Essencial dentro de qualquer estrutura organizacional, o setor de Recursos Humanos é estratégico para as empresas, pois se relaciona com todas as áreas e zela pela cultura interna.
Os profissionais de RH são responsáveis pela integração entre a companhia e os colaboradores, buscando manter produtividade e satisfação no ambiente corporativo. Também são eles que administram demandas por contratação e capacitação, e cuidam de benefícios e questões pessoais do corpo funcional.
Conheça algumas atividades realizadas pelos profissionais de RH:
– Admissão e seleção de candidatos
O recrutamento de pessoal requer ampla pesquisa e é composto por diversas etapas. Primeiro, o profissional de RH identifica o perfil adequado para cada posição na empresa e seleciona os melhores candidatos com base na análise de currículos, experiências anteriores e qualificações. Na sequência, realiza entrevistas, dinâmicas, testes e outras etapas de seleção. Ao final, participa da escolha junto aos gestores das áreas.
– Educação corporativa
Os programas de treinamento de colaboradores aprimoram o desenvolvimento técnico e comportamental, contribuindo para o avanço das carreiras e a conquista de cargos mais altos. Nessa atividade são identificadas lacunas, demandas, competências e habilidades, para que, então, sejam recomendados cursos e aprendizados de acordo com a necessidade de cada funcionário.
– Política de cargos e salários
É o setor de RH que monitora cargos e salários dos colaboradores, estabelecendo planos de carreiras e remunerações compatíveis. Dessa forma, engaja os funcionários e oferece oportunidades para o desenvolvimento de carreiras. Para isso, são realizadas avaliações de desempenho constantes junto aos gestores, buscando ajustar os salários de acordo com as funções e formações.
– Benefícios
É tarefa do profissional de Recursos Humanos desenvolver estratégias visando ao bem-estar e à saúde física e mental dos colaboradores. Contribuem para isso pacotes de benefícios que podem incluir plano de saúde, seguros, previdência privada, auxílios como creche, vale-refeição, vale-alimentação e vale-transporte, participação nos lucros, entre outros.
– Monitoramento de clima
O compromisso com a ética no trabalho e o bom relacionamento institucional são alicerces do setor de RH. Ele atua para manter os colaboradores integrados e bem assistidos, esclarecendo dúvidas e comunicando mudanças e outros fatos que impactam o ambiente interno. Além disso, elabora e aplica pesquisas de clima que determinam como os colaboradores estão se sentindo, contribuindo para a identificação e solução de problemas pessoais e conflitos.
O que é necessário para trabalhar com Recursos Humanos?
Um segmento com inúmeras oportunidades, que exige ética e responsabilidade! Para ingressar nesse ramo, é necessária formação específica, como a conferida pela Graduação em Gestão de Recursos Humanos da Escola de Negócios e Seguros.
Com duração de dois anos, o curso prepara profissionais para atuação em todas as esferas deste setor. Não perca tempo, participe do processo seletivo e se torne um profissional de Recursos Humanos: graduacao.ens.edu.br!
Comunicação ENS
You may be interested
Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Publicação - 21 de novembro de 2024Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…
MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
Publicação - 21 de novembro de 2024A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…
Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Publicação - 21 de novembro de 2024A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…