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23 Feb

Realizações da CNseg, desde 1951, propiciaram a expansão dos seguros no País

O início dos anos 50 foi o prenúncio da chamada era desenvolvimentista caracterizada por grandes transformações políticas e econômicas no Brasil. A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) surgiu em meio a essa atmosfera, em 1951, quando Getúlio Vargas assume seu segundo mandato como o 17º presidente da República. A CNseg, na época, era estruturada como federação (Fenaseg). São, portanto, sete décadas de atuação vigorosa em prol do avanço do setor. Para marcar a data, a entidade criou um selo comemorativo dos 70 anos de sua fundação. O selo está presente no portal da entidade (cnseg.org.br), bem como em suas publicações, assinatura de e-mails e documentos da entidade.
O compromisso com a disseminação de conceitos essenciais sobre seguros é parte integrante e indissociável de sua história. “Tudo que é importante deve ter seguro”, dizia a campanha que circulou em todo o País nos anos 70. As peças traziam fatos que tiveram ampla repercussão mundial, como a agressão à Pietà, em 21 de maio de 1972.
Vinte anos depois, até a edição da “Carta de Brasília”, em 1992, a luta da entidade centrou-se na desregulação, desestatização e desburocratização. Essa luta continuou ainda por algum tempo. A década de 90 foi numerosa em acontecimentos que marcaram a história do próprio setor. Em 1998, o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) foi transformado em sociedade anônima e passou a chamar-se IRB Brasil Resseguros. O segmento de saúde suplementar finalmente foi regulamentado, com a Lei 9656/98 e a posterior criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pela Lei 9961 de 28 de janeiro de 2000.

Educação em seguros

O crescimento expressivo dos prêmios e das reservas facilitou o caminho para os anos 2000. A trajetória da entidade marcada pelo compromisso com a difusão da cultura do seguro no Brasil consolidou-se com o lançamento do Programa de Educação em Seguros, em 2016. O Programa alinha-se à Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) e visa combater a desinformação sobre seguros, fornecendo informações qualificadas que auxiliam o consumidor na tomada de decisões.
O fato é que a entidade participa desde a primeira edição da Semana Nacional de Educação Financeira, realizada em 2014, com o envolvimento de entes públicos e privados. Em 2018, a Rádio CNseg e os livretos da Série Educação em Seguros da confederação conquistaram o Selo Enef, concedido pelo então Comitê Nacional de Educação Financeira – Conef (hoje substituído com formato renovado pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira – FBEF) em reconhecimento aos projetos de educação financeira, previdenciária e securitária gratuitos e abertos, de interesse público e sem finalidade de promoção comercial.

Glossário de Seguros

A CNseg empreende iniciativas no campo da comunicação. Na 6ª Semana Enef, por exemplo, que aconteceu em maio de 2019, a entidade apresentou uma série de entrevistas e palestras com especialistas sobre temas relacionados ao seguro. Mutualismo, seguro automóvel, residencial, saúde suplementar e capitalização foram alguns dos principais tópicos abordados.
Em outubro daquele ano, a confederação lançou o novo Glossário de Seguros, publicação que passou a integrar o Programa de Educação em Seguros, contribuindo para ampliar a compreensão dos principais conceitos do setor e das características de seus produtos. Desde então, a confederação promove várias ações voltadas à difusão de conceitos essenciais da atividade seguradora e ao fortalecimento da noção de prevenção de riscos, em decorrência da pandemia da covid-19. (informações do portal CNseg)

História marcante numa viagem no tempo

Ao longo de 2021, a trajetória da entidade estará evidenciada na série CNseg: 70 anos fazendo história, produzida pelo Centro de Documentação e Memória do Mercado Segurador da CNseg (Cedom), composta por tópicos especiais sobre as ações e iniciativas mais relevantes realizadas ao longo desse período. Os conteúdos da série, a serem publicados mensalmente no site do Cedom (cedom.cnseg.org.br), permitirão aos leitores fazer uma viagem no tempo, conhecer capítulos marcantes do setor de seguros nacional e conferir o papel da entidade na proposição de ideias inovadoras desde sua fundação.
A série relembrará algumas das bandeiras do setor, defendidas pela confederação. Entre as quais, destacam-se: o reconhecimento de sua importância estratégica para o crescimento sustentado da economia nacional, o empenho em disseminar a cultura do seguro e o aprimoramento do relacionamento com os consumidores. Ao longo dessas décadas, a entidade esteve presente em momentos importantes da história do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do País com o fortalecimento do setor segurador nacional.

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