00:00:00
19 Apr

Quais as áreas de atuação para o profissional de Recursos Humanos?

17 de fevereiro de 2022
357 Visualizações

Essencial dentro de qualquer estrutura organizacional, o setor de Recursos Humanos é estratégico para as empresas, pois se relaciona com todas as áreas e zela pela cultura interna.

Os profissionais de RH são responsáveis pela integração entre a companhia e os colaboradores, buscando manter produtividade e satisfação no ambiente corporativo. Também são eles que administram demandas por contratação e capacitação, e cuidam de benefícios e questões pessoais do corpo funcional.

Conheça algumas atividades realizadas pelos profissionais de RH:

– Admissão e seleção de candidatos
O recrutamento de pessoal requer ampla pesquisa e é composto por diversas etapas. Primeiro, o profissional de RH identifica o perfil adequado para cada posição na empresa e seleciona os melhores candidatos com base na análise de currículos, experiências anteriores e qualificações. Na sequência, realiza entrevistas, dinâmicas, testes e outras etapas de seleção. Ao final, participa da escolha junto aos gestores das áreas.

– Educação corporativa
Os programas de treinamento de colaboradores aprimoram o desenvolvimento técnico e comportamental, contribuindo para o avanço das carreiras e a conquista de cargos mais altos. Nessa atividade são identificadas lacunas, demandas, competências e habilidades, para que, então, sejam recomendados cursos e aprendizados de acordo com a necessidade de cada funcionário.

– Política de cargos e salários
É o setor de RH que monitora cargos e salários dos colaboradores, estabelecendo planos de carreiras e remunerações compatíveis. Dessa forma, engaja os funcionários e oferece oportunidades para o desenvolvimento de carreiras. Para isso, são realizadas avaliações de desempenho constantes junto aos gestores, buscando ajustar os salários de acordo com as funções e formações.

– Benefícios
É tarefa do profissional de Recursos Humanos desenvolver estratégias visando ao bem-estar e à saúde física e mental dos colaboradores. Contribuem para isso pacotes de benefícios que podem incluir plano de saúde, seguros, previdência privada, auxílios como creche, vale-refeição, vale-alimentação e vale-transporte, participação nos lucros, entre outros.

– Monitoramento de clima
O compromisso com a ética no trabalho e o bom relacionamento institucional são alicerces do setor de RH. Ele atua para manter os colaboradores integrados e bem assistidos, esclarecendo dúvidas e comunicando mudanças e outros fatos que impactam o ambiente interno. Além disso, elabora e aplica pesquisas de clima que determinam como os colaboradores estão se sentindo, contribuindo para a identificação e solução de problemas pessoais e conflitos.

O que é necessário para trabalhar com Recursos Humanos?

Um segmento com inúmeras oportunidades, que exige ética e responsabilidade! Para ingressar nesse ramo, é necessária formação específica, como a conferida pela Graduação em Gestão de Recursos Humanos da Escola de Negócios e Seguros.

Com duração de dois anos, o curso prepara profissionais para atuação em todas as esferas deste setor. Não perca tempo, participe do processo seletivo e se torne um profissional de Recursos Humanos: graduacao.ens.edu.br!

Comunicação ENS

You may be interested

Prudential anuncia patrocínio ao Minas Tênis Clube
Prudential
27 Vizualizações
Prudential
27 Vizualizações

Prudential anuncia patrocínio ao Minas Tênis Clube

Publicação - 19 de abril de 2024

A Prudential do Brasil, maior seguradora independente no segmento de pessoas do país, é a nova patrocinadora do Minas Tênis Clube, referência na prática do esporte e…

Tokio Marine patrocina pela primeira vez feira do mercado Pet
Tokio Marine
29 Vizualizações
Tokio Marine
29 Vizualizações

Tokio Marine patrocina pela primeira vez feira do mercado Pet

Publicação - 19 de abril de 2024

Entre os dias 23 e 25 de abril, a Tokio Marine apresentará aos visitantes da Feira SuperPet, em Campinas (SP), produtos para atender sob demanda empresários de…

Proteção é acessível e garante ampla gama de benefícios
Seguro de Vida
36 Vizualizações
Seguro de Vida
36 Vizualizações

Proteção é acessível e garante ampla gama de benefícios

Publicação - 19 de abril de 2024

Segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), o mercado segurador brasileiro registrou um aumento de 12,3% na procura pelo Seguro de Vida, entre janeiro e outubro…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin