00:00:00
29 Apr

Protegendo ativos intangíveis: preparando para uma nova realidade

6 de agosto de 2020
411 Visualizações

Ativos intangíveis são uma parte crescente dos balanços das empresas, já representando até 85% do valor total dos negócios entre os setores, de acordo com estimativas. Com a aceleração dos modelos de negócios digitais, amplificada pelo COVID-19, esse valor agora pode aumentar muito mais, tornando-se um ponto cego importante para empresas que não consideram ativos intangíveis em seus modelos de risco.

O Lloyd’s, o principal mercado especializado em seguros e resseguros do mundo, publicou hoje um relatório em colaboração com a KPMG pedindo às empresas que prestem atenção ao novo cenário de risco que evoluiu sob o COVID-19. Proteção de ativos intangíveis: a preparação para uma nova realidade analisa o valor crescente dos ativos intangíveis e o papel da indústria de seguros em protegê-los.

O COVID-19 interrompeu as cadeias de suprimento globais e levou o mundo à desglobalização. Ele mudou a forma de trabalho, a capacidade de negociação das empresas e o comportamento do consumidor. Também criou um novo contrato social entre empresas e sociedade e acelerou as tendências subjacentes do mercado, como a mudança para forças de trabalho remotas e transações digitais.

O novo relatório analisa como o COVID-19 aumentou a exposição das empresas a novos riscos, muitos dos quais implicam os ativos intangíveis mantidos pelas empresas. Com um exame sem precedentes do comportamento das empresas, as questões de reputação são apenas uma das muitas ameaças à resiliência das empresas durante a pandemia. Novas maneiras de trabalhar também apresentam seus próprios desafios, ampliando a complexidade do gerenciamento da propriedade intelectual e condução de riscos entre a força de trabalho remota. Para que as empresas se mantenham resilientes, de maneira operacional e financeiramente, a conscientização sobre o que são ativos intangíveis e como eles podem ser protegidos é fundamental e deve ser uma parte considerável de sua estratégia de gerenciamento de riscos.

Diante desses desafios ampliados, o mercado do Lloyd’s começou a desenvolver produtos para ajudar as organizações a reduzir sua exposição ao risco. O relatório descreve uma série de exemplos de produtos já disponíveis no mercado em resposta aos riscos à reputação, capital humano e propriedade intelectual. Ele destaca o papel vital que a comunidade seguradora deve desempenhar para ajudar as organizações a gerenciar esses desafios, para que estejam mais bem preparadas para proteger seus ativos.

O Dr. Trevor Maynard, chefe de Inovação do Lloyd’s, disse: “Como uma indústria, precisamos reconhecer que o mundo mudou e se adaptar à sua aparência agora. O COVID-19 mudou o cenário de riscos, expondo as empresas a novos riscos e incentivando as empresas a pensar em como elas agora operam. Embora já exista uma gama de produtos de seguros para ajudar as organizações a gerenciar seus riscos relacionados à reputação, capital humano e propriedade intelectual, é importante que no Lloyd’s trabalhemos em conjunto com o mercado para inovar e criar produtos para ajudar os clientes a mitigar riscos e proteger ameaças futuras.”

Paul Merrey, sócio da KMPG, disse: “À medida que avançamos rapidamente para a nova realidade, está se tornando evidente que a maioria das empresas não está preparada para isso. Os direcionadores do valor corporativo agora são completamente diferentes do que costumavam ser, e isso só foi ampliado pelo COVID-19. Embora os ativos físicos ainda sejam um foco principal, o reconhecimento do que são ativos intangíveis e o quanto eles representam no balanço de uma empresa pode ser um despertar difícil para algumas organizações, mas é crítico. Para permanecer resiliente e competitiva, organizações em todos os setores devem ser proativas em encontrar novas maneiras de aprimorar suas práticas de gerenciamento de riscos para proteger esses ativos, e isso exigirá uma nova maneira de pensar e agir.”

Notas aos editores

1. Este relatório segue o relatório lançado pelo Lloyd’s em 1º de julho: “Supporting global recovery and resilience for customers and economies: the insurance response to COVID-19” e é o primeiro de uma série de líderes de pensamento que analisará as maneiras pelas quais o Lloyd’s e o setor de seguros global podem responder para proteger os clientes contra futuros riscos sistêmicos.

2. Proteção de ativos intangíveis: A preparação para uma nova realidade será lançada no evento InsTech London: “Intangíveis: Reputação, Capital Humano e PI”. Novas soluções para novos riscos no dia 6 de agosto. Matthew Grant, sócio da InsTech London, discutirá os temas do relatório com Trevor Maynard, chefe de inovação do Lloyd’s, Kasper Ulf Nielsen, diretor de estratégia da The RepTrak Company, Paul Merrey, sócio da KPMG e Josephine Saunders, parceiro de aceleração da AXA. XL.

3. O estúdio de Lloyd está disponível para transmissões de TV e rádio

4. Mais notícias e informações disponíveis www.lloyds.com/news-and-risk-insight/risk-reports/library/understanding-risk/lloyds-intangibles

Assessoria de Imprensa LLoyd’s

You may be interested

C6 Bank lança seguro celular
Zurich
183 Vizualizações
Zurich
183 Vizualizações

C6 Bank lança seguro celular

Publicação - 26 de abril de 2024

O C6 Bank acaba de lançar um seguro contra roubo e furto de celular em parceria com a Seguradora Zurich, líder nesse segmento de mercado. O produto também…

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO
MetLife
90 Vizualizações
MetLife
90 Vizualizações

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO

Publicação - 26 de abril de 2024

A MetLife, uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo, esteve presente na 19ª edição do Simpósio dos Planos Odontológicos (SIMPLO), que aconteceu nos dias 25…

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história
TEx
96 Vizualizações
TEx
96 Vizualizações

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história

Publicação - 26 de abril de 2024

Este não é apenas um marco histórico, mas uma chance de compartilhar os bastidores de cada episódio do TExTalk, o podcast que foca em contar as histórias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin