00:00:00
25 Feb

Os impactos da Covid-19 no mercado de seguros

17 de setembro de 2020
410 Visualizações

A pandemia da Covid-19 impactou todos os setores, fato. A forma de trabalhar mudou, as relações comerciais precisaram ser renegociadas, sistemas de contratação sofreram alterações e inúmeras outras questões vieram à tona nos últimos meses. Com o mercado de seguros não foi diferente. As seguradoras viram-se obrigadas a se adaptar rapidamente e enfrentar inúmeros desafios, como os impactos financeiros – assim como ocorreu com a economia mundial -, e a desregulamentação das leis. Novas ações precisaram ser incorporadas de forma imediata nas operações das companhias, tendo o peso das decisões do governo de obrigatoriedade de cobertura para exames, tratamentos e mortes em decorrência do novo coronavírus.

O maior gargalo para um seguro de pandemia é encontrar uma solução viável tanto para o segurado quanto para a seguradora. Os altos investimentos em tecnologia para permitir atendimentos on-line, trabalhos home office – juntamente com o marco regulatório em andamento e a revogação da MP 905 – forçou a atuação digital dos corretores, em prol da população, em especial, neste momento.

Nesse sentido, vale ressaltar o posicionamento da Superintendência de Seguros Privados (Susep) em relação à desregulamentação do setor de saúde, que deve funcionar como um alicerce de crescimento para empresas e grandes segmentos de proteção ao cidadão. Afinal, desregulamentar e desburocratizar o setor, aumentar a competitividade, garantir a segurança jurídica e tornar o seguro um produto simples são os caminhos para a acessibilidade do indivíduo.

O mercado de seguros permanece resiliente neste presente crítico e responde prontamente aos obstáculos impostos pelo coronavírus, acolhendo os riscos decorrentes da pandemia. Diante disso, terão desvio na sinistralidade os seguros de benefícios de saúde suplementar e vida; produtos dos segmentos de danos e responsabilidades; e seguros pessoais.

Encontrar mecanismos eficientes de custeio de toda essa operação é uma necessidade atual. A preocupação com a sociedade é natural, e louvável, mas a balança precisa estar nivelada para todos os lados que sofrem com esse acontecimento inusitado que estamos vivendo. O mercado segurador requer uma nova mentalidade diante da pandemia para não correr o risco de colapsar. O momento é singular para todos: o cidadão, as operadoras e, até mesmo, para os órgãos reguladores.

 AtitudeCom Estratégia em Comunicação

 

You may be interested

Saiba como evitar perrengues nos aeroportos no Carnaval
Interesse Público
12 Vizualizações
Interesse Público
12 Vizualizações

Saiba como evitar perrengues nos aeroportos no Carnaval

Publicação - 25 de fevereiro de 2025

Com o aumento da demanda por viagens no Carnaval, o setor aéreo se prepara para um verdadeiro bloco nos céus. As companhias aéreas disponibilizarão cerca de 2…

Fundación Mapfre completa 50 anos
Fundación Mapfre
17 Vizualizações
Fundación Mapfre
17 Vizualizações

Fundación Mapfre completa 50 anos

Publicação - 25 de fevereiro de 2025

Neste ano, a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos criada pela seguradora MAPFRE, completa 50 anos de atuação. Fundada em 1975, a instituição contribui para a melhoria…

‘Com você corretor’ apresenta mudanças na Bradesco Seguros em 2025
Bradesco Seguros
33 Vizualizações
Bradesco Seguros
33 Vizualizações

‘Com você corretor’ apresenta mudanças na Bradesco Seguros em 2025

Publicação - 25 de fevereiro de 2025

O primeiro episódio do videocast 'Com Você Corretor' de 2025 já está no ar! Produzido pela Bradesco Seguros, a nova edição do programa explica o processo de job…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin