O assunto da semana que repercutiu nas mídias do mercado – o lançamento do livro “Mulheres no Seguro”, pela editora Leader, no dia 25 de novembro, estimula novos debates na atuação feminina no setor. Simone Vizani, vice-presidente da AMMS – Associação das Mulheres do Mercado de Seguros, sócia da Vizani & Tostes Advogados Associados, especialista em seguros, professora da pós graduação da ENS, nos concedeu uma entrevista exclusiva, a respeito deste tema, abordado na publicação.
Insurance Corp – A pesquisa elaborada pela Escola de Negócios e Seguros (ENS) – em 2018, observou que houve uma ampliação positiva, nos postos femininos no setor. Como você acredita que este índice pode crescer com mais velocidade?
Simone Vizani -Acredito em ações construtivas, como planos de carreira consolidados, com capacitações e programas de mentoria, sem diferenças salariais em razão de gênero. Defendo a criação de um ambiente favorável, onde a mulher possa sentir-se acolhida. Há muitas formas, como por exemplo, a colaboradora gestante precisa ter tranquilidade, contando com uma assistência especial da empresa durante a gravidez. Ela deve ter a certeza de que que sempre fará parte do time. Defendo ainda ações mais inclusivas, como a concessão da licença paternidade estendida, para que os pais possam dividir as responsabilidades em casa. Na sequência, um retorno gradual às atividades, horário flexível e home-office.
IC -O lançamento do livro, foi muito esperado por todas envolvidas no mercado, como você acredita que irá impactar nas empresas?
SV– O livro traz uma diversidade de mulheres. Cada uma apresenta suas experiências, que podem despertar outras histórias. No entanto, na trajetória de cada uma de nós, constatamos muitas semelhanças. As empresas terão a oportunidade de entender melhor o lado feminino. É preciso identificar as barreiras que impedem as mulheres de crescer. Precisamos construir pontes para auxiliar nas políticas internas que ajudarão na conquista de um mundo corporativo mais justo e igualitário.
As histórias podem inspirar e auxiliar na retenção dos talentos femininos, extraindo o melhor das colaboradoras.
IC – A covid-19, afetou todos eventos da indústria, como vocês vão apresentar este livro e qual formato?
SV -Com as limitações dos eventos presenciais, o lançamento será transmitido aos convidados através do YouTube da editora Leader, nesta quinta-feira, 25/11 a partir das 19 h. E na Casa Itaim com a participação presencial de algumas coautoras e outras de forma remota, com todos os protocolos e medidas adotadas de segurança, para a proteção de todas. Os livros já estão disponíveis para vendas virtuais através do site da própria editora, dentre vários outros e fisicamente nas principais livrarias. Quando houver o retorno dos eventos físicos, haverá um novo lançamento, presencial, em uma grande livraria de São Paulo. Cada coautora promoverá o seu próprio lançamento em sua cidade. Algumas empresas do mercado já sinalizaram a aquisição de lotes para presentearem suas colaboradoras. Estão todos convidados!
IC -Simone, com toda sua expertise no setor, qual recomendação você pode destacar, para as mulheres que querem entrar no segmento e principalmente ter uma ascensão triunfante?
SV – Invista em você mesma e no seu autoconhecimento. Pegue seus sonhos e transforme-os em meta, com prazos bem estabelecidos. Prepare-se bastante, capacitando-se sempre mais. Não deixe que barreira alguma afaste você do caminho. Posicione-se em situações de desconforto. Tenha um grupo de amigas para trocar experiências. Acredite muito em você mesma e cuide-se muito bem. Perdoe-se dos erros, que fazem parte de qualquer trajetória e servem de aprendizado. Seja ousada e levante a mão diante de uma oportunidade. Desafie seus medos. Não há lugar que você não possa estar ou chegar.
Vamos ‘contar as horas’ e aguardar dia 25 (quinta-feira), às 19 hs pelo Canal do Youtube ou inscrições no link: https://www.gestaoerh.com.br/pt_br/eventos/7130-lancamento-livro-mulheres-no-seguro. Será realmente o evento do ano, para todas mulheres da indústria de seguros.
Por Márcia Kovacs, Redação Revista Insurance Corp
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…