“O sucesso não tem a ver com quanto dinheiro você ganha, mas com a diferença que você faz na vida de outras pessoas.” (Michelle Obama)
O mercado de seguros está repleto de profissionais bem capacitadas e preparadas para cargos de alta liderança e responsabilidade. Mas o caminho de equidade está longe de ser satisfatório, pois poucas colocações, são ocupadas por mulheres.
Segundo o 3º Estudo sobre as Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil*, os dados indicam uma melhora significativa dos indicadores, desde 2012, quando a primeira pesquisa do gênero foi realizada sobre o retrato da presença feminina no setor.
Desenvolvido pela diretora de ensino técnico da Escola Nacional de Seguros*, Maria Helena Monteiro, e pelo economista Francisco Galiza, este novo levantamento aponta, atualiza e dá voz à relação das mulheres com o mercado de seguros e, por consequência, com o mercado de trabalho. Por exemplo: de cada quatro executivos de seguradoras, um é mulher. Essa proporção já foi mais desvantajosa nos estudos anteriores, realizados em 2012 e 2016.
Hoje, as mulheres ganham em torno de 70% dos salários dos homens, mas isso não é muito diferente do que ocorre no resto do mundo. Não só o número de executivas cresceu como as mulheres em cargos gerenciais aumentaram bastante, e já são 47% nesse nível. Conforme analisa o estudo, devido à importância desse mercado para as mulheres, já existem diversas estimativas para avaliar a relevância desse segmento, com sugestões de como o setor pode alcançar um maior sucesso.
Há um longo caminho a ser percorrido, para que a valorização feminina no mercado de trabalho, não só de seguros, seja satisfatória. A partir da edição nº 41, a Revista Insurance Corp, abre espaço para as mulheres do setor, contarem suas experiências, perdas e ganhos, traduzindo como o mercado pode fomentar a expansão das profissionais.
Aguardem a primeira coluna, que será assinado por mulheres da indústria do seguro e resseguros.
Feliz dia das mulheres para todas, com mais igualdade e oportunidades!
Márcia Kovacs – Redação
- Estudos e Pesquisas, Maria Helena Monteiro e Francisco Galiza/ Editora: ENS – 3ª edição – 2019
You may be interested
Loja do Mecânico escolhe 180 seguros para impulsionar vendas de garantia estendida
Publicação - 22 de novembro de 2024A Loja do Mecânico, principal plataforma omnichannel de vendas de máquinas e ferramentas da América Latina, anuncia uma parceria com a 180 Seguros, marcando um importante passo…
Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Publicação - 21 de novembro de 2024Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…
MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
Publicação - 21 de novembro de 2024A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…