Como era esperado pelo mercado financeiro, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), anunciou no início da noite de ontem a elevação da taxa básica de juros de 5,25% para 6,25%. A alta era esperada e já havia sido sinalizada pelo presidente do BC Roberto Campos Neto.
Segundo o diretor de Investimentos da MAG Investimentos, a fala de Campos Neto logo após a divulgação do IPC-A, super acima da meta, quando o mercado começou a precificar uma aceleração de aumento de taxa de juros e precificar a Selic, chegando quase a 9%, ele mencionou que o Banco Central tinha e pretendia cumprir o plano de voo sem se guiar por eventos de alta frequência. Com isso, ficou claro que o comunicado reflete o plano de voo que estava sendo buscado pelo governo, ou seja, 1 ponto percentual de aumento, algo que não deve repercutir na curva curta de juros e, também sem impacto no câmbio. “Ao que tudo indica, essa política se manterá no próximo anúncio”, reforça Pires.
Na avaliação da estrategista-chefe da MAG Investimentos, Patrícia Pereira, uma taxa mais contracionista, ou seja, com o objetivo de controlar a inflação e a circulação de moeda, o Banco Central ganhou credibilidade por manter o que o mercado já vinha sinalizando. Além disso, ao que tudo indica, essa política se manterá no próximo anúncio. “A renda fixa vai ser o elemento essencial neste cenário, com maior atratividade”, pontua Patrícia.
JeffreyGroup
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

