Com o objetivo de esclarecer o papel e a importância da mediação e da conciliação dentro do mercado de seguros, a Câmara de Mediação e Conciliação Sincor-SP (CâmaraSIN) realizou uma live na última quarta-feira (07/10). A transmissão contou com a participação de advogados especialistas no assunto, que também debateram como o corretor de seguros pode contribuir na solução de conflitos.
Para o presidente da CâmaraSIN e do Sincor-SP, Alexandre Camillo, é preciso ter um melhor entendimento do que trata a mediação e a conciliação, e o quanto são importantes para sanar desentendimentos. “O tema ainda é pouco divulgado, por isso, o entendimento é necessário. As divergências fazem parte do nosso dia a dia, algo normal nas nossas diversas formas de relação. Por isso, trabalhamos para que esses conflitos sejam resolvidos o mais rápido possível. A CâmaraSIN tem o poder de mudar a visão sobre a mediação”, comentou. A coordenadora jurídica da CâmaraSIN, Vivien Lys, ressaltou que a pandemia levou a sociedade brasileira, de uma forma imperativa, a conhecer o assunto. “A mediação na forma online cresceu muito nos últimos meses, resultado de uma crise econômica, advinda da pandemia, que aumentou os conflitos”. Vivien ainda lembrou que o crescimento da mediação como resolução de conflitos é capaz de desafogar o sistema judiciário. “O Poder judiciário está estimulando, cada vez mais, a mediação e isso deve-se graças aos mediadores e ao trabalho que vem sendo realizado pelas câmaras do País”, destacou. O advogado especialista em Direito Securitário e consultor do Sincor-SP, Antonio Penteado Mendonça, comentou sobre a mediação e conciliação no mercado de seguros, explicando que os seguros mais simples podem ser resolvidos na conciliação, já a mediação pode ser usada em conflitos de todos os ramos. “O setor de seguros tem fama de ter altos índices de judicialização, mas não tem. Está entre um dos setores que menos judicializam: são menos de 100 mil ações relacionadas a seguros no País. Isso significa que o mercado funciona”, declarou. A transmissão ainda contou com a participação da presidente da Comissão de Direito Securitário da OAB-SP, Daniela de Matos Silva Rodrigues, que comentou sobre o papel do corretor de seguros nas relações com o consumidor. “A categoria tem posição privilegiada, pois está na ponta da cadeia, com um papel fundamental, não somente durante a fase de contratação, bem como em toda a vigência do contrato. O corretor também tem papel importante na hora do conflito, propondo a melhor solução ao seu cliente”. O diretor financeiro da CâmaraSIN, Edson Fecher, e o diretor secretário, Adevaldo Calegari, que conduziram o evento e a interação com os internautas, também destacaram que a resolução de conflitos por meio da mediação é uma vocação do corretor de seguros. A transmissão completa está disponível no canal da TV Sincor-SP, no YouTube. Assessoria de Imprensa – Sincor-SP |
You may be interested
Icatu apresenta novidades na subscrição digital do Seguro de Vida Individual
Publicação - 22 de novembro de 2024A Icatu Seguros - maior seguradora independente do Brasil com atuação em Seguro de Vida, Previdência Privada e Capitalização - anuncia uma importante evolução em sua jornada…
Loja do Mecânico escolhe 180 seguros para impulsionar vendas de garantia estendida
Publicação - 22 de novembro de 2024A Loja do Mecânico, principal plataforma omnichannel de vendas de máquinas e ferramentas da América Latina, anuncia uma parceria com a 180 Seguros, marcando um importante passo…
Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Publicação - 21 de novembro de 2024Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…