Realizações da CNseg, desde 1951, propiciaram a expansão dos seguros no País
O início dos anos 50 foi o prenúncio da chamada era desenvolvimentista caracterizada por grandes transformações políticas e econômicas no Brasil. A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) surgiu em meio a essa atmosfera, em 1951, quando Getúlio Vargas assume seu segundo mandato como o 17º presidente da República. A CNseg, na época, era estruturada como federação (Fenaseg). São, portanto, sete décadas de atuação vigorosa em prol do avanço do setor. Para marcar a data, a entidade criou um selo comemorativo dos 70 anos de sua fundação. O selo está presente no portal da entidade (cnseg.org.br), bem como em suas publicações, assinatura de e-mails e documentos da entidade.
O compromisso com a disseminação de conceitos essenciais sobre seguros é parte integrante e indissociável de sua história. “Tudo que é importante deve ter seguro”, dizia a campanha que circulou em todo o País nos anos 70. As peças traziam fatos que tiveram ampla repercussão mundial, como a agressão à Pietà, em 21 de maio de 1972.
Vinte anos depois, até a edição da “Carta de Brasília”, em 1992, a luta da entidade centrou-se na desregulação, desestatização e desburocratização. Essa luta continuou ainda por algum tempo. A década de 90 foi numerosa em acontecimentos que marcaram a história do próprio setor. Em 1998, o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) foi transformado em sociedade anônima e passou a chamar-se IRB Brasil Resseguros. O segmento de saúde suplementar finalmente foi regulamentado, com a Lei 9656/98 e a posterior criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pela Lei 9961 de 28 de janeiro de 2000.
Educação em seguros
O crescimento expressivo dos prêmios e das reservas facilitou o caminho para os anos 2000. A trajetória da entidade marcada pelo compromisso com a difusão da cultura do seguro no Brasil consolidou-se com o lançamento do Programa de Educação em Seguros, em 2016. O Programa alinha-se à Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) e visa combater a desinformação sobre seguros, fornecendo informações qualificadas que auxiliam o consumidor na tomada de decisões.
O fato é que a entidade participa desde a primeira edição da Semana Nacional de Educação Financeira, realizada em 2014, com o envolvimento de entes públicos e privados. Em 2018, a Rádio CNseg e os livretos da Série Educação em Seguros da confederação conquistaram o Selo Enef, concedido pelo então Comitê Nacional de Educação Financeira – Conef (hoje substituído com formato renovado pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira – FBEF) em reconhecimento aos projetos de educação financeira, previdenciária e securitária gratuitos e abertos, de interesse público e sem finalidade de promoção comercial.
Glossário de Seguros
A CNseg empreende iniciativas no campo da comunicação. Na 6ª Semana Enef, por exemplo, que aconteceu em maio de 2019, a entidade apresentou uma série de entrevistas e palestras com especialistas sobre temas relacionados ao seguro. Mutualismo, seguro automóvel, residencial, saúde suplementar e capitalização foram alguns dos principais tópicos abordados.
Em outubro daquele ano, a confederação lançou o novo Glossário de Seguros, publicação que passou a integrar o Programa de Educação em Seguros, contribuindo para ampliar a compreensão dos principais conceitos do setor e das características de seus produtos. Desde então, a confederação promove várias ações voltadas à difusão de conceitos essenciais da atividade seguradora e ao fortalecimento da noção de prevenção de riscos, em decorrência da pandemia da covid-19. (informações do portal CNseg)
História marcante numa viagem no tempo
Ao longo de 2021, a trajetória da entidade estará evidenciada na série CNseg: 70 anos fazendo história, produzida pelo Centro de Documentação e Memória do Mercado Segurador da CNseg (Cedom), composta por tópicos especiais sobre as ações e iniciativas mais relevantes realizadas ao longo desse período. Os conteúdos da série, a serem publicados mensalmente no site do Cedom (cedom.cnseg.org.br), permitirão aos leitores fazer uma viagem no tempo, conhecer capítulos marcantes do setor de seguros nacional e conferir o papel da entidade na proposição de ideias inovadoras desde sua fundação.
A série relembrará algumas das bandeiras do setor, defendidas pela confederação. Entre as quais, destacam-se: o reconhecimento de sua importância estratégica para o crescimento sustentado da economia nacional, o empenho em disseminar a cultura do seguro e o aprimoramento do relacionamento com os consumidores. Ao longo dessas décadas, a entidade esteve presente em momentos importantes da história do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do País com o fortalecimento do setor segurador nacional.
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…