00:00:00
29 Apr

Akad lança seguro contra riscos cibernéticos para pequenas e médias empresas

10 de novembro de 2022
230 Visualizações

A Akad Seguros, seguradora investida pela GP Investimentos e pela CyberLabs, acaba de dar um passo decisivo para democratizar o acesso a seguros de proteção contra ataques cibernéticos no Brasil. A seguradora se juntou à PSafe, líder em segurança digital na América Latina, para pela primeira vez desenvolver um produto pensado para pequenas e médias empresas. O Cyber Risk Pro já vem sendo testado por um grupo de corretores desde agosto e deve ser lançado ainda este ano acompanhado de um software de segurança empresarial que protege o segurado contra ransomware, vazamentos e outras ameaças.

O lançamento é a grande aposta da Akad para atender mais de 6,4 milhões de pequenas e médias empresas ativas no Brasil, como escritórios, mercados de bairro, restaurantes, clínicas médicas, entre outros negócios. A seguradora alerta que os alvos dos cibercriminosos já não se restringem mais a grandes varejistas e instituições financeiras, estando as PMEs cada vez mais exposta a riscos de vazamento e roubo de informações.

“Chegaremos a empresas que muitas vezes não podem investir em um time de segurança especializado para se proteger das ações dos invasores”, explica o CEO Danilo Gamboa. Com a estratégia de democratização em mente, a seguradora volta suas atenções para companhias que podem ter de dois até 500 funcionários, com limite de faturamento anual em R$ 300 milhões.

Na visão dos especialistas em segurança digital da Akad, a diversificação dos ataques expõe 60% das pequenas e médias empresas a riscos cada vez maiores. Esta é a estimativa da PSafe da quantidade de PMEs no Brasil que já tiveram informações roubadas ou dados vazados. Em um teste realizado com 2,4 mil sites corporativos brasileiros no ano passado, a empresa identificou que 98% possuem alguma vulnerabilidade para sofrer ataques virtuais.

A partir da contratação do seguro pelo cliente, a Akad se compromete a cobrir lucros cessantes e despesas sofridas durante o período em que ocorrer uma eventual interrupção dos negócios até o momento da total restauração do sistema na empresa. A apólice cobre ainda danos à reputação, prejuízos sofridos por terceiros, multas, além de custos de defesa, reparação, perícia e avaliação.

Educação e prevenção
Além da oferta tradicional do seguro, Akad e PSafe vão priorizar iniciativas educativas e informativas para garantir a proteção dos futuros segurados. A intenção é ter uma abordagem preventiva, ou seja, criar condições para que as empresas consigam manter seus ambientes de rede mais seguros para mitigar riscos e evitar eventuais sinistros.
Junto com a apólice, a Akad oferecerá uma licença gratuita do dfndr enterprise, sistema de proteção de dados para empresas para proteger os usuários contra ransomware, phishing, malwares, conexões inseguras e até vulnerabilidades em sites web. Com a solução, o Cyber Risk Pro escaneia o ambiente digital da empresa segurada para encontrar vulnerabilidades no momento da cotação e ao longo da apólice.

As empresas contratantes do seguro poderão utilizar o scanner completo de vulnerabilidade para todos os dispositivos corporativos, como computadores, notebooks, smartphones, tablets. Segundo a PSafe, três em cada quatro empresas que efetuam a verificação descobriram o vazamento de algum dado sensível.

Se mesmo com todos os cuidados o segurado for vítima de invasão com paralisação total ou parcial do sistema, o segurado poderá recorrer ao Cyber 911, um suporte 24 horas para contato direto com um especialista em segurança digital. Além disso, terão à disposição um manual de boas práticas de segurança, onde poderão consultar as estratégias de invasão mais utilizadas pelos criminosos, aprender como se proteger de um malware e entender o que está por trás de fraudes eletrônicas como o phishing.

A estratégia da Akad para democratizar o acesso ao seguro de cibersegurança passa ainda pela criação de um produto com linguagem simples e interface didática, o que deve facilitar o trabalho de corretores e a adesão de futuros segurados. A seguradora já confirmou que todo processo de cotação, contratação e emissão da apólice poderá ser feito totalmente online em uma questão de minutos pelo site da companhia.

blue chip

You may be interested

ANSP apresenta artigo científico com a Dra. Margarida Lima Rego
ANSP
70 Vizualizações
ANSP
70 Vizualizações

ANSP apresenta artigo científico com a Dra. Margarida Lima Rego

Publicação - 29 de abril de 2024

Apresentação do artigo científico sobre ODS e a contribuição do mercado de seguros na Europa, com destaque para o mercado português e um comparativo com o Brasil.…

CAPEMISA leva estande para 3ª edição do Congrecor
Capemisa
50 Vizualizações
Capemisa
50 Vizualizações

CAPEMISA leva estande para 3ª edição do Congrecor

Publicação - 29 de abril de 2024

O estande da CAPEMISA Seguradora, na 3ª edição do Congrecor, que aconteceu entre os dias 24 e 25 de abril no Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF),…

TEx e Justos estabelecem parceria inédita
TEx
49 Vizualizações
TEx
49 Vizualizações

TEx e Justos estabelecem parceria inédita

Publicação - 29 de abril de 2024

A TEx, empresa de tecnologia que vem revolucionando o mercado segurador com soluções inovadoras, anuncia uma parceria estratégica com a Justos, empresa de seguro auto que usa…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Conselheiros eleitos pelos participantes tomam posse
Prevcom
50 Vizualizações
50 Vizualizações
Youse anuncia contratação de Nikolaus Maack
Youse
48 Vizualizações
48 Vizualizações

Youse anuncia contratação de Nikolaus Maack

Publicação - 29 de abril de 2024
MAG Seguros alcança lucro líquido histórico
MAG Seguros
57 Vizualizações
57 Vizualizações

MAG Seguros alcança lucro líquido histórico

Publicação - 29 de abril de 2024
WordPress Video Lightbox Plugin