00:00:00
20 Apr

Presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, faz uma retrospectiva de suas duas gestões

O grande papel das lideranças é conduzir aqueles que são seus representados aos caminhos menos tortuosos, permitindo enfretamento aos desafios, e levá-los a um ambiente seguro onde podem se desenvolver e consolidar. “No Sincor-SP estamos fazendo um trabalho que surgiu muito antes da pandemia e foi o que possibilitou termos nos adaptado tão bem a esse cenário, empunhando a bandeira do empreendedorismo”, informa o presidente da entidade, Alexandre Camillo.
Camillo faz uma retrospectiva de iniciativas realizadas desde que foi empossado para sua primeira gestão, em maio de 2014. “De início tivemos que dar ao Sincor-SP uma nova orientação, pois encontramos a entidade com dificuldades financeiras e administrativas. Paralelamente, oferecemos nova orientação para o corretor ao empunharmos a bandeira do empreendedorismo”.
Já no primeiro ano de gestão foram criados os Encontros dos Corretores de Seguros Empreendedores e os Encontros das ARs Empreendedoras (para os que atuam como Autoridades de Registro de certificação digital), levados à realidade do corretor, fazendo-o entender que, seja autônomo ou dono de uma empresa estabelecida, ele é um empreendedor e que empreender é a única salvaguarda para continuar avançando.
Camillo sempre defendeu a importância da aproximação política e busca por maior representatividade. Logo no início da gestão, a diretoria do Sincor-SP se engajou na luta pelo enquadramento do corretor no Simples Nacional, promovida especialmente pela Fenacor e seu presidente Armando Vergilio.
Neste primeiro ano foi criado o programa ‘Governo Itinerante’, com visitas do presidente do Sincor-SP acompanhado dos respectivos diretores regionais, aos prefeitos e políticos de diversos municípios. “A iniciativa busca fomentar o desenvolvimento do nosso setor nas mais diversas regiões do Estado, aproximação da nossa entidade com órgãos públicos e privados, como prefeituras, câmaras municipais, associações comerciais, e também promovendo o empoderamento das nossas lideranças locais, com visitação a rádios, jornais e emissoras de TV locais. Uma ação de muito sucesso”. Outra inovação foi o Dia de Presidente, quando cada diretor regional passa um dia inteiro com Camillo cumprindo agenda e compartilhando experiências das lideranças – “um aprendizado mútuo”.
Ainda em 2014 foi realizada uma grande edição do Conec – Congresso dos Corretores de Seguros, reunindo mais de 6,5 mil participantes, e com a presença do então governador do Estado, Geraldo Alckmin. “Foi o primeiro Conec sob nossa gestão, tivemos curtíssimo prazo de tempo para preparo e o evento foi considerado fantástico”, recorda. Neste evento foi lançada a TV Sincor, que seguiu se desenvolvendo e hoje tem em sua programação vários quadros para levar informação ao corretor de seguros, ressalta Camillo. Fechando o ano, o Sincor-SP, por meio da Unisincor, estabeleceu parceria com o Sebrae-SP para ajudar os corretores a abrirem e desenvolverem uma empresa e que depois apresentou um curso ‘Trilha do Empreendedor’ específico para a categoria.
Novo ato de ousadia foi apresentado no início de 2016: o primeiro e único cruzeiro para os corretores de seguros. “O Cruzeiro da Família Sincor-SP substituiu a comemoração do Dia da Mulher, e foi não apenas um momento de lazer, mas também capacitação: no meio do oceano nós promovemos palestras motivacionais e de capacitação”, diz Camillo.
Neste mesmo ano, em parceria com o Sindseg SP, Sindicato das Seguradoras de SP, os corretores de seguros do Sincor-SP se uniram para falar sobre segurança na ação “Maio Amarelo”. E neste mesmo mês foi apresentada uma rica exposição que contou a história da profissão de corretor de seguros a mais de 12 mil pessoas em 17 regiões do estado.
Camillo recuperou o programa “Corretor de Seguros Agente do Bem-Estar Social”, que era um projeto seu quando iniciou atuação no Sincor-SP, em 2005, como diretor social. E também criou o “Dia do Bem”, que beneficiou diversas entidades.
O 17º Conec, em 2016, reuniu cerca de 6,6 mil profissionais, inovando ao trazer ambientes personalizados, interação com o público pelo celular, refeições em formato de food trucks, emissão de carteiras de associado e divulgação da categoria como o caminho eficaz da distribuição de seguros no País.
O Sincor-SP incluiu em seu calendário anual a partir de 2017 o Encontro de Lideranças da Corretagem de Seguros para discutir as transformações do setor. Também foi realizado o encontro Oficinas de Empreendedorismo, reunindo 1,2 mil corretores no Club Med Lake Paradise, e foi criado o Fórum de Oportunidades, percorrendo as Regionais do Sincor-SP, descentralizando os grandes eventos e fazendo apresentações por todo o Estado.
Em 2018, a chapa liderada por Alexandre Camillo foi a única a se apresentar para as eleições 2018-2021, fato inédito nos últimos 25 anos. “Fomos reeleitos por aclamação, bem como todos os diretores regionais, prova de que estávamos seguindo no caminho certo”, destaca. Na mesma época, Camillo foi alçado à condição de vice-presidente da Fenacor.
Ainda em 2018 Camillo esteve à frente de um movimento político, quando se candidatou a deputado estadual buscando ampliar a representatividade do corretor.
Neste período, o 18º Conec, o maior de todos os tempos, contou com a participação de 9.610 congressistas em três dias de evento, além de reunir 50 empresas na Exposeg, apresentar uma grade de palestras com temas de impacto para a categoria e contar com uma estrutura diferenciada. “Em 2018, mesmo trabalhando na campanha partidária, tivemos a ousadia de reinventar o Conec, mudamos para novo local e tendo nosso vice-presidente Boris Ber, como presidente interino, realizamos o maior Conec de todos os tempos”.

Ações visionárias

Em 2018 o Sincor-SP criou a Central de Relacionamento, com o objetivo de solucionar situações diversas da categoria, melhorando os procedimentos internos e trazendo agilidade nas respostas. Em 2019, as Regionais começaram a ser reestruturadas para garantir maior eficiência nas operações do Sincor-SP e o atendimento em algumas localidades passou a ser online. Em 2018 foi inaugurada a CâmaraSIN, uma câmara de mediação e conciliação especializada em seguros.
A Unisincor fechou parceria com a Conhecer Seguros para oferecer cursos EAD e contar com profissionais dos mais diversos ramos de seguros e negócios. Em janeiro de 2019 o presidente do Sincor-SP estreou o Direto & Reto com Camillo, canal de comunicação, que mensalmente é transmitido ao vivo pela TV Sincor-SP. Tudo isso acabou preparando o Sincor-SP para o “novo normal” com a pandemia do coronavírus, em que agora vemos as empresas se adaptando para o home office, o atendimento remoto, as lives – o que já era realidade no Sincor-SP.
“Começamos no ano passado a transformar nossas diretorias regionais em regionais online, preservando o status do nosso diretor local, a atuação da colaboradora, que passou para o regime de home office já no ano passado, e preservando todo o atendimento, proximidade e ações para o corretor”. Camillo continua: “Neste momento as 30 diretorias regionais do Sincor-SP atuam exclusivamente em regime online”.
“Há alguns anos entendemos que o Sincor-SP tinha que ser o provedor de soluções para o corretor de seguros. Transformamos departamentos em Unidades de Negócios, como a nossa universidade corporativa (Unisincor), a certificação digital (ID Seguro), a nossa cooperativa de crédito (Sicoob Credicor-SP), e criamos a câmara de mediação (CâmaraSIN). Há mais de um ano, antes de imaginar a pandemia, criamos o Sincor Digital, plataforma digital para o corretor ter acesso a tudo o que o Sincor-SP oferece”.
Segundo Camillo, tudo isso permitiu que a entidade, mesmo não tendo mais a receita do imposto sindical nem da parceria para atuação no DPVAT, conseguisse manter a representatividade pelo corretor. “Em 2019 começamos as lutas pela manutenção da Lei 4594, o combate ao artigo da Medida Provisória 905 que desregulamentava a nossa profissão, a luta contra a exposição da remuneração do corretor. Em 2020, as lutas continuaram, somadas aos desafios da pandemia, e a entidade não perdeu musculatura nessa defesa que nunca foi tão exigida”, enfatizou o presidente.
Em 2019, com o tema “Direitos não são permanentes, mas a nossa luta, sim”, o Sincor-SP realizou cerimônia de aniversário de 85 anos na Assembleia Legislativa, com selo e carimbo dos Correios, além de promover encontros especiais nas regionais e documentário. Em ação conjunta à Fenacor e aos Sincors de todo o País, o presidente do Sincor-SP participou de diversas reuniões políticas para lutar pelo retorno da Lei 4594.
O recado final do presidente do Sincor-SP é sobre a importância de os corretores se associarem e participarem de suas entidades representativas. “Os corretores nunca precisaram tanto da atuação de suas entidades representativas, elas nunca foram tão exigidas frente a tantos desafios da profissão, e num momento em que as entidades perderam mais de 50% da sua receita, mas seguem se reinventando e se fazendo presentes para os profissionais”.

You may be interested

Nota de pesar
Luto no Setor
51 Vizualizações
Luto no Setor
51 Vizualizações

Nota de pesar

Publicação - 19 de abril de 2024

Com profundo pesar que comunicamos o falecimento de nosso vice-presidente, Sérgio Casagrande, ocorrido nesta sexta-feira (19/04/24), na cidade de São Paulo.O velório acontecerá amanhã (20/04) das 10h…

Setor segurador apresenta propostas para desastres naturais
CNseg
71 Vizualizações
CNseg
71 Vizualizações

Setor segurador apresenta propostas para desastres naturais

Publicação - 19 de abril de 2024

As mudanças climáticas provocam perdas econômicas cada vez mais assustadoras em todo o mundo e é certo que vão se agravar nos próximos anos. As catástrofes naturais…

Evento marca lançamento da Semana Municipal do Seguro
Sindsegnne
65 Vizualizações
Sindsegnne
65 Vizualizações

Evento marca lançamento da Semana Municipal do Seguro

Publicação - 19 de abril de 2024

Na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, às 18h30, acontece o lançamento oficial da Semana Municipal do Seguro, realizado em sessão solene no plenário Érico Hackradt, na…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin