Conforme aponta o estudo, o grupo MAPFRE, com US? 8,3 bilhões e uma participação de mercado de 5,5%, atingiu o primeiro lugar da classificação geral. As brasileiras Brasilprev e Bradesco passaram a ter, em 2021, uma participação de mercado de 5,3% e 5,1%, respectivamente, com US? 7,9 e US? 7,68 bilhões em prêmios emitidos. Cabe indicar que dentre os cinco primeiros grupos seguradores que operam na região, somente a Zurich reduziu seu volume de prêmios em relação ao ano anterior, o que fez com que descesse até a quinta posição.
“A evolução do negócio Vida é o principal fator que justifica esses movimentos no ranking, de modo que, para 2022, ano em que a recuperação desse segmento continua, pode haver mudanças nas primeiras posições novamente”, alerta Verduzco.
Quanto à classificação geral, os 25 maiores grupos seguradores incluídos no levantamento receberam US? 93,4 bilhões, sendo US? 8,6 bilhões a mais em prêmios em 2021, o que representa um aumento de 10,2% em relação ao ano anterior. Se esta amostragem de grupos for reduzida aos 10 maiores, o crescimento anual entre 2020 e 2021 chegou a 10,8%.
Análise geográfica
Este ano foi ampliada a perspectiva de análise do ranking, estudando com maior profundidade a dispersão geográfica e regional dos prêmios e crescimentos para os dez primeiros grupos seguradores. Da análise realizada, a MAPFRE Economics concluiu que, com US? 150 bilhões de prêmios emitidos em 2021 e 12% crescimento, o setor de seguros latino-americano conseguiu uma rápida recuperação após a crise da Covid-19, embora este crescimento ainda não tenha permitido alcançar os níveis de prêmios totais que existiam antes da pandemia. Assim, este crescimento correspondeu a um movimento expansivo, tanto para o ramo de Vida, que cresceu 11,3%, como para o de Não Vida, que aumentou em 12,5%. Desta maneira, avaliados em dólares e ordenados por sua importância no peso do negócio, o mercado de seguros do Brasil cresceu 7,2%, México 15,9%, Chile 12,3%, Colômbia 14,5% e Peru 26,4%.
Para acompanhar na íntegra o “Ranking de grupos seguradores na América Latina em 2021” basta acessar este link: fundacionmapfre.com.br/publicacoes/estudos-e-pesquisas/
InPress Porter Novelli
You may be interested

UCS promove encontro sobre liderança, sucessão e o futuro do corretor
Publicação - 30 de janeiro de 2026A União dos Corretores de Seguros (UCS) abriu oficialmente o calendário de eventos de 2026 com um encontro especial do Trocando Ideias, realizado no dia 28 de…

Proposta para garantir mais estabilidade da renda no campo avança
Publicação - 30 de janeiro de 2026A ocorrência de eventos climáticos extremos vem impactando a vida no campo, transformando a percepção de riscos dos produtores rurais. Diante do avanço da degradação do capital…

Confira como foi a visita técnica do órgão supervisor de seguros de Moçambique
Publicação - 30 de janeiro de 2026A Superintendência de Seguros Privados (Susep) recebeu, entre os dias 20 e 29 de janeiro, visita técnica de representantes do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM), com…
Mais desta categoria













