A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD – Lei nº 13.709/2018) já está em vigor no Brasil desde setembro do ano passado, e as sanções administrativas previstas já poderão ser aplicadas pela Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) desde o início deste mês. Com uma série de medidas para proteger os dados e a privacidade dos cidadãos, a LGPD obriga empresas e órgãos públicos a adotarem medidas em conformidade com a nova lei.
“Os corretores de seguros, que transacionam informações diversas de seus prospects e clientes segurados, precisam estar atentos às adequações”, alerta o presidente da União dos Corretores de Seguros (UCS), Arno Buchli Junior. O descumprimento da LGPD pode render multa de até 2% do faturamento, com valor máximo de R$ 50 milhões.
Para oferecer orientações sobre o tema, a UCS realiza no dia 24 de agosto, próxima terça-feira, a partir das 19 horas, seu 7º Trocando Ideias de 2021, com o tema: “LGPD e o impacto para os Corretores de Seguros”. Três especialistas irão esclarecer todas as dúvidas dos corretores de seguros associados: Helena Lima, sócia proprietária da Multisites Soluções Web; Rafael Sciancalepre, diretor da Admseg Informática; e Sergio Woisky, sócio da Comp9, consultoria especializada em LGPD.
“Ao contrário do que muitos pensam, a LGPD não é uma lei para limitar nosso trabalho. A adequação à LGPD é de fato uma demonstração pública de comprometimento com a segurança e integridade dos dados dos nossos clientes, colaboradores e parceiros”, afirma Helena Lima. “Se você ainda não está com sua corretora adequada à LGPD, você não pode perder o Trocando Ideias da próxima semana. Esperamos você!”, convida.
Sergio Woisky reforça que a LGPD muda a forma como as empresas tratam os dados das pessoas físicas. “É um tema extenso e complexo, vamos abordá-lo com uma linguagem simples e apresentando exemplos voltados aos corretores de seguros. Antes de iniciar o processo de adequação é importante entender os impactos e os riscos para as empresas”, afirma.
Com atuação focada no mercado de seguros, Rafael Sciancalepre explica que o corretor tem que estar atento à importância de como se proteger de possíveis punições por não ter providenciado segurança de dados sensíveis. “O corretor precisa saber quais recursos usados para proteção dos dados de clientes e se as empresas parceiras estão aptas no processo de segurança exigidos”, diz.
Corretor de seguros, participe! A UCS atua para colaborar com a proteção e o desenvolvimento da categoria!
Link para participação: https://us02web.zoom.us/j/87028444537
Ruco Comunicação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…