta’ amplia a ideia de inovação, de forma que exista – e seja incentivada – a colaboração entre empresas, startups e órgãos públicos. Unindo forças, é possível otimizar e acelerar os avanços, contribuindo para o aprimoramento de todo o ecossistema de tecnologia.

Em outras palavras, a Inovação Aberta pode gerar ganhos de tempo e recursos para as empresas. Funciona assim: ao se analisar um projeto X, ainda que a empresa seja capaz de desenvolvê-lo internamente, percebe-se que contratar uma startup terceira, já com um produto desenvolvido, seria, no fim, menos custoso acelerando, inclusive, o retorno daquele projeto. Isso permite que a empresa apresente um produto funcional rapidamente enquanto sua equipe pode dedicar tempo de desenvolvimento para outros projetos.

“Aqui no Grupo Bradesco Seguros contamos com um time de inovação que monitora e prospecta o mercado nacional e internacional de inovação, buscando empresas que estejam desenvolvendo produtos e serviços que possam contribuir com o nosso negócio. Com isso entregamos mais rápido os melhores seguros para os nossos clientes”, afirma Guilherme Haraguchi (foto), Superintendente Executivo de Inovação do Grupo Bradesco Seguros.

Como resultado, o número de empresas prospectadas em 2022 superou os três dígitos, crescendo mais de 62%, se comparado ao ano anterior. Dentre as mais de 40 POCs realizadas durante o ano, mais da metade foi contratada para projetos internos – um aumento de 24% em relação a 2021. “Esse crescimento mostra que estamos sendo cada vez mais estratégicos na iniciativa de inovação aberta”, finaliza Guilherme.

Edelman

You may be interested

Tokio Marine cresce 11% na região Nordeste em 2025
Tokio Marine Seguradora
82 Vizualizações
Tokio Marine Seguradora
82 Vizualizações

Tokio Marine cresce 11% na região Nordeste em 2025

Publicação - 12 de janeiro de 2026

A Tokio Marine Seguradora anuncia crescimento de 11% em 2025 na produção da Regional Nordeste, que atende os estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.…

Icatu anuncia novo CTO e acelera a digitalização do negócio
Icatu Seguros
117 Vizualizações
Icatu Seguros
117 Vizualizações

Icatu anuncia novo CTO e acelera a digitalização do negócio

Publicação - 12 de janeiro de 2026

A Icatu Seguros, maior seguradora independente do país nos segmentos de Vida, Previdência e Capitalização, anuncia um relevante reforço para a sua área de tecnologia com a…

Apólice do mercado brasileiro com pagamento de prêmio via créditos de carbono
Aon plc
98 Vizualizações
Aon plc
98 Vizualizações

Apólice do mercado brasileiro com pagamento de prêmio via créditos de carbono

Publicação - 12 de janeiro de 2026

Aon plc (NYSE: AON), empresa líder global em serviços profissionais, estruturou a primeira proposta de apólice, cujo prêmio pode ser pago parcialmente por meio de créditos de carbono. A…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin