O que esperar dos próximos anos, quando 2020 trouxe um cenário inusitado de pandemia que impactou não só o sistema de saúde mundial, mas também economia e as mais pessimistas das previsões? Para discutir tendências em inovações e como inserir a gestão de riscos a fim de evitar surpresas impensáveis, a série de podcasts Negócio Seguro AIG Play traz uma faixa bônus com convidados especiais que passam o dia a dia pensando no futuro: Beia Carvalho, palestrante futurista e fundadora do think tank Five Years From Now, e Ricardo Penzin, diretor da Hyperloop TT para o Brasil e América Latina. Para acompanhá-los na conversa, Fabio Protasio Oliveira, CEO da AIG, Gustavo Camussi, Especialista em Marketing Digital e Redes Sociais da empresa.
Segundo a consultoria global de marcas Interbrand, apenas nos últimos 10 anos, a sociedade pôde experimentar o equivalente aos avanços dos 20 mil anos anteriores. E as possibilidades são infinitas! Um exemplo é o case da Hyperloop, apresentado pelo executivo da empresa, neste podcast. Idealizado para revolucionar o mercado de infraestrutura e mobilidade, o Hyperloop nasceu de um processo de inovação aberta a partir de uma iniciativa do empresário Elon Musk. A proposta é ter uma equipe não de funcionários, mas de “contribuidores” espalhados pelo mundo todo para viabilizar um novo modal de transporte. “Estamos falando de um sistema de transporte que se locomove a uma velocidade máxima de 1.200km/h, sem usar nenhum combustível fóssil, sem poluir. Uma viagem do Rio a São Paulo, por exemplo, duraria 20 minutos”, explica Ricardo Penzin.
Preocupação com o meio ambiente, relações de trabalho mais independentes e novas ideias para pensar a sociedade de forma mais igualitária e com qualidade de vida são assuntos recorrentes e que pautam empresas disruptivas como a Hyperloop. Mas, segundo Beia Carvalho, eram temas ainda discutidos em fóruns mais restritos, o que deve mudar após este ano de 2020. “Nós vivemos as duas primeiras décadas do século XXI ainda com a mentalidade do século XX. Precisou vir uma situação de saúde e evitar contaminações para que recursos como ‘deliveries’, reuniões à distância e trabalho de casa se tornassem uma realidade mais generalizada. Em nível mundial, conseguimos que muito mais empresas e indivíduos se familiarizassem com a tecnologia. Estamos mais bem preparados para os desafios e novidades que virão na nova década 21-30”, opina Beia.
Em complemento a essa análise, Fabio Oliveira, líder da AIG no Brasil, reforça a importância da busca do conhecimento para estar atualizado e acompanhando as tendências, e também analisa o setor de Seguros e Gestão de Riscos frente às novidades que estão por vir. “Como as seguradoras, que avaliam os riscos e precificam os riscos, podem contribuir para estimular a disrupção? Elas podem ser importantes aliadas ao identificar riscos e serem parceiras desde o início da ideia, numa fase pré-operacional, ainda como startups”, afirmou o executivo.
Confira a íntegra do episódio especial “Os Riscos da Inovação”, faixa bônus da série Negócio Seguro AIG Play nas principais plataformas de streaming, ou diretamente pelo blog Negócio Seguro AIG .
CDI Comunicação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…