00:00:00
14 Sep

Primeira live do ano do CCS-RJ debate reajustes anuais dos planos de saúde

7 de fevereiro de 2022
545 Visualizações

O assunto da primeira live do Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ) neste 2022 foi: “Mercado de Seguro Saúde: Reajustes anuais, qual é o papel do corretor?” Mediada pelo coordenador da Comissão de Saúde e Odonto do CCS-RJ, Paulo Machado e pelo Diretor financeiro do Clube, Marco Aurélio Marques, o debate contou com a participação muito especial do Coordenador do MBA de Saúde Suplementar e de Seguros da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Sérgio Ricardo, que já disparou em sua primeira intervenção: “O tema dos reajustes nesta área não é um assunto simples, nem pouco complexo.”

Além das dificuldades inerentes ao próprio setor, Sérgio Ricardo destacou que “a incapacidade de organizar nossa economia e política” é um dos motivos que levam à complexidade em chegar a um reajuste dos planos de saúde que seja factível a todos. “Estamos com a taxa de juros (Selic) em 10,75%, quando já foi de 2,5% no governo passado, no período Temer”, ressaltou ele.

“A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) define o reajuste anual fazendo um comparativo: pega todas as despesas dos planos individuais, todas as das pequenas e médias empresas (PMEs) e as dos planos empresariais, e chega a um número. Isso é parte da conta para o reajuste. E também é preciso levar em conta a capacidade de pagamento, tanto das empresas, como da pessoa física”, explicou Sérgio Ricardo.

Marco Aurélio Marques concordou com a análise do coordenador da UCP, afirmando que “este é um dos ramos da indústria do seguro que tem um pós-venda super trabalhoso e difícil”. O diretor do CCS-RJ fez um complemento e um alerta: “Muitos corretores acabam se tornando meros ‘vendedores de planos’, só preocupados em efetivar o negócio, e deixam o cliente à mercê dos 0800 da vida, sem apoio técnico, nem operacional. Isso tanto em relação a um usuário pessoa física, como às pequenas e microempresas (PMEs). Então, é muito importante levantar esta bandeira da profissionalização do corretor de seguros.”

Já Paulo Machado, utilizando um exemplo pessoal, ponderou sobre as inovações que as operadoras de saúde vêm realizando com o objetivo de diminuir a sinistralidade.” Há cerca de três anos, sofri um infarto. Mas era algo já esperado, pois meu clínico, graças a um exame, já havia me alertado sobre uma placa numa artéria. E eu corri para o hospital quando comecei a me sentir mal – colocaram um stent em mim, quando eu ainda estava infartando”, contou o coordenador do CCS-RJ. “Então, depois desse episódio, a seguradora me inseriu num plano de acompanhamento, onde eu faço exercícios numa academia, acompanhado por um médico e um nutricionista. E a seguradora me liga a cada dois meses para saber se estou fazendo todos os exames. A partir daí, minhas taxas de saúde melhoraram muito”, complementou Machado.

Ao finalizar a primeira live de 2022, o presidente do CCS-RJ, Luiz Mário Rutowitsch, destacou que a relevância e pertinência das informações fornecidas pelos especialistas provocaram uma grande quantidade de perguntas no chat, “abrindo espaço para novas lives sobre o tema”. O líder do CCS-RJ convidou os corretores a se inscreveram no canal do CCS-RJ “porque muitas novidades virão”.

Assista à live na íntegra no Canal do CCS-RJ no YouTube

VTN Comunicação

Legenda da foto: No sentido horário, o coordenador de Saúde, Paulo Machado, o diretor-financeiro, Marco Aurélio Marques, e o presidente do CCS-RJ, Luiz Mário Rutowitsch, que receberam o professor da Universidade Católica de Petrópolis, Sérgio Ricardo.

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
102 Vizualizações
Aon plc
102 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
97 Vizualizações
CNseg
97 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
92 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
92 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin