00:00:00
25 Apr

SincorCAST – Autorregulação é selo de qualidade para o corretor de seguros

9 de junho de 2022
359 Visualizações

“Desafios da autorregulação – Estamos sendo vigiados? O que ganhamos com isso? Com esses questionamentos, a 3ª edição do SincorCAST foi ao ar na manhã desta quarta-feira (08/06), pelo canal da TV Sincor-SP no YouTube. E para responder às perguntas, o presidente do Sincor-SP, Boris Ber, e o 1º tesoureiro, Edson Fecher, receberam o presidente da Fenacor, Armando Vergílio. A transmissão está disponível no link: youtube.com/watch?v=7za5hVQziLQ

Na abertura do programa, Boris ressaltou a relevância do tema, que é estrategicamente significativo para os corretores de seguros. “Trata-se da nossa emancipação, que comprova a nossa responsabilidade como profissionais. A autorregulação é o alcance da maturidade, de fazer as próprias normas e regras”.

Vergílio explicou que existem dois modelos de regulação de profissões. “O primeiro é o modelo de conselhos, que são autarquias especiais como o Conselho Regional de Medicina (CRM), por exemplo, que precisa fazer parte para poder atuar na profissão. Já no outro modelo, a autorregulação é por adesão, facultativo por parte do profissional, como o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR). No caso dos corretores, é uma autorregulação com supervisão do Estado, que, neste caso, é a Susep”.

Segundo o presidente da Fenacor, a autarquia não dispõe de servidores suficientes para fazer a supervisão preventiva dos corretores de seguros. “Buscando melhorar a estrutura, a Susep foi atrás da Casa Civil, que sugeriu a autorregulação. Em 2010, foi aprovada a Lei Complementar nº 137, que considerava as autorreguladoras como órgãos auxiliares da autarquia”, explicou. “Já em 2013, quando foi criado o IBRACOR, a Susep foi designada para analisar e aprovar o estatuto, bem como os integrantes do corpo diretivo, além de ditar quais as etapas dos processos administrativos”. Vergí¬lio ainda destacou: “no momento, temos apenas uma autorreguladora registrada, o que não significa que não podem haver outras”.

Boris lembrou que o IBRACOR está com tudo pronto e atuante, com um número de pessoas elevado e que entenderam a importância de fazer parte disso. “Neste momento, temos alinhamento com o legislativo e com a Susep para avançar com isso. Não há motivo para ter medo. Estamos oferecendo à autarquia uma tarefa que não é feita”.

Fecher revelou que atuou como relator do tribunal de ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e, durante este período, percebeu que o caráter educacional era o mais importante. “Isso repercute dentro da sociedade e da própria categoria de uma maneira privilegiada. E, hoje, a Susep não tem braço para fazer a regulação de maneira preventiva e educativa”.

Sobre as vantagens na adesão ao IBRACOR, Vergílio destacou que existem dois tipos de profissionais que não desejam o modelo de autorregulação: o que não conhece e o mau corretor. “Ao se associar, o corretor ganha um selo de qualidade, e o consumidor vai começar a exigir isso, uma garantia de seriedade e credibilidade”.

Assessoria de Imprensa Sincor-SP

You may be interested

Seguro de RC será o tema central de evento inédito focado em corretores de seguros
Interesse Mercado
39 Vizualizações
Interesse Mercado
39 Vizualizações

Seguro de RC será o tema central de evento inédito focado em corretores de seguros

Publicação - 25 de abril de 2024

Para atender aos corretores de seguros que anseiam diversificar os negócios, conquistar mais clientes e aumentar a lucratividade na corretora, a plataforma de especialização em seguro de…

Interfile apresenta nova oferta de hiperautomação ao setor de seguros
Tecnologia
33 Vizualizações
Tecnologia
33 Vizualizações

Interfile apresenta nova oferta de hiperautomação ao setor de seguros

Publicação - 25 de abril de 2024

A Interfile, empresa do grupo Atento e uma das maiores de serviços de BPO no país, segue investindo em seu novo modelo de negócios que alia consultoria…

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais
SegurPro
39 Vizualizações
SegurPro
39 Vizualizações

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais

Publicação - 25 de abril de 2024

O mercado de carros elétricos tem registrado um aumento expressivo no número de vendas no Brasil. Em 2023, foram quase 94 mil emplacamentos, um crescimento de 91%…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin