Conforme aponta o estudo, o grupo MAPFRE, com US$ 8,3 bilhões e uma participação de mercado de 5,5%, atingiu o primeiro lugar da classificação geral. As brasileiras Brasilprev e Bradesco passaram a ter, em 2021, uma participação de mercado de 5,3% e 5,1%, respectivamente, com US$ 7,9 e US$ 7,68 bilhões em prêmios emitidos. Cabe indicar que dentre os cinco primeiros grupos seguradores que operam na região, somente a Zurich reduziu seu volume de prêmios em relação ao ano anterior, o que fez com que descesse até a quinta posição.
“A evolução do negócio Vida é o principal fator que justifica esses movimentos no ranking, de modo que, para 2022, ano em que a recuperação desse segmento continua, pode haver mudanças nas primeiras posições novamente”, alerta Verduzco.
Quanto à classificação geral, os 25 maiores grupos seguradores incluídos no levantamento receberam US$ 93,4 bilhões, sendo US$ 8,6 bilhões a mais em prêmios em 2021, o que representa um aumento de 10,2% em relação ao ano anterior. Se esta amostragem de grupos for reduzida aos 10 maiores, o crescimento anual entre 2020 e 2021 chegou a 10,8%.
Análise geográfica
Este ano foi ampliada a perspectiva de análise do ranking, estudando com maior profundidade a dispersão geográfica e regional dos prêmios e crescimentos para os dez primeiros grupos seguradores. Da análise realizada, a MAPFRE Economics concluiu que, com US$ 150 bilhões de prêmios emitidos em 2021 e 12% crescimento, o setor de seguros latino-americano conseguiu uma rápida recuperação após a crise da Covid-19, embora este crescimento ainda não tenha permitido alcançar os níveis de prêmios totais que existiam antes da pandemia. Assim, este crescimento correspondeu a um movimento expansivo, tanto para o ramo de Vida, que cresceu 11,3%, como para o de Não Vida, que aumentou em 12,5%. Desta maneira, avaliados em dólares e ordenados por sua importância no peso do negócio, o mercado de seguros do Brasil cresceu 7,2%, México 15,9%, Chile 12,3%, Colômbia 14,5% e Peru 26,4%.
Para acompanhar na íntegra o “Ranking de grupos seguradores na América Latina em 2021” basta acessar este link: fundacionmapfre.com.br/publicacoes/estudos-e-pesquisas/
InPress Porter Novelli
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…