00:00:00
24 Feb

Open – mania ou utilidade?

22 de abril de 2021
342 Visualizações

O termo “open” – abrir, em inglês – já está sendo incorporado ao nosso vernáculo e desde o século passado tem significado positivo.

Foi assim com a abertura das economias à concorrência, das mentes às diversidades. Abrir-se para novas formas de pensar o social, cultural, o gênero, e tantas outras que, mais recentemente, tratoram os feudos ainda existentes.

Quando falamos de sistema financeiro aberto, ou seja, onde as informações sobre os clientes e suas transações estão conectadas e podem ser compartilhadas, pensamos logo em open banking. Este ambiente aberto pode ser replicado para outros setores e assim chegamos ao nosso tema, o mercado de seguros.

No nosso mercado, assistimos à era do open insurance, uma abertura que não é uma panaceia, mas um ecossistema em progresso. É baseado em um tripé. Ele promete ‘open’ as transações entre os regulados e o regulador (aqui no Brasil, o SRO). Promete ‘open’ as transações realizadas entre clientes e seguradoras (o que aqui chamamos estritamente de open insurance). E compreende também ‘open’ as transações entre as próprias seguradoras (hoje, os sistemas de dados compartilhados na CNseg).

É inegável que essas aberturas podem criar oportunidades de negócios e transformar o modo pelo qual produtos e serviços são escolhidos pelo público e oferecidos pelas empresas.

Essas “open” estão no radar da Europa só a partir de 2023. Com a cautela característica deles, europeus. Aqui, no Brasil, saímos na frente e a parte SRO já começou a rodar. Também está havendo incremento do compartilhamento de dados entre as seguradoras. O open insurance ainda não está regulamentado, mas é desejo da Susep iniciar sua implementação em dezembro de 2021.

Para que tudo funcione a contento, temos muito o que aprender uns com os outros. As trocas de experiências internacionais sempre fazem bem. E evitam repetição de erros.

A resposta? Não é mania. É uma utilidade que beneficia a todos. Vamos nessa, trocando informações sobre a melhor maneira de “open”.

*Marcio Coriolano – Presidente da Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg

Assessoria de Imprensa da CNseg

You may be interested

Allianz Seguros nomeia diretora Regional Sul
Allianz Seguros
38 Vizualizações
Allianz Seguros
38 Vizualizações

Allianz Seguros nomeia diretora Regional Sul

Publicação - 24 de fevereiro de 2025

Cleide Camilotto (foto) assume hoje, 24, como diretora Comercial Regional Sul da Allianz Seguros. A executiva será responsável pelo desenvolvimento de negócios nos estados do Paraná, Santa Catarina…

AXA no Brasil dá dicas para um Carnaval seguro
Axa no Brasil
29 Vizualizações
Axa no Brasil
29 Vizualizações

AXA no Brasil dá dicas para um Carnaval seguro

Publicação - 24 de fevereiro de 2025

O Carnaval, um dos feriados mais aguardados do ano, está chegando. Seja em viagens, blocos de rua, bailes ou na praia, as opções de diversão são inúmeras.…

Minsait firma parceria com Governo do Amapá
Interesse Público
43 Vizualizações
Interesse Público
43 Vizualizações

Minsait firma parceria com Governo do Amapá

Publicação - 24 de fevereiro de 2025

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AP), firmou uma importante parceria com a Minsait, empresa de transformação digital e TI do…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin