O Instituto SulAmérica, organização sem fins lucrativos cujo objetivo é promover o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao cuidado da saúde emocional, participou de uma ação da TETO Brasil, finalizada no último sábado, para construção de duas moradias de emergência na cidade de São Paulo. Cerca de 50 colaboradores da Comunidade de Voluntariado do Grupo SulAmérica se engajaram nas atividades de construção e pintura dessas moradias. A ação ocorreu nos dias 3, 4 e 10 de dezembro, quando ocorreram as entregas das casas construídas com famílias da Comunidade Indígena Tekoa Itakupe, próxima ao Pico do Jaraguá, na Zona Norte da capital paulista.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), um dos impactos mais relevantes do projeto de moradias de emergência da TETO Brasil é o efeito que moradores e moradoras de comunidades em situação de vulnerabilidade percebem na sua saúde emocional. Após passar pelo processo de construção com a comunidade e o voluntariado e ter acesso a um espaço digno para viver, as pessoas relatam a diminuição do sentimento de solidão e até do consumo de medicamentos relacionados à ansiedade de depressão.
Assim como o Instituto trabalha para melhorar vidas a partir da saúde emocional, combatendo o estigma social e mostrando que esse é um direito para todas as pessoas, a TETO Brasil atua pela superação da pobreza em comunidades vulneráveis por meio de projetos de infraestrutura com a participação de um voluntariado jovem e engajado e de moradores(as) das próprias comunidades.
“O resgate da autonomia e do cuidado em saúde emocional, que é nosso propósito no Instituto SulAmérica, precisa passar também por um olhar mais amplo e empático sobre as condições de vida das pessoas, de modo que possamos construir, em conjunto, soluções assertivas e redes de apoio nas comunidades. É muito gratificante poder viabilizar e participar de uma experiência de voluntariado que nos convida a colocar a mão na massa e também a nos conectar com as famílias beneficiadas”, afirma Luiz Pires, diretor executivo do Instituto SulAmérica e um dos voluntários da ação.
“A moradia é fundamental para o quebra-cabeça das nossas vidas. Viver em condições inadequadas, em locais insalubres, sem janelas, ventilação, piso ou banheiro, é associado a doenças debilitantes em todo mundo e têm um impacto direto na saúde física e mental de todos nós, como mostra a pesquisa de impacto feita para TETO com a FGV”, ressalta Camila Jordan, Diretora Executiva da TETO Brasil.
InPress Porter Novelli
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

