00:00:00
22 Nov

Fundación MAPFRE anuncia finalistas brasileiros dos Prêmios à Inovação Social

22 de março de 2022
504 Visualizações

Apoiar e promover iniciativas transformadoras que gerem impacto social e transformem o mundo, esse é o objetivo dos Prêmios à Inovação Social Fundación MAPFRE, que chega a sua fase final. Com inscrições divididas em três regiões: Brasil, Europa e demais países da América Latina, a premiação — que está em sua quinta edição — reuniu mais de 220 projetos nas categorias Economia sênior, Prevenção e Mobilidade; e Melhoria da saúde e Tecnologia digital (E-health).

No Brasil, as iniciativas Mais Vivida, Lysa Cão Guia Robô e Epistemic foram as escolhidas para disputar a grande final em abril, na Espanha, junto a projetos selecionados de outros países. Os vencedores — um por categoria — receberão um prêmio de 40 mil euros.

Inscrita dentro da categoria Melhora da Saúde, a Epistemic tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com epilepsia e de seus familiares por meio de um aplicativo — para registro de crises epiléticas e sintomas — e uma plataforma para acompanhamento médico. A startup também desenvolveu um dispositivo para ser usado na cabeça que tem a capacidade de prever crises com meia hora de antecedência. A Mais Vívida — finalista em Economia sênior — é uma plataforma de conexão entre jovens e o público maduro para ensino de tecnologia do dia a dia. Já a Lysa Cão Guia Robô pretende distribuir o robô Lysa, similar a um cão guia, para permitir uma mobilidade mais segura, econômica e autônoma a pessoas portadoras de deficiência visual.

“A inovação social é peça-chave para as mudanças que a nossa sociedade espera e necessita. Os Prêmios à Inovação Social têm o objetivo de dar visibilidade e promover iniciativas que podem impactar o mundo dos pontos de vista social, econômico e ambiental. Os três finalistas brasileiros estão alinhados com esse pensamento e irão representar muito bem o País na final da premiação.”, afirma Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.

Para se prepararem para a defesa de seus projetos, os finalistas receberão apoio e sessões de coaching da IE University, universidade espanhola. Além disso, todas as iniciativas — vencedoras ou não — passarão a integrar a Rede Innova, uma comunidade privada de inovadores sociais criada pela Fundación MAPFRE para manter todos conectados, incentivando o intercâmbio de conhecimentos e contribuindo para o ecossistema de inovação social. “A Rede Innova permite que todos os projetos inscritos nos Prêmios à Inovação Social ganhem notoriedade, pois eles passam a fazer parte de uma plataforma democrática que permitirá um networking e a possibilidade de contato com organizações que buscam as soluções que eles oferecem.”, conta Fátima.

Conheça um pouco mais sobre os três finalistas brasileiros

Epistemic
Categoria: Melhoria da saúde e Tecnologia digital (E-health)

A Epistemic é uma startup de São Paulo que utiliza tecnologia para melhorar a vida de pacientes com epilepsia e seus familiares. Para isso, desenvolveu um sistema com três elementos: um app diário no qual o paciente relata, de forma simples e intuitiva, seu dia e crises; uma plataforma web para o médico poder visualizar todas as informações do seu paciente e poder correlacionar possíveis gatilhos de suas crises; e um dispositivo, para ser utilizado na cabeça, capaz de prever crises epiléticas, avisando o paciente e seu cuidador ou responsável meia hora antes dela acontecer.
“Apesar de ter atuado em grandes companhias como engenheira, eu sempre quis empreender. Um dia, minha mãe, que é física, me contou sobre uma pesquisa que estava fazendo com sinais de eletroencefalograma de pacientes com epilepsia e como ela conseguia detectar anomalias no sinal antes de uma crise ocorrer. Achei uma ideia sensacional e casamos a experiência para desenvolver os produtos.”, conta Paula Gomez, CEO da Epistemic. “Ter o nosso trabalho reconhecido não apenas pela qualidade, mas como uma inovação social – ainda mais em um prêmio tão reconhecido – é muito gratificante.”

Mais Vivida
Categoria: Economia Sênior

A Mais Vivida é uma plataforma de conexão entre jovens e o público maduro criada para proporcionar aprendizado. Por meio da iniciativa, criada em São Paulo, jovens remunerados, chamados de anjos, ensinam tecnologia do dia a dia aos mais sêniores. Com atendimentos humanizados e benefícios gerados pelo encontro de gerações, a plataforma tem o objetivo de ensinar e estimular cognitivamente as pessoas seniores , proporcionando independência e empoderamento.
“Acreditamos que a educação formal não é a única forma de aprendizado existente – principalmente para o público mais velho. Nosso papel é devolver toda a potência e auto confiança que existe nas pessoas mais vividas e, consequentemente, mudar o olhar que as pessoas têm em relação ao idoso hoje em dia.”, explica Viviane Palladino, CEO e co-fundadora do Mais Vivida. “Trabalhar impacto social no Brasil é muito gratificante. Há uma série de desafios a serem solucionados – e muitos obstáculos também – mas estar entre os finalistas mostra que estamos no caminho certo.”, conclui.

Lysa Cão Guia Robô
Categoria: Prevenção e Mobilidade

Criada no Espírito Santo, a Lysa Cão Guia Robô é o viés econômico da startup Vixsystem e tem o objetivo de desenvolver e distribuir a robô Lysa. Baseado em um cão guia, ela permite a mobilidade de maneira mais segura, econômica e autônoma de pessoas com deficiência visual. O robô conta com tecnologia de ponta e Inteligência Artificial que possibilita o mapeamento de ambientes diversos, possibilitando uma maior independência por parte dos deficientes.
“Segundo a World Blind Union (WBU), existem 253 milhões de pessoas em todo o mundo que são cegas ou parcialmente cegas. Com a Lysa, queremos dar mais autonomia e esperança para essas pessoas – para que possam frequentar espaços e se locomover com segurança. Uma tecnologia inovadora como a Lysa fará o mundo enxergar a pessoa com deficiência visual de outra forma e a indicação aos Prêmios potencializa ainda mais o alcance do projeto”, explica Neide Sellin, CEO e fundadora da Vixsystem.

As histórias completas dos três projetos finalistas, assim como mais informações sobre os Prêmios à Inovação Social estão disponíveis no site da Fundación MAPFRE: fundacionmapfre.com.br/premios-bolsas/fundacion-mapfre-inovacao-social

InPress Porter Novelli

Foto: Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
52 Vizualizações
Lojacorr
52 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
49 Vizualizações
MetLife
49 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
49 Vizualizações
Artigo
49 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin