00:00:00
25 Nov

Empresas como produtoras de conteúdo

3 de fevereiro de 2023
174 Visualizações

Por onde você se informa? Já parou para refletir sobre isso? Jornal impresso, on-line, televisão, e-mail, newsletters, revistas, conversa com amigos – pessoalmente ou por aplicativos –, grupo do trabalho, da faculdade, letreiros no metrô, no ponto de ônibus, elevador, perto do semáforo, aeroporto, vídeos curtos, longos (o que hoje significa algo com mais de um minuto). Contamos na atualidade com uma imensa quantidade e variedade de formatos de conteúdo disponíveis em todos os lugares que olhamos. Algo, sem dúvidas, inimaginável há três décadas.

Esse fenômeno, como quase tudo que conhecemos, tem os seus prós e contras. A produção de informações, que antes era majoritariamente elaborada pela imprensa, hoje é muito mais plural: uma menina no interior do Brasil pode, por exemplo, postar em suas redes sociais a foto de um fenômeno natural no céu de sua região e isso repercutir em jornais do mundo todo. A divulgação de novas vozes e pontos de vista, que agora conseguem entrar com mais facilidade na esfera pública, beneficia – e muito – o diálogo e nossa compreensão e interpretação do mundo. Em contrapartida, tornou-se cada vez mais essencial a checagem sobre a veracidade das informações.

Neste cenário de constantes mudanças é que muitas empresas decidiram investir na produção de conteúdo proprietário. Especialmente tendo em vista que a confiança nas empresas pela população segue subindo, com interesse cada vez maior em ouvi-las. Prova disso, é que, de acordo com o Edelman Trust Barometer 2022, tradicional estudo internacional que mede a confiança da sociedade nas instituições, a confiança nas empresas no Brasil cresceu três pontos percentuais se comparado ao estudo do ano anterior, chegando à 64% dos entrevistados.

Isso, mostra o importante papel que a sociedade espera das companhias em também trazer informações confiáveis sem, de maneira alguma, é claro, tentar ocupar um papel que é muito bem desenvolvido pela mídia. Aliás, nesse cenário de múltiplas vozes, o papel dos veículos tem se tornado de extrema importância para a sociedade.

Um exemplo de material produzido por empresas é o ‘Jornada Conectada’, o hub de conteúdo do Grupo Bradesco Seguros. Lançado em junho de 2022, foi desenvolvido com o objetivo de levar, cada vez mais, informações de qualidade, com análises e entrevistas com especialistas – promovendo a cultura do seguro no país. A plataforma é apresentada como uma revista digital, contando ainda com uma newsletter mensal, podcasts e uma homepage hospedada no portal do Grupo.

O material produzido pelas empresas surge, cada vez mais, como uma nova voz de suas especialidades neste grande emaranhado. Até mesmo porque essas organizações podem agregar muito no desenvolvimento da sociedade por meio do compartilhamento de conteúdos relevantes. Com iniciativas como essa ganha a população, que conta com mais opções de informações, a própria empresa, que aumenta a relevância do seu negócio e notoriedade da marca, e imprensa, com mais fontes de informações confiáveis.

*Por Regina Macedo, Superintendente de Comunicação e Análise de Mercado do Grupo Bradesco Seguros

Edelman

You may be interested

Diretora da Allianz Partners Brasil é eleita uma das principais líderes de RH do país
Allianz Partners Brasil
21 Vizualizações
Allianz Partners Brasil
21 Vizualizações

Diretora da Allianz Partners Brasil é eleita uma das principais líderes de RH do país

Publicação - 25 de novembro de 2024

A Diretora de Recursos Humanos da Allianz Partners Brasil, Simone Rezende, foi eleita uma das líderes de RH mais influentes do país na primeira fase do 3º…

ENS firma parceria inédita com instituição canadense
Escola de Negócios e Seguros
26 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
26 Vizualizações

ENS firma parceria inédita com instituição canadense

Publicação - 25 de novembro de 2024

Em uma colaboração inédita, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) e o Chartered Institute of Marketing Management of Ontario (CIMMO), do Canadá, firmaram parceria para ampliar as…

Presidente do Grupo A12+ confirma participação no CNC Global Voices
Grupo A12+
31 Vizualizações
Grupo A12+
31 Vizualizações

Presidente do Grupo A12+ confirma participação no CNC Global Voices

Publicação - 25 de novembro de 2024

A CNC (Confederação Nacional do Comércio) promove o CNC Global Voices no dia 25 de novembro, no Palácio Tangará, em São Paulo. O presidente do Grupo A12+,…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin