Pelo segundo ano consecutivo, a ENS conquistou o Selo Instituição Socialmente Responsável (IES), iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES) que valoriza ações voluntárias e gratuitas realizadas por Instituições de Ensino Superior (IES), nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outras, desenvolvidas ao longo do ano.
O reconhecimento da ENS veio graças à participação na 16ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular da ABMES. Anualmente, desde 2005, a ABMES promove a campanha para que as IES apresentem suas tarefas de voluntariado.
Em 2020, apesar de todos os contratempos provocados pela pandemia da Covid-19, a ENS participou da campanha com a ação interna “ENS leva os ventos do conhecimento”. A Escola investiu na compra de ventiladores que foram doados à Associação Origem, na comunidade de Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ). A Associação Origem oferece atividades de reforço escolar às crianças residentes naquele local e que estiverem cursando o Ensino Fundamental I e II.
A gerente de RH da ENS, Adilia Montenegro, comemorou a obtenção do selo. “Como toda instituição de ensino, temos um relevante papel social a cumprir. Investimos muito em ações de responsabilidade social porque acreditamos que elas realmente fazem a diferença na vida de pessoas desassistidas. Ficamos muito honrados com a conquista do selo da ABMES pelo segundo ano seguido”, declarou a executiva.
Outras campanhas
Ao longo deste ano, outras campanhas internas de responsabilidade social, que tiveram apoio maciço dos colaboradores, foram realizadas pela ENS. A ação “Família ENS apoia Famílias de Manguinhos!”, feita durante o período de quarentena e isolamento social, arrecadou valores em dinheiro para doação de cestas básicas às famílias da comunidade de Manguinhos. Em outubro, a Escola também fez doação em dinheiro ao HemoRio, em virtude do Dia das Crianças, para compra de presentes e brinquedos aos menores assistidos por aquela instituição.
Também em outubro, motivados pela campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa, a ENS arrecadou latas de leite em pó que foram distribuídas ao INCAvoluntário. A mesma ação foi repetida no mês de novembro, em virtude do Novembro Azul, campanha de prevenção ao câncer de próstata.
Neste mês de dezembro, a tradicional iniciativa de “Apadrinhamento de Natal” arrecada presentes e material escolar entre os funcionários da ENS, para doação às crianças assistidas pelo Hemorio.
A Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular da ABMES organiza, anualmente, uma mostra das ações realizadas pelas instituições, a fim de conferir maior visibilidade ao ensino superior particular e sensibilizar as IES e os parceiros para participarem das ações. Também é uma forma de disponibilizar para toda a sociedade informações sobre as ações sociais das instituições, abrir espaços para debates sobre temas de interesse das instituições de ensino superior e a comunidade, com a participação de professores, alunos, funcionários e dos diferentes órgãos da sociedade organizada, além de fortalecer as parcerias entre as IES e a sociedade. Nesta edição, devido à pandemia, não foi definida uma data específica para a realização da mostra das atividades.
A ABMES incentiva que as instituições de ensino superior continuem realizando as ações de responsabilidade social, porém, com adaptações exigidas pelo momento pelo qual o mundo está passando, como a que a ENS se propôs a fazer.
Coordenadoria de Comunicação Social
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…