00:00:00
11 May

Três dicas para ter mais segurança ao home office

26 de janeiro de 2021
87 Visualizações

O ano novo começou com a confirmação de mais dias de isolamento social pela frente e, nesse contexto, algumas tendências estabelecidas em 2020 seguem fortes em 2021. A principal delas é o home office, que, apesar de dividir opiniões, segue sendo uma solução para inúmeras empresas.
Com a possibilidade de passar mais um ano nessa realidade, ou mesmo de manter o sistema de trabalho híbrido, a segurança da casa e dos bens passou a ser uma preocupação a mais para as empresas. De acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), em junho de 2020 a procura por por seguros residenciais aumentou 21% comparado ao mês de maio do mesmo ano, demonstrando, logo no início da pandemia, um crescente interesse na segurança e prevenção de danos no domicílio com a rotina migrada para a casa.
Para Felipe Barranco, CEO e cofundador da Flix, seguradora digital com foco na venda de seguros e assistências residenciais, a solução para o problema é simples, mas demanda uma atenção especial das companhias. “É evidente que a pandemia trouxe inúmeros desafios para o mercado como um todo, mas, agora que sabemos que essa realidade será ainda mais duradoura, é o momento de pensarmos no que deu certo e em pontos que precisam ser aprimorados, a fim de gerirmos os impactos de 2020 e garantir a segurança dos colaboradores , comenta Barranco.
Pensando nisso, o especialista separou três dicas para planejar um ano com menos imprevistos financeiros e garantindo mais suporte para os colaboradores que precisam fazer da casa seu escritório. Confira:

1. Encare a casa do seu colaborador como extensão da sua empresa
Quando o isolamento social começou, muitas empresas tiveram que se adaptar rapidamente ao home office e, com isso, muitos colaboradores viram a necessidade de adequar suas casas para suprir a estrutura que tinham no escritório. Depois de quase um ano, é importante que as empresas passem a entender como auxiliar nessa extensão e estruturar soluções que atendam essa nova realidade.
Uma alternativa é olhar além de dinâmicas para fazer com que a rotina seja mais leve, compreendendo inclusive os benefícios oferecidos aos colaboradores e suportes que auxiliam no trabalho remoto. “Muitas empresas decidiram por não dar continuidade ao vale transporte e ao vale refeição, uma vez que não é mais necessário pegar ônibus e metrô ou almoçar em restaurantes, outras mantiveram a ajuda de custo com a alimentação e optaram por pagar parte da internet e energia, mas poucas foram as que pensaram no seguro como alternativa aos imprevistos. Afinal, se acontece um acidente com o computador da empresa ou ele gera um problema na casa do colaborador, quem é o responsável pelo conserto?” , explica Barranco.
A Flix, por exemplo, estruturou uma série de assistências denominadas “help desk”, que visam oferecer suporte para itens terceirizados, evitando o prejuízo de ambas as partes em casos de acidentes ou danos aos materiais.
Os serviços incluem configuração de e-mail, consultoria para melhoria do computador, suporte à softwares, sistema operacional, otimização e reparo do computador, hardware, suporte ao usuário, VPN e FTP, servidor, smartphones e tablets, smartwatches, sistema operacional, assistência para equipamentos periféricos, smart TV e até video games.

2. Incentive uma rotina de trabalho que não consuma a sua equipe
Trabalhar em casa proporciona menos tempo no trânsito e, por consequência, mais tempo para atividades pessoais. Pelo menos, era este o discurso no início do isolamento social. Com o passar dos meses, foi comum ver temas relacionados a burnout ganharem relevância e levantar novas discussões sobre a produtividade em casa.
Mesmo com a incerteza de uma retomada rápida e com bons resultados, manter o time motivado e engajado é primordial para um trabalho mais estratégico. Nesse cenário, é interessante entender como foi o ano dos colaboradores, quais eram as suas maiores preocupações e como esse momento impactou a rotina deles e, a partir disso, montar uma ação para minimizar danos à saúde física e mental, além de incentivar o desenvolvimento do trabalho de forma mais leve.

3. Faça uma análise dos desafios de 2020 e aplique soluções para não repetir os problemas
Um bom primeiro passo para pensar nas metas, levando em consideração o momento, é analisar o impacto da pandemia e isolamento social para o seu negócio. O home office funcionou? Se não funcionou, como melhorar esse cenário com a continuidade do modelo? Como foi o desempenho do seu time trabalhando de casa? Tem algo que a empresa pode fazer para ajudar no engajamento e desenvolvimento dos profissionais?
“Com quase um ano de experiência, é possível mapear os gaps e propor iniciativas mais assertivas para conquistar os objetivos durante a retomada e, também, se preparar para mais meses como os vividos em 2020”, aconselha Barranco.

VCRP Brasil

You may be interested

Corretores da Previsul Seguradora vivenciaram dias de muita tecnologia e inovação São Francisco, nos Estados Unidos
Previsul
6112 Vizualizações
Previsul
6112 Vizualizações

Corretores da Previsul Seguradora vivenciaram dias de muita tecnologia e inovação São Francisco, nos Estados Unidos

Publicação - 24 de maio de 2019

A viagem foi a premiação final da Campanha Sou + Previsul de 2018 Dez corretores da Previsul Seguradora tiveram uma experiência com muita inovação e tecnologia na…

O inimigo invisível
Escola de Negócios e Seguros
28 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
28 Vizualizações

O inimigo invisível

Publicação - 10 de maio de 2021

Uma das mudanças de comportamento mais significativas que a pandemia da Covid-19 tem nos imputado é a aceleração vigorosa do processo de digitalização em todo o mundo.…

MAG  é referência no pagamento de comissões aos corretores
MAG Seguros
25 Vizualizações
MAG Seguros
25 Vizualizações

MAG é referência no pagamento de comissões aos corretores

Publicação - 10 de maio de 2021

A MAG Seguros, seguradora especializada em vida e previdência com 186 anos de atuação, acaba de lançar uma novidade para os corretores parceiros da companhia em relação…

Susep divulga Síntese Mensal com dados do setor em março
Susep
28 Vizualizações
Susep
28 Vizualizações

Susep divulga Síntese Mensal com dados do setor em março

Publicação - 10 de maio de 2021

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgou hoje a Síntese Mensal dos principais dados relativos ao desempenho do setor de seguros até março de 2021. As informações…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin