Apesar dos avanços, a desigualdade de gênero ainda é algo presente nos dias atuais. De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, globalmente, há uma paridade de gênero de 68%, ou seja, ainda existe uma distância de 32% para que se chegue à equidade entre homens e mulheres. Quando falamos de participação econômica e oportunidades, a distância aumenta para 41% no mundo e cerca de 35% no Brasil.
Pensando nisso, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Reginal Sorocaba, em parceria com o blog A Vida Chama, a Verbo Comunicação, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) e o Seconci-SP Sorocaba, irá realizar no dia 8 de março, das 9h30 às 11h, uma palestra online ministrada pela jornalista e psicanalista Rita Bragatto.
No encontro, será abordado como a mulher moderna sofre pressões nos diversos papeis que exerce na família e na sociedade. O conteúdo será apresentado a partir da própria narrativa de Rita, que após os 40 anos de idade, quebrou paradigmas ao mudar de carreira e de país.
De acordo com Rita, ter uma data como o Dia Internacional da Mulher, que chame a atenção para questões como igualdade, liberdade e representatividade, é vital para que o processo continue avançando.
“A mulher tem uma visão multidirecionada, uma espécie de olhar 360 graus da vida. Desta forma, ela se cobra muito para ser eficiente no trabalho, para ser boa esposa, boa mãe, boa amiga, boa filha, para estar sempre atualizada e ter um corpo perfeito. O mito da ‘mulher maravilha’ ainda é muito forte. É difícil achar o equilíbrio, mas precisamos escrever novas histórias a partir de novos arquétipos. Mais do que nunca precisamos nos unir com amorosidade e compaixão. Precisamos baixar as exigências sobre nós mesmas”, pondera.
Pressões pela pandemia
Segundo a psicanalista, a pandemia e o trabalho remoto trouxeram ganhos e perdas para as mulheres. “Trabalhar de casa pode trazer benefícios para a qualidade de vida, mas é preciso ter cuidado para não cair na cilada de que o home office implique em disponibilidade absoluta. Desde o começo da pandemia, as mulheres sofreram um grande impacto negativo. A ONU Mulheres lançou um alerta mundial advertindo autoridades políticas, sanitárias e organizações sociais sobre a forma como a pandemia da Covid-19 e o isolamento social poderiam afetar as mulheres, tanto pela sobrecarga de trabalho, como pelo aumento dos índices de violência doméstica e a diminuição de acesso a serviços de atendimento”, ressalta Rita.
Para o diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, a importância dessa data não deve ser ficar restrita ao universo feminino. “Os homens precisam compreender a importância de se apoiar as decisões das mulheres, tanto no ambiente profissional quanto pessoal, visando construir uma sociedade onde a igualdade de participação de ambos os gêneros seja uma realidade”, destaca Syllos.
O evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher conta com o apoio da Advocacia Valio e terá a participação do diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, da vice-presidente do Seconci-SP, Maristela Honda e do presidente da ACSO, Sérgio Reze.
A participação é gratuita e aberta ao público em geral. As inscrições podem ser feitas no site do CIESP pelo
link http://www.ciespsorocaba.com.br/agendas/evento.php?id=750.
Após a inscrição, cada participante receberá o link para acessar a palestra que será feita por meio da plataforma Zoom. Outras informações pelo site www.ciespsorocaba.com.br ou pelo telefone (15) 4009-2900.
Serviço:
O que: Palestra online Dia Internacional da Mulher
Data: 08 de março (segunda-feira), das 9h30 às 11h
Onde: Plataforma Zoom
Inscrições: http://www.ciespsorocaba.com.br/agendas/evento.php?id=750.
Informações: (15) 4009-2900 | cursos@ciespsorocaba.com.br
VPO
You may be interested
Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Publicação - 21 de novembro de 2024Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…
MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
Publicação - 21 de novembro de 2024A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…
Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Publicação - 21 de novembro de 2024A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…