Comentário Econômico, programa da GRTV, tem por objetivo principal fazer uma análise contábil dos dados das seguradoras. Em sua 1ª edição, trouxe uma análise mensal da produção de veículos, o Índice de Confiança na indústria (ICI) e o lucro das seguradoras. Apresentado pelo jornalista especializado em seguros, Paulo Alexandre, o programa tem como comentarista o Consultor Econômico, Francisco Galiza.
“A produção de veículos é muito importante para o mercado segurador brasileiro. Entre os anos de 2019 e 2020, ela sofreu uma queda de 32% devido à crise econômica que se desencadeou”, afirmou o consultor.
Para 2021, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) prevê um crescimento de 25% em relação a base do ano passando, chegando a um patamar próximo de 2,5 milhões. “Se atingir esse resultado ele ainda não irá recupera o nível de 2019, mas já representa uma melhora importante e um fato bastante relevante para o mercado de seguros”, explicou.
A retomada, ainda que gradual, da produção de automóveis, impacta diretamente no aumento da confiança na indústria. Segundo Galiza, atualmente o Índice de Confiança na indústria (ICI) está em torno de 115 pontos. A expectativa é que esse nível se eleve nos próximos seis meses.
Em relação ao lucro das seguradoras, o consultor afirma que o lucro líquido agregado vai situar em torno de R$ 18 bilhões. Uma queda em relação ao ano de 2019, que fechou com R$ 22 bilhões. “Mas é um número esperado se levamos em consideração o ano atípico e turbulento que tivemos no que diz respeito à economia. A expectativa para 2021 é de que haja uma reversão, que haja uma melhora tímida, mas, ainda assim, uma melhora”, concluiu.
Confira a entrevista na íntegra:
Oficina do Texto
You may be interested
Kovr Seguradora participa de palestra no ITC Vegas 2024
Publicação - 24 de setembro de 2024No dia 16 de outubro, Eduardo Viegas, VP de Operações da Kovr Seguradora, participará da palestra “Ecossistemas de seguros integrados: construindo modelos sustentáveis para o crescimento da…
Azos promove campanha sobre seguro de vida
Publicação - 24 de setembro de 2024A Azos, insurtech referência em soluções de seguro de vida, celebra o Mês da Conscientização, iniciativa que surgiu em países da América do Norte para conscientizar a população…
Setembro: Mês de Conscientização sobre o Seguro de Vida
Publicação - 24 de setembro de 2024Com o objetivo de fomentar a conscientização sobre a importância do seguro de vida e seu papel na proteção financeira das famílias, setembro é considerado o Mês…